Home Facebook Twitter LinkedIn Feed Perfil Email
Nit Portal Social

↑ Grab this Headline Animator

segunda-feira, 16 de maio de 2011

TRIATHLON, UM ESPORTE TRAZENDO ESPERANÇAS!

Até os jogos olímpicos de Sydney, na Austrália, no ano de 2000 a modalidade esportiva triathlon não fazia parte dos esportes olímpicos.

Para quem não conhece sua história, esta modalidade nasceu em Fiesta Island, Califórnia, na década de 70 onde integrava a prova 800 m de natação, 8 km de ciclismo e 8 km de corrida a pé. Em   1978  foi organizada uma grande competição no estado do Hawaii, com a participação de 15 atletas que deveriam percorrer 3,9 km de natação, 179 km de bicicleta e 42,125 km de maratona, tudo isto sem interrupção. De todos os participantes apenas 12 a concluem e o grande vencedor foi Gordon Haller que entrou para a história do Triatlo, completando seus 225 km em 11h46m58s, onde passa a ter o título de primeiro Ironman – homem de ferro da história do Triatlo.

Pode-se classificar as provas deste esporte de acordo com as distâncias percorridas:
  • ·        Ironman: 3.8 km de natação, 180 km de bicicleta e 42 km de corrida
  • ·        Olímpico: 1.5 km de natação, 40 km de bicicleta e 10 km de corrida
  • ·        Sprint: 750 m de natação, 20 km de bicicleta e 5 km de corrida

Existem outras modalidades de triathlons mais populares como os de aventura ou off road e o rápido.

Depois desta leve explanação sobre o esporte em  vamos falar mais especificamente de uma triatleta da cidade de Niterói, Fernanda Keller, cuja dedicação a esta modalidade lhe ocupa 8 horas de treinamentos diários mas toda essa superação de seus próprios limites, profissionalismo, afinco, dedicação e amor ao que faz já lhe rendeu vinte e dois anos consecutivos de participação sendo que quatorze vezes figurou entre as dez melhores atletas no Campeonato Mundial de Ironman, no Hawaii.

Mas nem só de títulos, fama e honrarias vive o ser humano. No ano de 1998 nasce o Instituto Fernanda Keller que atende a mais de 5.500 crianças e jovens de população de baixa renda. São crianças e adolescentes entre 7 e 18 anos que estão tendo a oportunidade de aprender este esporte, onde os alunos além das aulas também recebem os uniformes próprios. 

É a elevação da autoestima, educação social, melhor qualidade de vida e novas oportunidades que estes jovens estão tendo através da ação solidária de uma grande mulher que poderia pensar em glórias e fama de forma individual mas que sabe da importância fundamental de se enxergar o mundo de uma forma coletiva pois só assim conseguiremos contribuir com o crescimento e a transformação da sociedade em que vivemos.



Conheça melhor este trabalho acessando http://www.fernandakeller.com.br/site/

"O êxito começa no exato momento em que o homem decide o que quer e começa a trabalhar para conseguí-lo."

Ana Porto/Sergio Honorato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui seu comentário é muito importante!

Leia também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares