Home Facebook Twitter LinkedIn Feed Perfil Email
Nit Portal Social

↑ Grab this Headline Animator

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

CUBRA-NOS COM SEU MANTO DE AMOR, SENHORA DE APARECIDA!

Muitos acreditam se tratar de uma lenda, mas para os religiosos trata-se de um verdadeiro milagre a história do aparecimento da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil, que  no dia 12 de Outubro tem todos os fervorosos lhe rendendo homenagens.




 
CORAÇÃO E AS COISAS DA ALMA. 





Segundo documentos, o aparecimento desta imagem  foi primeiramente registrada no ano de 1743 pelo padre José Alves Vilela e posteriormente, em 1757, pelo padre João de Morais e Aguiar.
Contam os relatos que em meados de 1717 o conde de Assumar, Dom Pedro de Almeida e Portugal, governador das capitanias de São Paulo e Minas de Ouro iria passar pelo povoado a caminho de Vila Rica (atual cidade de Ouro Preto-MG) e para que pudesse ser recebido com o melhor pescado, três pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves lançaram suas redes nas águas do rio Paraíba do Sul. Suas tentativas não tiveram bons resultados e optaram por descer as margens do rio até chegar ao Porto Itaguaçu. No dia 12 de outubro, já desesperançados, lançaram novamente suas redes ao rio e ao puxá-las João Alves se deparou com uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, sem cabeça, dentro de sua rede. Jogaram novamente suas redes e ao trazê-las de volta se surpreenderam ao encontrar dentro de uma delas a cabeça da santa. Guardaram, tanto o corpo quanto a cabeça envoltos em um lenço e tornaram a lançar suas redes em busca de pescado, quando foram surpreendidos com uma imensa quantidade de peixes, a partir de então.

VOCÊ ACREDITA EM PREDESTINAÇÃO?



Atribuindo o milagre dos peixes a imagem da santa, Filipe Pedroso durante 15 anos permaneceu com a mesma em sua residência, por onde fervorosos sabedores do feito, passavam diariamente pela imagem para rezar. As histórias dos poderes extraordinários da santa se espalharam por todo o território brasileiro. Pessoas oravam, pediam diante da imagem e eram atendidas. A partir de então, não só  os pescadores se dirigiam a imagem; pessoas vindas de todos os lugares queriam passar por ali e demonstrar sua fé. A casa se tornou pequena e a família de Filipe optou por construir um oratório no Porto de Itaguaçu, que também logo se mostrou pequeno.

Muitas histórias de milagres envolvem a santa e dentre elas, que em meados de 1850 um escravo de nome Zacarias, estando preso a grossas e fortes correntes, ao passar em frente a igreja onde estava a imagem da santa pede a seu feitor permissão para rezar, o que lhe é autorizado. Zacarias se ajoelha diante da imagem e reza fervorosamente e durante a oração suas correntes se soltam de seus pulsos, deixando-o livre.

Por volta do ano de 1734. o vigário de Guaratinguetá construiu uma capela no alto do morro dos coqueiros, com a ajuda do filho de Filipe Pedroso. 
Até o Imperador, Dom Pedro I, junto com sua comitiva, visitaram a capela da santa. E mais e mais fiéis foram chegando, tornando novamente a capela pequena para tanta romaria e em 1834 foi iniciada a construção de uma igreja maior (atual Basílica Velha), sendo inaugurada e benzida em 8 de dezembro de 1888.
Nem só Dom Pedro por lá passou. A princesa Isabel visitou a Basílica por duas vezes sendo que na última ofertou à santa, em pagamento de uma promessa feita e graça alcançada, uma coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis, juntamente com um manto azul ricamente adornado.

 PESSOA IDOSA E A FAMÍLIA.



Em 8 de setembro de1904 a imagem foi enfim coroada com o presente ofertado pela princesa Isabel e coberta com o manto azul anil, bordado em ouro e pedrarias, considerados símbolos de sua realeza e patrono. Devido a construção da basílica, foi se criando ao redor do morro uma vila de moradores, que recebeu o nome de Aparecida.

No dia 16 de julho de 1930 esta santa foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial, por decreto do Papa Pio XI, sendo coroada. A Lei nº 6802, de 30 de junho de 1980, reconhece também Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil.
Em 4 de julho de 1980 o papa João Paulo II, em sua visita ao Brasil, consagrou a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, como o maior santuário mariano do mundo, em solene missa celebrada.

"Senhora Aparecida, padroeira do Brasil! Mãe negra e solidária de infinito esplendor, protege esta pátria e o povo brasileiro, que sonha com justiça, liberdade, paz e amor!"

Ana Porto/Sergio Honorato 
Gestores


https://www.facebook.com/nitportalsocial                        

Um comentário:


  1. Veja a verdadeira historia e a farsa da falcatrua sobre a lenda de aparecida pelo ex padre Aníbal http://pt.slideshare.net/soaresdeusdete/anbal-pereira-dos-reis-a-senhora-aparecida-a-verdadeira-historia

    ResponderExcluir

Aqui seu comentário é muito importante!

Leia também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares