Home Facebook Twitter LinkedIn Feed Perfil Email
Nit Portal Social

↑ Grab this Headline Animator

quarta-feira, 28 de março de 2012

ATÉ QUE PONTO A MINHA "PINTA" É UMA AMEÇA?

Se eu perguntasse a vocês qual é a "pinta" mais famosa que conhecemos com certeza uma grande maioria me daria como resposta que é a da perna da apresentadora Angélica! Alguns até consideram este sinal como um charme que ela possui! Mas...

Nem sempre estes sinais que surgem em nosso corpo são bem vistos pelos dermatologistas. Às vezes notamos que s algumas delas aparecem e não damos muita importância até que alterações começam a surgir e só então resolvemos correr em busca de um médico. Preste muita atenção, pois suas pintas de hoje podem se tornar melanomas (câncer de pele) amanhã! O mais importante é identificar a doença rapidamente e assim tornar grande as chances de cura.

Aqui vão algumas dicas que deverão ser levadas em conta em relação a estes sinais:

  • Quando crescer, mudar de formato ou de cor, coçar ou sangrar, busque rapidamente uma consulta médica;
  • Evite o tempo de exposição ao sol (raios ultraioletas), evitando o período entre 9:00h e 15:00h e sempre use filtro de proteção solar FPS 30 ou superior;
  • Pessoas que fazem parte do grupo de risco familiar (histórico da doença na família) devem ter atenção redobrada.
Se tiver todo esse cuidado temos a certeza de que aquela "pintinha" que você curte tanto poderá conviver em seu corpo na mais perfeita harmonia durante muitos e muitos anos, lhe dando um charme todo especial!
  
Mas nem todo cidadão tem acesso à saúde, quer pela situação de miserabilidade em que vive ou devido ao difícil acesso a este tipo de atendimento. E foi para minimizar esta necessidade e oferecer a quem precisa um serviço especializado é que nasceu no ano de 2003,  os EXPEDICIONÁRIOS DA SAÚDE http://www.expedicionariosdasaude.org.br/quem_somos.asp criado por um grupo de médicos voluntários dispostos a levar medicina especializada, principalmente atendimento cirúrgico, à regiões isoladas favorecendo populações indígenas.

Trata-se de um serviço complementar aos programas existentes de atendimento à saúde indígena e visa evitar a necessidade de deslocamento, custoso e traumático, do doente e sua família até centros urbanos. O trabalho é viabilizado a partir de parcerias com atores e instituições locais para realização de diagnósticos e pré seleção de pacientes, planejamento das viagens da equipe de médicos e de utilização de nosso Centro Cirúrgico Móvel.

Além do trabalho dos médicos voluntários, Expedicionários da Saúde conta com o apoio de outros profissionais que ajudam a viabilizar a instituição. A parceria com empresas na forma de doações financeiras, de serviços e de materiais é o que tem tornado o projeto viável.
Acesse o link e conheça mais sobre este trabalho!
"A saúde é conservada pelo conhecimento e observação do próprio corpo."

Ana Porto/Sergio Honorato
Gestores 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui seu comentário é muito importante!

Leia também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares