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quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

CONHECENDO MELHOR A NUTRIÇÃO FUNCIONAL!

Mente sã em corpo são é o que mais se busca nos últimos tempos. E quando se trata de saúde a alimentação é fundamental! 

  


No ano de 1991 foi regulamentada uma categoria de alimentos denominada de "Foods for Specified Health Use" (Alimentos Funcionais ou Nutracêuticos). Entre os alimentos funcionais estão os Probióticos e os Prebióticos, vistos como promotores de saúde e que podem estar associados à redução do risco de doenças crônicas degenerativas e não transmissíveis. A associação dos Probióticos com os Prebióticos dá origem a um produto Simbiótico que pode aumentar as chances de crescimento e colonização das bactérias probióticas no organismo humano. Quando comparada à nutrição tradicional,  a funcional é um método um pouco diferente, pois trabalha com a individualidade bioquímica e os efeitos dos alimentos no organismo de cada pessoa.








 VIDA EQUILIBRADA.

 


PROBIÓTICOS: São encontrados em iogurtes e leites fermentados são micro-organismos vivos capazes de melhorar o equilíbrio microbiano intestinal produzindo efeitos benéficos à saúde do individuo. Para que o intestino funcione corretamente e de forma saudável, deve conter cerca de 10 bilhões de bactérias por milímetro quadrado.
Assim o uso de leites fermentados, kefir e iogurtes probióticos fazem bem a saúde, pois auxiliam a colonizar o nosso intestino, que sofre perdas diárias dessas bactérias através do consumo de alimentos industrializados, processados, consumo de álcool, medicamentos e antibióticos.

Os efeitos benéficos dos probióticos à saúde são diversos, pois são considerados “bactérias do bem”. Reduzem colesterol, previnem e tratam da diarreia, melhoram da lactose, aumenta a absorção de cálcio e ferro, assim como de outros minerais, podem ser usados no auxílio ao tratamento de doenças intestinais (síndrome do intestino irritável, diarreias infecciosas, inflamações alérgicas, diarreias causadas por antibióticos), produzem enzimas digestivas, têm ação benéfica na imunidade, anticarcinogênico, produzem substâncias antibióticas para reduzir a atividade de bactérias patogênicas e com isso diminuem a ocorrência de doenças. Para garantir um efeito contínuo, os probióticos devem ser ingeridos diariamente. Sabendo-se que, em média, com 15 dias de consumo diário os efeitos benéficos começam a aparecer.

QUALIDADE DO AZEITE: COMO RECONHECER! 



Tipos de probióticos: iogurtes, queijos, Kefir, e leites fermentados que devem ser usados diariamente. Existem as fórmulas em sachês e cápsulas, que devem ser administradas com orientação médica ou de um nutricionista, que são: Lactobacilos acidófilos, Lactobacilos casei shirota, Bifidobacterium bifidum, Enterococcus Faecium,Lactobacilos para casei.

Os probióticos mais utilizados são: Iogurte, leite cultivado, leite acidófilo, kefir, kumys e coalhada.



PREBIÓTICOS: Estão em alimentos como a cebola, alho, tomate, banana, chicória, batata, yacon, beterraba, aspargos alcachofras, maçã, vegetais folhosos e talos, cereais integrais com aveia, farelo de trigo, cevada, trigo, soja, grão de bico, feijões, ervilha e outros.

São fibras, carboidratos não digeríveis, ou seja, não são digeríveis em qualquer etapa do processo digestivo, logo é resistente a ação de enzimas digestivas. Esse processo estimula a atividade e a proliferação de populações de bactérias desejáveis no cólon.
Efeitos benéficos do prebiótico à saúde: Favorece o aumento de absorção de cálcio, diminuição da translocação bacteriana, diminuição do risco de câncer de cólon. Prebióticos também podem reduzir a absorção de gorduras no intestino.

Devem ser inseridos à dieta diária de todos que buscam saúde e bem estar. De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, elaborado pelo Ministério da Saúde, são recomendados, 25 g de fibras alimentares ao dia para adultos saudáveis.
         


SIMBIÓTICOS: São aqueles no qual um probiótico e um prebiótico estão combinados e contêm ingredientes pré e probióticos, os quais são utilizados para melhorar a saúde. Exemplo de um simbiótico: quando misturamos um iogurte probiótico com um prebiótico, banana e aveia, por exemplo.
       

Os alimentos simbióticos são desenvolvidos, em sua maioria, em laboratórios em forma de suplementos alimentares e o seu consumo deve ser orientado por médico ou nutricionista.

Efeitos benéficos do simbiótico à saúde: Aumentam a sobrevivência dos probióticos durante a passagem pelo trato digestório, pelo fato de seu substrato estar disponível para fermentação.


A verdadeira importância do uso de probióticos, prebióticos e simbióticos:


Esses suplementos, por possuírem verdadeira fonte de saúde,  são de fundamental importância para a saúde humana ao atuarem na produção de vitaminas e disponibilidade de minerais, produzirem enzimas digestivas, aliviarem a intolerância a lactose, reduzirem reações inflamatórias e alérgicas, produzirem barreiras e restaurarem efeitos antagônicos contra diversos tipos de diarreia, melhorarem a motilidade gastrointestinal e proporcionarem alivio da constipação, produzirem um efeito anticarcinogênico no cólon, reduzirem os efeitos do colesterol, produzirem um efeito anti oxidativo e estimularem a melhoria do sistema imune.

Por Cleise Peixoto
Nutricionista

INTOLERÂNCIA A LACTOS. 



Em nosso artigo  "PEÇA-ME TUDO, MENOS QUE EU COZINHE! MINHAS DESVENTURAS COM O FOGÃO!"  falamos sobre a instituição "Banco de Alimentos" cujo trabalho é o de tentar minimizar os efeitos da fome, através do combate ao desperdício de alimentos e promover educação e cidadania. Hoje vamos mostrar para todos vocês o cardápio pra lá de especial, feito a partir de aproveitamento de partes dos alimentos que, em geral, vão parar no lixo!


Acesse aqui e desfrute destas delícias em suas refeições!


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quarta-feira, 23 de novembro de 2016

TEMAS SUPER CRIATIVOS PARA FESTAS INFANTIS!

Contratar pacotes de festas infantis está pela hora da morte!!! Mas como não comemorar com toda "pompa e soberba" o aniversário dos baixinhos

E foi pensando nisto que encontramos estas dicas de temas de aniversário bom, bonito e barato!

As idéias vão do rock ao fundo do mar, passando pelos astros e estrelas com seus foguetes, cafifas, lego, monstrinhos, náutico, aviador e tantos outros com dicas super interessantes! E o mais importante é que muitos destes enfeites e guloseimas podem ser feitos em casa! Sucesso garantido e seus filhos e convidados vão amar!

(Fonte: Pinterest/Catraquinha)

Tema: Náutico

Tema: Monstrinhos

Tema: Aviação
   
Tema:Verão

Tema: Sereias

Tema: Pet

Tema: Circo

Tema: Futebol

Tema: Melancia

Tema: Mágica

Tema: Acampamento

Tema: Dinossauros

Tema: Carros

Tema: Piratas

Tema: Aviação

Tema: Aviador

Tema: Animais da Floresta

Tema: Frida Kahlo

Tema: Aula de Artes

Tema: Pipas

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quarta-feira, 16 de novembro de 2016

DORES ARTICULARES: VEJA OS SINTOMAS!

Dores articulares, vermelhidão e inchaço. Popularmente conhecida como artrose, a osteoartrite é o desgaste nas articulações, ou seja, o início da "velhice articular". É uma doença do sistema musculoesquelético que acomete as articulações, sejam elas periféricas (nas mãos e nos pés), ou nos ossos do corpo (punhos), ombros, quadril, joelhos e coluna. 

Segundo dados do Ministério da Saúde, a artrose atinge 15 milhões de pessoas no Brasil e é a quarta doença que mais reduz a qualidade de vida para cada ano vivido (OMS - Organização Mundial da Saúde).



Normalmente, ela surge em pessoas acima dos 40 anos e é mais comum ainda depois dos 60. Não se trata de uma doença necessariamente dos idosos, já que as pessoas mais jovens também podem tê-la. Abaixo, fatores que aumentam o risco da osteoartrite:

DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE - TDAH: COMO SABER! 


- Idade avançada: o risco de artrose aumenta com a idade
- Sexo: mulheres são mais propensas a desenvolver artrose, embora não seja claro o porquê
- Lesões nas articulações: ferimentos que acontecem na prática de esportes ou em acidentes, por exemplo, podem aumentar o risco de artrose
- Obesidade: carregar mais peso corporal coloca pressão adicional sobre as articulações que suportam o peso, como o joelho
- Certas profissões: se o seu trabalho inclui tarefas que envolvem esforço repetitivo em um conjunto particular, essa articulação pode, eventualmente, desenvolver artrose. Alguns exemplos são pedreiros ou atletas
- Outras doenças: hipotireoidismo, diabetes, gota ou Doença de Paget do osso podem aumentar o seu risco de desenvolver artrose.

As causas das artroses podem ser hereditárias, com a de mão, por exemplo. Mas elas também podem ser desencadeadas por sobrecarga de peso, como a artrose de joelho. Isso acontece quando a pessoa é obesa ou quando faz exercícios físicos em excesso. Se a qualidade da cartilagem do indivíduo for ruim, ele tem grandes chances de desenvolver a doença.

O exercício físico é um hábito que deve ser adquirido por quem possui artrose e quer conviver de forma tranquila com a doença, principalmente os de baixo impacto, mais indicados para evitar o encurtamento dos músculos e fortalecer as juntas para que não atrofiem. Alguns dos mais recomendados são:

- Alongamento
- Pilates
- Ioga
- Academia Terapêutica
- Hidroterapia
- Hidroginástica

A artrose também pode ser tratada com acupuntura, fisioterapia e medicações contendo o colágeno. 
É importante que a pessoa mantenha o peso ideal para que não haja sobrecarga nas articulações. Praticar exercícios físicos também é essencial para evitar o uso recorrente de anti-inflamatórios e fortalecer essas articulações comprometidas.

O diagnóstico da doença é feito por meio do histórico de dores dos pacientes e também com a ajuda de um simples exame de raio X.

Sentindo algum desses sintomas? Então procure o médico de sua confiança para uma consulta! Caso você sinta dores com queimação e inchaço em uma articulação, principalmente se for mais velho e possuir outro fator de risco para artrose, procure um médico ortopedista. Dentro da ortopedia é muito comum a presença de especialistas em  cada articulação, como joelho, ombro e quadril. Portanto, se o problema for localizado, um especialista poderá ajudar muito. Porém, se as queixas forem em várias articulações, principalmente acometendo mãos e pés, procure um reumatologista, pois as chances de se tratar de um reumatismo são maiores.
SAIBA TAMBÉM: INFECÇÃO URINÁRIA, VOCÊ SABE COMO PREVENIR?



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quinta-feira, 10 de novembro de 2016

EM BUSCA DA ESPIRITUALIDADE PERDIDA!

Temporada de férias quase chegando! Pensando em visitar Foz do Iguaçu?

Em uma cidade que conta com uma das  sete maravilhas da natureza e o parque da segunda maior hidrelétrica do mundo, fica complicado dizer que qualquer outra atração seja “imperdível”

Mas é exatamente essa a impressão que temos ao conhecer o belíssimo Templo Budista. Ele é o segundo maior do Brasil, perdendo apenas para o de Cotia - São Paulo. Ele pertence ao Budismo Mahayana, aquele com grande presença na China, Japão e outros países da Ásia.

O Templo Budista fica no Jardim Califórnia, região norte de Foz do Iguaçu. A melhor opção é ir de carro ou então em um dos ônibus que realizam city tour na cidade, por se tratar de um lugar ermo.
Para quem não estiver satisfeito apenas com uma visita, há a opção de participar das práticas semanais, que ocorrem aos domingos, ou das “Cerimônias de Grande Compaixão”, sempre no último domingo do mês.




A sede da Ordem Budista internacional começou a ser construída em 1996 e, desde então, nunca

parou de crescer e está sempre com uma novidade, sejam novas estátuas de Buda ou ampliação das instalações da Ordem. A mais nova peça é a maior estátua de Buda da América do Sul. Feita de bronze, ela tem mais de 10 metros de altura e pesa cerca de 10 toneladas. Está no fundo do amplo jardim, à direita do Grande Salão, o templo budista propriamente dito.




O templo foi construído no alto de uma colina, de onde se pode ver o centro e também Ciudad Del Leste, no Paraguai. É uma bela vista da região, acompanhada pelo cantar incessante dos pássaros. Um cenário mais do que adequado para o clima de paz e meditação que lhe espera. Ao todo, o Templo Budista conta com mais de 120 estátuas, que reproduzem divindades, demônios, espíritos e encarnações distintas do Buda. Uma das maiores está logo no pátio de entrada. É o Buda Sorridente (ou Maitreya), que segundo a crença será o responsável pela vinda de um período especial, em que o mundo será transformado em um éden.



Não muito longe estão oito estátuas, que reproduzem os Quatro Reis Celestiais (cada um representando um dos pontos cardeais) e os Quatro Grandes Bodisatvas, que encarnam as grandes virtudes.
Seguindo em frente, encontramos um amplo pátio com 108 Amitabhas, sendo que cada uma das
figuras reproduz os gestos de mãos conhecidos como “mudras”. Segundo os mestres budistas do lugar, o número de estátuas neste pátio faz alusão ao número de pecados e falhas humanas, que precisam ser superadas para atingir o Nirvana (estado de felicidade plena e ausência total de sofrimento, estágio atingido pelo Buda). Indo à esquerda, na direção do Grande Salão, encontramos uma das mais belas estátuas do lugar: a imagem Parinirvana de Buda Shakyamuni, conhecido vulgarmente como “Buda deitado”. Quem jogou nos videogames ou fliperamas o clássico “Street Fighter II” deve se lembrar da gigantesca estátua de Buda ao fundo da penúltima fase. É como se o palco daquela disputa não ficasse na Tailândia, e sim em Foz do Iguaçu.



Após contemplar todas as estátuas, é chegada a hora de adentrar ao Grande Salão. Ele possui dois pavimentos. O superior é isolado e voltado para as cerimônias e práticas semanais dos monges. O piso térreo é aberto à visitação, mas não é permitido tirar fotografias. Ali estão as 18 estátuas dos Arahant, pessoas que atingiram um elevado estado de iluminação e que não precisarão mais reencarnar.
Também ali dentro podem ser vistos o tambor e o sino gigante, que são tocados duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. Pela manhã, o sino serve para despertar os meditadores, enquanto o tambor avisa o início das atividades. À noite, o tambor anuncia o final das atividades, enquanto o sino serve como lembrete para que os meditadores reflitam sobre suas ações naquele dia. O pagode chinês e a Roda do Dharma também são outros objetos que chamam a atenção.
(Fonte: Tempo Integral)

LEIA TAMBÉM: MUDANÇAS CLIMÁTICAS

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