Home Facebook Twitter LinkedIn Feed Perfil Email
Nit Portal Social

↑ Grab this Headline Animator

sábado, 21 de maio de 2011

UM SIMPLES GESTO VALE POR MILHÕES DE REMÉDIOS!





Muitas pessoas não se preocupam com o dia de amanhã até que as dificuldades aparecem. Só quem já teve ou tem um parente ou amigo que necessita de transfusão é que sabe da importância de se doar sangue




Como exemplo citamos os pacientes tratados no Instituto Nacional do Câncer - INCA (cirúrgicos, com leucemia, quimioterápicos e radioterápicos) que necessitam regularmente de transfusão de sangue.

Mas, em geral, o hospital enfrenta dificuldades muitas vezes precisando recorrer a outros bancos de sangue da cidade, que também passam pela mesma dificuldade: FALTA DE DOADORES.

 A transfusão de sangue para pessoas com câncer é muito importante. Sem ela, muitos pacientes não conseguiriam sobreviver aos tratamentos que envolvem drogas pesadas e cirurgias.


Para doar, basta chegar na portaria do hospital com sua carteira de identidade ou qualquer documento similar, apresentando- se como doador. O processo dura em média 50 minutos, onde são retirados aproximadamente 450 ml de sangue, sempre utilizando materiais descartáveis, não trazendo qualquer tipo de risco ao doador.

NÃO vá em jejum, alimente-se de coisas leves e não gordurosas  nas três horas anteriores e evite o álcool por pelo menos 12 horas antes da doação.
Você deve estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 65 anos e pesar no mínimo 50kg.

Mulheres podem fazer três doações anuais sempre respeitando um intervalo mínimo de três meses e Homens, quatro doações anuais com intervalo mínimo de dois meses.


NÃO devem ser doadores:
- pessoas portadoras de doenças sexualmente transmissíveis
- mulheres grávidas ou amamentando
- pessoas com hepatite, malária, epilepsia, câncer e doença cardíaca grave
 
É necessário que tenhamos esta consciência e a transformemos em atitudes. Crie um compromisso com você mesmo, marque um dia e uma hora em sua agenda e vá até os locais de doação.

E como citamos no início deste post o "câncer", vamos apresentar a vocês a  Associação Brasileira de Ajuda à Criança com Câncer - ABRACC que tem como objetivo desenvolver um trabalho social voltado principalmente a crianças com câncer em situação de miserabilidade, fornecendo apoio ao paciente e a sua família. Conheça o trabalho desta instituição acessando http://www.abracc.org.br/index.html

Colabore. Faça a sua parte! 

MUITAS VIDAS AGRADECEM!

"O importante não é o que se dá, mas o amor com que se dá."

Madre Teresa de Calcutá

Ana Porto/Sergio Honorato


Um comentário:

  1. Olá, blogueiro (a),

    Salvar vidas por meio da palavra. Isso é possível.

    Participe da Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Divulgue a importância do ato de doar. Para ser doador de órgãos, basta conversar com sua família e deixar clara a sua vontade. Não é preciso deixar nada por escrito, em nenhum documento.

    Acesse http://doe.vc/mq e saiba mais.

    Para obter material de divulgação, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

    Atenciosamente,

    Ministério da Saúde
    Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude

    ResponderExcluir

Aqui seu comentário é muito importante!

Leia também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares