Home Facebook Twitter LinkedIn Feed Perfil Email
Nit Portal Social

↑ Grab this Headline Animator

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

NAS LENTES DE UM FOTÓGRAFO, A EXPRESSÃO DA REALIDADE!

Nas primeiras horas da manhã do dia 7 de Dezembro de 1941, quando ainda o sol anunciava o amanhecer de domingo, acontecia o ataque aeronaval do Japão contra a base americana de Pearl Harbour, no arquipélago do Havaí. Em duas horas de confronto, os japoneses feriram e mataram 3.581 pessoas, destruindo 18 navios e 249 aviões, desencadeando assim a entrada dos Estados Unidos oficialmente na Segunda Guerra Mundial, com o apoio e concordância do povo americano.

Um marinheiro que havia embarcado no USS Quapaw Atf-110 registrou imagens impressionantes deste dia, que somente agora foram descobertas ao ser encontrada em sua casa uma câmera fotográfica BROWNIE (anos 40), cujo filme não havia sido ainda revelado.



Em seu memorável discurso, logo após o ataque, o Presidente americano Franklin Delano Roosevelt, se referindo ao dia do ataque como "Dia da Infâmia", declarava:

"Nós americanos, não somos destruidores - somos construtores"  e em outra parte do discurso "Vamos vencer esta guerra e vamos conquistar a paz que se seguirá. E nas horas escuras deste dia - e através dos dias negros que talvez ainda venham - saberemos que a vasta maioria da humanidade está do nosso lado."

Mas a vitória dos japoneses em Pearl Harbour não passou de uma breve conquista, pois como resposta a este ataque os Estados Unidos lançariam duas bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, dizimando um número inestimável de pessoas.

Que estas imagens tão fortes e cruéis assim como tantas outras que ainda vemos de guerras, confrontos, ataques, disputas que ainda acontecem, possam um dia fazer parte apenas de um arquivo de documentos da História Mundial e que a PAZ entre os homens de BOA VONTADE possa reinar sobre o nosso planeta Terra.

Que os homens usem de toda a sua inteligência e genialidade para CONSTRUIR e não DESTRUIR!


E por falar no BEM, em CONSTRUIR, trazemos aqui o trabalho bonito do Projeto OLHARES DO MORRO http://olharesdomorro.org/uma-historia/ , projeto iniciado no ano de 2002 na favela Santa Marta, no Rio de Janeiro que até então o espaço dado no noticiário da mídia era voltado para a violência. Este projeto veio do desejo de reduzir os muros mentais dos cidadãos do asfalto e mostrar à cidade como um todo a riqueza, complexidade e energia que a juventude e população das favelas possuem. 

A Agência Olhares hoje representa um fotojornalismo engajado e autoral, proveniente do mundo todo para o mercado editorial brasileiro. Hoje, os fotógrafos das favelas não são mais vistos como jovens beneficiados por um projeto social, mas sim como FOTÓGRAFOS, na expressão da palavra!

"A fotografia, antes de tudo é um testemunho. Quando se aponta a câmara para algum objeto ou sujeito, constrói-se um significado, faz-se uma escolha, seleciona-se um tema e conta-se uma história cabe a nós, espectadores, o imenso desafio de lê-las."
Ivan Lima

Ana Porto/Sergio Honorato
Gestores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui seu comentário é muito importante!

Leia também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares