Home Facebook Twitter LinkedIn Feed Perfil Email
Nit Portal Social

↑ Grab this Headline Animator

domingo, 15 de maio de 2011

MODA ECOLÓGICA E SOCIALMENTE RESPONSÁVEL!

Quem de nós não curte uma roupa “bem transada”, na moda, afinal isso faz parte do universo fashion feminino e masculino.
 Mas nada impede que juntemos o útil ao agradável, ou seja, estar na moda e prestigiar as empresas que praticam a reciclagem têxtil e contribuem com a capacitação de pessoas para inclusão no mercado de trabalho. Eles fazem a adaptação de materiais já existentes, buscando outros inovadores e recursos tecnológicos e com isso imprimem uma marca de agente gerador de atitudes ecologicamente corretas.
Dentre estes materiais já existentes encontramos os retalhos que eram descartados como “lixo” e hoje foram criadas técnicas de reaproveitamento, o patchwork (trabalho feito com retalhos).
Existem marcas e pessoas comprometidas com o reaproveitamento de dejetos e uma delas é a Maria de Lourdes Galvão Muller que desenvolve um bonito trabalho social junto a ONGs interessadas em técnicas de reaproveitamento de retalhos (mariamuller@mariamuller.com.br) e que oferece cursos voltados para esta técnica  www.mariamuller.net
Outra que desponta no ramo da moda “socialmente responsável” é a  ACBAção Comunitária Do Brasil-RJ que através da  “Moda em Ação” visa a inclusão social e o resgate histórico de uma comunidade, buscando  a geração de renda dos envolvidos na ação e a auto-sustentabilidade das oficinas, o que acaba por capacitar estas pessoas a trabalhar no mundo da moda.
A “Moda em Ação” desenvolve seu trabalho dando oportunidades a diversas pessoas lotadas em suas oficinas tais como a de artes visuais - responsável pela criação de imagens que são criadas a partir do cotidiano da favela - a de serigrafia que estampa tecido e camisetas, a de corte, costura e bordado que finalizam o processo de criação.
Assim nasceu a marca social AcomB que teve sua primeira coleção a desfilar no Fashion Rio no ano de 2008, com grande aceitação e repercussão brilhando na mesma passarela junto a grandes grifes famosas nacionais e internacionais.

                     http://www.mariamuller.net

"Um mundo sem a moda seria cinza e triste e milhões de pessoas não teriam do que viver." 
Pierre Cardin



Ana Porto/Sergio Honorato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui seu comentário é muito importante!

Leia também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares