Home Facebook Twitter LinkedIn Feed Perfil Email
Nit Portal Social

↑ Grab this Headline Animator

segunda-feira, 30 de maio de 2011

LIBERTE-SE DE SUAS AMARRAS!

Amanhã, dia 31 de Maio, é uma data marcada por um movimento de muita importância:

"DIA MUNDIAL SEM TABACO"

Mas, afinal, o que leva pessoas a fumar? Propagandas muito bem elaboradas pela manipulação psicológica são feitas para influenciar pessoas, além da vontade de “experimentar coisas novas”, geralmente acontecendo na adolescência em que acender um cigarro dá a este jovem a sensação de “amadurecimento”, auto-afirmação.

Estudos mostram que 90% dos fumantes iniciaram o uso do cigarro antes dos 19 anos, fase de vulnerabilidade e construção da personalidade.

A Lei 10.167 que restringe a propaganda de cigarro e o uso de produtos derivados do tabaco  passou a vigorar em dezembro de 2000 e desde então, tem ajudado a reduzir o número de tabagistas.

Vamos citar aqui apenas algumas doenças que o fumo pode causar tais como angina, infarto, bronquite, enfisema, câncer, derrame cerebral etc. além de contribuir para a impotência sexual (homem), complicações na gravidez, aneurismas, úlceras aparelho digestivo, infecções respiratórias, trombose vascular etc.
Mas como o fumo age no organismo criando a dependência?

A nicotina chega ao cérebro em apenas 7 segundos e por ser uma droga bastante poderosa, atua no sistema nervoso central e como qualquer outra “droga” causa a dependência.
Mas, quando se para de fumar, o risco de contrair estas doenças diminui e gradativamente o ex-fumante vai eliminando todas as toxinas de seu organismo.


Para vocês terem uma idéia, o cigarro possui uma mistura de aproximadamente 4700 substâncias tóxicas diferentes dentre elas monóxido de carbono, amônia, cetona, formaldeído, acetaldeído, acroleína, nicotina, alcatrão etc. Somente o alcatrão é composto de substâncias cancerígenas, algumas até sendo usadas como veneno para rato.

Segundo estudos, não existe diferença significativa entre cigarros “light” e os comuns, pois na verdade os primeiros podem até produzir uma quantidade maior de alcatrão, nicotina e monóxido do que os tradicionais, já que para obter uma quantidade de nicotina que dê a sensação de satisfação e prazer o fumante dá tragadas mais profundas, aumenta o número de tragadas por cigarro e o número de cigarros consumidos.




Acesse o link e faça o teste http://www.inca.gov.br/tabagismo/frameset.asp?item=parar&link=teste.htm que poderá lhe dar o conhecimento de seu grau de dependência.



Ao ser humano foi dada a capacidade de raciocínio, pois então a coloque em prática e veja os benefícios que você terá ao parar de fumar http://www.inca.gov.br/tabagismo/folder/index.html

Marque um compromisso com você mesmo e se determine a alcançar seu objetivo... e sua SAÚDE AGRADECE!



E como a melhor forma de ter saúde é a prevenção, vamos aqui citar uma instituição que trabalha na área de saúde preventiva e que muito pode fazer pela prevenção de doenças, “Doutores de Coração”, conheça melhor este trabalho acessando http://www.doutoresdecoracao.blogspot.com

“Existem várias formas para parar de fumar... mas o “pulo do gato” é você que tem que dar quando decide, sabiamente, querer se tornar um EX-FUMANTE.”
Autor Desconhecido


Ana Porto/Sergio Honorato

Um comentário:

  1. Olá caro Nit sua matéria sobre o vicio de cigarros é muito interessante e o convido a visitar meu blog vou linkar sua materia pois assim você tambem terá links externos visite-me e se for possivel poderá dar um backlink tambem... a proposito estou lhe seguindo no dihit tbm obrigado ...

    link da matéria http://ganhandomundo.blogspot.com/2010/08/os-males-do-cigarro.html

    ResponderExcluir

Aqui seu comentário é muito importante!

Leia também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares