Home Facebook Twitter LinkedIn Feed Perfil Email
Nit Portal Social

↑ Grab this Headline Animator

segunda-feira, 20 de junho de 2011

AMAZÔNIA E O TURISMO SUSTENTÁVEL!


Voltando a falar sobre Amazônia, o que o homem tem feito para sua preservação, para que possa continuar dando a ele tantas riquezas?

Quase 6% de todas as espécies conhecidas se encontram lá. É a região de maior biodiversidade do mundo. Estima-se que apenas 10% do total de todas as formas de vida lá existente tenham sido estudadas e catalogadas, representando um obstáculo para a produção de riqueza a partir da floresta em pé. Uma única árvore serve de lar a 1700 tipos de invertebrados. Porém toda essa riqueza não tem valor nenhum se não for descoberta e estudada e deixamos assim de produzir novos remédios e alimentos que em muito beneficiariam a humanidade.

Sendo considerada o pulmão verde do planeta, se vier a desaparecer, o aquecimento global vai crescer de forma dramática, representando com isto uma tragédia para a humanidade.

MUDANÇA CLIMÁTICA! 




Para se ter uma idéia é estimado que o Instituto Nacional do Câncer nos Estados Unidos utilize aproximadamente 25% de substâncias oriundas de florestas tropicais para tratamento de tumores no mundo. Mas para que os cientistas brasileiros possam desenvolver suas pesquisas esbarram em uma enorme burocracia que pode levar vários meses para a liberação da licença, fazendo com que eles desistam de seus projetos.

É certo que muitos destroem visando obter lucros, mas nem todos pensam assim. E cada vez que alguém planta uma semente de sustentabilidade e nós, compromissados com a preservação a divulgamos, estamos na realidade ajudando a espalhar estas sementes para que germinem em outros territórios.

Atraindo cada vez mais brasileiros e estrangeiros esta região hoje conta com pontos onde é explorado o turismo sustentável.
Um exemplo disto fica em Iranduba, o Amazonfish Hotel http://www.amazonfish.net/site/, a 10km de Manaus na outra margem do Rio Negro.





MOTIVAÇÃO: A CHAVE DO SUCESSO! 


Um hotel flutuante cuja base de sustentação é feita por mais de 400.000 garrafas pet com  suítes, auditório banheiros, quase tudo construído sobre a água e com material reciclável.
Muitos ribeirinhos constroem casas sobre os rios para prevenirem-se contra os períodos de cheia nos rios. Mas neste hotel tudo o que é gerado de lixo é utilizado na própria empresa. Lavapés, degraus e paredes onde tijolos foram substituídos por garrafas de vidro, telhados cobertos com telhas de pet, ou seja, seu proprietário está transformando lixo em coisa útil, aproveitando materiais sem decompor, além de contribuir no recolhimento destas garrafas em sua região que provavelmente iriam terminar nos rios, ou em algum aterro sanitário.

São atitudes como estas que irão determinar o futuro de nosso planeta!

E nada melhor do que preparar jovens para trabalhar na área de turismo. É isto que faz a instituição Fenix http://www.ongfenix.org.br/473.html dando oportunidade, através de seus cursos, a estes jovens de serem posteriormente inseridos no mercado de trabalho através da capacitação e qualificação de mão-de-obra.

“Pratique o turismo sustentável. Não leve nada além de fotos... Não mate nada além do tempo... Não deixe nada além de pegadas.” 

Ana Porto/Sergio Honorato
Gestores

 https://www.facebook.com/nitportalsocial   



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui seu comentário é muito importante!

Leia também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares