Home Facebook Twitter LinkedIn Feed Perfil Email
Nit Portal Social

↑ Grab this Headline Animator

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

LAVAS VULCÂNICAS E O ATOL DAS ROCAS!

A natureza é realmente pródiga! Você já imaginou uma boca de um vulcão extinto, emergindo... submergindo... de acordo com as marés?

Este santuário existe, é a Reserva Biológica Marinha do Atol das Rocas, criada em 5 de junho de 1979, Decreto- Lei nº 83549 e integra a lista da UNESCO, como patrimônio natural da humanidade. 

Circundada por um anel de arrecifes contém duas pequenas  ilhas, Farol e Cemitério e uma laguna central. Pertence ao Estado do Rio Grande do Norte, sendo o único atol do Atlântico Sul. 
Possui 7,2 km² de superfície e 3,2 km de diâmetro é um recife semicircular. A área da reserva é de 360km². Está situada  a 260 km a nordeste da cidade de Natal e a 145 km a noroeste do arquipélago de Fernando de Noronha. 
Por se tratar de uma região com pouca profundidade em suas águas, não é recomendada a navegação neste trecho, pois representa  perigo. Tem uma  alta produtividade biológica bem como serve de zona de abrigo, reprodução e alimentação de diversas espécies marinhas.
As duas ilhas acima citadas, quando na maré alta, ficam emersas e na maré baixa surgem várias piscinas naturais, com tamanhos e profundidades diferentes, no interior do  atol.
Por ser um conjunto de ilhas que abriga uma riquíssima biodiversidade está protegida por uma rigorosa legislação ambiental e, portanto, não é permitido o turismo nesta região.



De acordo com a legislação brasileira em vigor, para descer no Atol ou mergulhar em suas águas é preciso ter uma autorização do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis, IBAMA.

Segundo Candisani, cuja expedição científica ao Atol durou em torno de 40 dias: “Apesar da paisagem deslumbrante, digna dos mais famosos paraísos tropicais, a rotina no Atol pouco lembra os confortos de uma ilha turística. Rocas é um daqueles raros locais do planeta onde a vida ainda está regida pelas leis da natureza. Ali, o mar, os ventos e os bichos ficam no controle de tudo. Ao ser humano resta viver em harmonia com as imposições do meio ambiente.”

 COMO EU ENXERGO AS CORES? FAÇA SEU TESTE!


E falando em preservação das águas marinhas e de seu ecossistema apresentamos a vocês a instituição GUARDIÕES DO MAR
http://guardioesdomar.blogspot.com/2011/08/breve-historico-ong-guardioes-do-mar.html  criada em 1998 por um grupo de universitários e professores da área de biologia e biologia marinha, localizada no município de São Gonçalo - RJ, que desenvolve projetos socioambientais promovendo ações de mobilização social e educação ambiental aliadas à geração de trabalho e renda em comunidade e cuja missão é: Preservar e proteger ecossistemas naturais usando de estratégias que levem ao desenvolvimento sustentável, tratando o homem, como principal componente do meio.

"A responsabilidade social e a preservação ambiental significa um compromisso com a vida."
João Bosco da Silva

Ana Porto/Sergio Honorato



https://www.facebook.com/nitportalsocial   
 


2 comentários:

  1. Boa noite,

    Venho por meio deste contato lhe convidar a conhecer o novo agregador Toneladas

    http://toneladas.blog.br/

    Estaremos iniciando nossas atividades no dia 16/09 e gostaríamos de estrear com matérias do seu blog.

    Cadastre-se e nos envie sua matéria http://toneladas.blog.br/usuarios/cadastro.php

    Aguardamos seus links!

    Atenciosamente,
    Equipe Toneladas
    http://toneladas.blog.br/
    http://twitter.com/#!/_toneladas
    https://www.facebook.com/agregador.toneladas

    ResponderExcluir
  2. Convido você a participar do agregador de links www.surpriselink.com, você vai se surpreender...
    Para ser nosso parceriro e trocar banner clique AQUI

    ResponderExcluir

Aqui seu comentário é muito importante!

Leia também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares