Home Facebook Twitter LinkedIn Feed Perfil Email
Nit Portal Social

↑ Grab this Headline Animator

quinta-feira, 24 de maio de 2012

REJEIÇÃO, CIÚME, CULPA... COMO SUPERAR?

Emoção significa abalo moral ou afetivo; perturbação, geralmente passageira, provocada por algum fato que afeta o nosso espírito (boa ou má notícia, surpresa, perigo). Como vimos, podem ser boas ou más!  Por isto, devemos aprender a lidar com ela e para isto, é necessário que conheçamos algumas emoções que podem nos deixar consequências:
  • Rejeição - muitas pessoas passam por este processo. Sentem-se rejeitadas por seus amigos, familiares e amores e outras vezes, sem motivos aparentes, criando com isto problemas psicológicos e sociais. Então busque não ser possessiva, não alimente os sentimentos dolorosos e esteja disposta a viver todos os seus bons momentos.
  • Ciúme - Medo de perder coisas ou pessoas. Quando não dosado torna-se prejudicial e caracteriza uma baixa autoestima. É importante que se tenha consciência de que não somos "donos" de ninguém e da importância de sabermos "dividir".
  • Inveja - É uma reação ruim de admiração. Forma de querer "ter" ou "conquistar" o que o outro conseguiu, muitas vezes gerando um sentimento tóxico de fracasso. Confie mais em sua capacidade de conquistar o que deseja. A comparação entre pessoas não é saudável, pois cada um é único.
  • Medo - Quando bem dosado trata-se de uma proteção natural, pois prepara o corpo diante de uma situação perigosa. Quando foge ao controle, paralisa as reações e torna-se tóxico. O melhor a fazer é enfrentar a situação e seus fantasmas de frente. No caso de não conseguir identificar os fatores que o levaram ao medo busque a ajude de um profissional para que este medo não se transforme em um estado depressivo.
  • Depressão - Estado emotivo que nos impede de realizar coisas e diminui nossa animação. É importante entender que as emoções negativas são passageiras, não têm que durar para sempre. Quando estiver passando por este tipo de problema, procure evitar o convívio com pessoas negativas e busque relaxar. Caso identifique que está perdendo o estímulo, a alegria, e não consegue reverter a situação, busque ajuda de um especialista.
  • Culpa - Em geral, temos este tipo de sentimento, quando nossa consciência acusa nossa participação de forma errada em algum acontecimento. Existem diversos níveis de culpa e ela se torna grave, quando bloqueia sua capacidade de curtir a vida. A melhor saída é desculpar-se com a outra parte e tentar reparar o dano. Só assim é possível se livrar deste tipo de emoção.
Como pudemos ver temos que saber lidar com nossas emoções, para que não se tornem verdadeiros "fantasmas" que ao longo de nossa vida crescem cada dia mais, trazendo graves consequências, quer morais ou físicas. Use de seu bom senso e faça sempre reflexões diárias com relação ao que está sentindo, suas reações e emoções. De acordo com suas conclusões, busque alternativas para o que foi detectado e que não está sendo bom para você para que possa ser "trabalhado" e "solucionado" da melhor forma possível, buscando sempre seu ponto de "equilíbrio"!

Quando pessoas não conseguem lidar com suas emoções e seus problemas, às vezes entram em verdadeiro desespero, não encontrando saída para nada. Um trabalho de ajuda que tem mostrado grande eficácia por sua seriedade e resultados obtidos é o que faz o CVV - Centro de Valorização da Vida http://www.nitportalsocial.blogspot.com.br/2012/04/pronta-para-amar-novamente.html onde voluntários treinados e capacitados atendem através do número de telefone 141 (consulte também o número dos postos do CVV no Brasil http://www.cvv.org.br/site/telefone.html), tudo de forma sigilosa e respeitosa, sem julgamentos. Acesse e conheça este trabalho de Valorização da Vida!

"Sua vida é você que constrói, então faça da melhor maneira possível lutando contra tudo aquilo que lhe causa dor e sofrimento."

Ana Porto/Sergio Honorato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui seu comentário é muito importante!

Leia também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares