Home Facebook Twitter LinkedIn Feed Perfil Email
Nit Portal Social

↑ Grab this Headline Animator

terça-feira, 15 de maio de 2012

EXERCITANDO O MEU "DESAPEGO"!

Tenho tentado há algum tempo praticar o meu "desapego". Confesso que não tem sido muito fácil, pois sou o tipo de pessoa que crio raízes e é nelas que me sustento. Tudo para mim tem história, momentos vividos, portanto como é difícil ter que me desfazer de algo! Mas estou conseguindo! Estou conseguindo esvaziar armários, abrir espaços, doando as coisas que estão a mais em minha vida. A bem da verdade, não é muito fácil, identificar as "sobras", porquanto elas estão ligadas a momentos vividos, mas tenho buscado mais a minha racionalidade e estou obtendo sucesso.
Preciso me conscientizar da necessidade e da importância de doar, compartilhar, dividir, mudar! O que para mim está "a mais" para o outro está "a menos"! Se parar para pensar a vida não é estática, está mudando a cada momento, então porque deixar que minhas coisas, minha vida fiquem sempre da mesma forma, estagnadas, paradas? Tudo aquilo que fica parado, acaba por criar  "teias de aranha emocionais".
Comecei me reeducando e estou desenvolvendo a capacidade de desapegar-me de tudo aquilo que, por algum motivo, passou pela minha vida, mas não ficou (pessoas, emprego, amores, juventude). Não posso viver sofrendo ou me lamentando o que poderia "ter sido" e não "foi". Esta é a única forma de viver bem comigo mesma. Não tenho a pretensão de achar que o mundo está errado e eu certa, mas ainda me resta um pouco de bom senso para ver a necessidade de meu desapego. Às vezes estamos tão apegados a coisas materiais e  pessoas, que quando paramos para analisar até onde isto é produtivo ou improdutivo, acabamos por chegar à conclusão de que não podemos viver o resto de nossos dias nos agarrando a objetos, pessoas ou situações. É necessário que venha a tão esperada transformação! Transformar nosso interior procurando sempre escutar a nossa "voz interior" e isto requer treinamento diário e só temos a certeza de que realmente nos modificamos quando surgem novas situações e verificamos que nossas atitudes foram diferentes.
Faça uma faxina em sua vida, deixe de entupi-la com coisas que não têm mais utilidade, quer materiais ou emocionais. Substitua aquilo que não tem mais utilidade, deixando que venha o novo, o útil, aquilo ou aquele (a) que não estará apenas ocupando aquele lugar, mas que estará naquele lugar porque foi destinado por você a ele (a)!
Hoje vamos falar sobre educação. Apresentamos a vocês o Programa Estrela Dalva, projeto do Instituto Lecca http://www.ilecca.org.br/ que atende a alunos superdotados de baixa renda do município do Rio de Janeiro proporcionando  atividades extracurriculares para o  desenvolvimento cognitivo, cultural e sócio-emocional destes alunos, que vão além do conteúdo oferecido nas escolas; um programa que gera oportunidades e crescimento para estas crianças/adolescentes que hoje vivem em bolsões de pobreza. Acesse o link e conheça mais um bonito trabalho!

Sem apego. Sem melancolia... A ordem é desocupar lugares. Filtrar emoções!
Caio Fernando Abreu

Ana Porto/Sergio Honorato
Gestores


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui seu comentário é muito importante!

Leia também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares