Home Facebook Twitter LinkedIn Feed Perfil Email
Nit Portal Social

↑ Grab this Headline Animator

terça-feira, 23 de agosto de 2011

SOFRIMENTO E A TRANSFORMAÇÃO!


Considerado um dos gênios da música erudita Wolfgang Amadeus Mozart nasceu no ano de 1756 em uma família da burguesia de classe média. Foi o sétimo e último filho, mas de toda esta irmandade apenas ele e uma irmã sobreviveram à infância. Era possuidor de uma habilidade musical prodigiosa desde os cinco anos, quando começou a compor e a fazer apresentações de seu talento à realeza européia, recitais organizados por seu pai Leopold cujo objetivo era obter ganhos financeiros por intermédios de seus dois filhos, já que sua filha Maria Anna também apresentava dotes artísticos.
Eram tantos compromissos envolvidos nestas turnês, com um cronograma geralmente exaustivo, que cobrou caro da saúde de Mozart, tanto que ao voltar de uma  viagem com inúmeras  apresentações foi acometido de febre reumática, mas logo se recuperando. foram consecutivas viagens, compromissos e como conseqüência desta dura jornada de trabalho para um menino, adoecia

VIDA EQUILIBRADA! 

Foi submetido a diversos testes pelas maiores autoridades musicais da época, recebeu honrarias, presentes,  mas seu pai  se mostrava insatisfeito, pela sua posição relativamente subalterna na capela da corte e pelas poucas perspectivas de progresso profissional do filho em sua cidade natal.
Anos se passam e Mozart começa a colecionar alguns namoros e amores que não deram certo, tentativas de emprego também frustradasfinanças em estado precário, relações com seu pai estremecidas e tudo isto culminou com sua saída de casa  para viver em um apartamento  de  amigos os "Weber", onde ele inicia um envolvimento afetivo com Constanze, com quem viria a se casar tempos depois e a quem retratavam como inculta, vulgar, caprichosa e astuta por ter conseguido fazer com que Mozart a desposasse, mesmo não estando ele tão empenhado a fazê-lo e também pesa sobre ela a suspeita de infidelidade, embora não haja provas disto. 

CURSO DE DRENAGEM LINFÁTICA! 


Desta união, que tem sido objeto de muita polêmica, nasceu seu primeiro filho cuja morte se deu enquanto o casal estava em uma viagem de trabalho e a criança na guarda de conhecidos. Cerca de um pouco mais de um ano após a morte de seu filho nasce seu segundo filho e alguns anos depois, o terceiro que viveu poucos dias e faleceu.
Em 1785 Mozart teve o auge de seu prestígio, em Viena e com isso melhora também seu padrão de vida podendo oferecer a família uma vida com maior conforto, mas esta situação não dura muito tempo, devido à dificuldade do casal em administrar a vida financeira, sempre recorrendo a empréstimos e vieram as novas crises. 
Com a morte de seu pai ele abre mão de sua parte na herança em favor de sua irmã e com dificuldades financeiras muda-se para um apartamento mais modesto, onde se isola.
Retorna a Praga para a estréia de Don Giovanni onde teve uma recepção entusiástica e ao voltar à Viena conseguiu um emprego na corte. Mas nem mesmo a garantia de uma remuneração deu-lhe condições de manter sua família  e novamente tem que mudar-se, desta vez para o subúrbio, aonde veio a nascer sua filha que também morre dentro de alguns meses. Ele então, em situação financeira difícil, começa a recorrer a amigos a quem ele se mostra humilhado e deprimido.
Em uma nova viagem, desta vez à Alemanha e com sua esposa novamente grávida, continuavam seus apelos por ajuda financeira. Nasce sua filha, que vive apenas um dia e morre e novamente grávida, agora no ano de 1790, nasce seu último filho.
Embora muito se fale de Constanze, ela se tornou o principal suporte emocional de Mozart até a sua morte e foi sua verdadeira paixão, fazendo-o feliz.
Nesta época ele fica doente e não mais recupera sua saúde plenamente, mas já havia composto Réquiem, a pedido de uma pessoa e conta-se que Mozart estava assombrado com premonições da morte. Em 1791 fica doente, apresenta melhoras de seu quadro, mas logo depois torna a agravar devido a febre miliar aguda e acaba falecendo em 5 de dezembro sendo enterrado sem nenhuma honraria, em uma vala comum, sem  ninguém a acompanhá-lo, pois este era o costume em seu tempo e o local onde foi enterrado é até hoje desconhecido.

CULINÁRIA LUCRATIVA! 

Após sua morte veio o reconhecimento à sua genialidade e à sua obra. Este grande gênio musical  possui em seu acervo   mais de seiscentas obras e deixou uma herança considerável em manuscritos, instrumentos e outros objetos.
Deixo aqui para vocês algumas obras de Mozart, com download gratuito
http://www.mozart-weltweit.de/  que mesmo tendo a vida  cercada de perdas, materiais e de pessoas amadas, mesmo assim é capaz de compor obras tão bonitas e intensas, capazes de nos tocar tão profundamente.


EM BUSCA DA ESPIRITUALIDADE PERDIDA! 

 

E por falar em trabalho musical para promover o desenvolvimento humano, social e cultural, com foco em música percussiva e na consciência ambiental, apresentamos a vocês a ALAS – Associação Lactomia Ação Social
http://www.lactomia.org.br/index.cfm?event=Site.dspQuemSomos que fica localizada em Brotas, Salvador,  que faz da arte a sua forma de educar e de transformar a vida de muitas pessoas, garantindo a promoção dos direitos básicos das crianças e adolescentes e dando a eles a possibilidade de transformar sonhos em realidade.
 
“A música é a arte mais direta, entra pelo ouvido e vai ao coração... É a língua universal da humanidade.”
Astor Piazzolla

Ana Porto/Sergio Honorato

Um comentário:

  1. olá,
    Convido você a participar do novo agregador de links www.surpriselink.com, o agregador mais diferente dos que você já viu, em 2 idiomas, liberação de links na hora e muito mais.

    ResponderExcluir

Aqui seu comentário é muito importante!

Leia também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares