Home Facebook Twitter LinkedIn Feed Perfil Email
Nit Portal Social

↑ Grab this Headline Animator

quarta-feira, 6 de junho de 2012

FILHO ÚNICO É A MELHOR OPÇÃO?

Famílias sendo formadas, vidas atribuladas, objetivos profissionais, sonhos de consumo... Vivemos um tempo em que as uniões estão acontecendo cada vez mais tarde por conta de uma série de fatores, do ponto de vista prático e financeiro. E quando resolvem "viver juntos" a idade avançou, a competitividade na vida profissional está cada vez mais acirrada, os tão sonhados e desejados objetos de consumo cada vez estão mais caros e com isso, ter filhos, vai ficando em segundo plano. Até a hora que não dá mais para adiar e é tomada uma decisão: ter apenas um único filho!
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia - IBGE - a média de filhos por mulher é de 1,86%. Já não se fazem mais casais como antigamente, onde havia o ditado "onde comem dois, comem três"! O fator financeiro, maior necessidade de espaço, infraestrutura e tempo para cuidar da criança, na hora de optar, pesam muito. E quanto maior o poder aquisitivo e a escolaridade, menos filhos querem ter.
A nova configuração familiar que tem crescido nas últimas décadas, em que o pai está vindo de um primeiro casamento onde já tem filhos, aumenta, por parte da mulher, a incidência de filhos únicos. Futuros pais levam em consideração que, para a criança receber o suporte necessário para prepará-la para a vida, é necessário um investimento alto. Mas alguns aspectos necessitam ser discutidos entre o casal na hora do planejamento: toda criança necessita brincar e estar em contato com outras da mesma faixa etária, para se desenvolver; que o excesso de proteção que lhe será dado pode vir a prejudicá-la, criando nela falta de autonomia e dificuldade na hora de lidar com os amigos; que talvez por ser filho único sejam mais relevados determinados comportamentos impróprios e deixar de dar-lhe alguns limites e cobrar-lhe regras; que por não conviver durante grande parte de seu tempo com outras crianças e sim com adultos, não aprende a dividir atenção, brinquedos, tornando-se por vezes egoísta; por estar vivendo em um mundo de adultos perdem um pouco de sua imaturidade, tendo atitudes e pensamentos que não correspondem com sua faixa etária e isto pode causar dificuldades no relacionamento com outras crianças. Quando pais enxergam seu filho como "pequeno adulto" tendem a cobrar dele mais, não permitindo nem mesmo que errem. Esta expectativa dos pais pode contribuir para a insegurança de seu filho que passa a associar maturidade com amor, ou seja, quando mais acertos mais amado ele será.
Assim, independente da opção quanto ao número de filhos, o importante é que haja uma educação firme e com limites e regras. Que não ceda diante de choros e manhas. Quantos deles, quando não atendidos em suas vontades, se jogam no chão fazendo pirraça? Lembre-se que estabelecer regras ajuda a colocar limites e a educar as crianças. Mas faça de maneira clara, sempre explicando as consequências para escolhas ou atitudes erradas.
É importante sempre lembrar que, embora com um único filho, é necessário ensinar-lhe a competir, ganhar aliados, perder, negociar. Ensine-o a fazer "amigos-irmãos" no decorrer de suas vidas para que, quando a vida lançar seus desafios, ele possa ter mãos amigas lhe ajudando a vencer momentos difíceis!
E quando se trata de criança todo e qualquer sacrifício ou sonho é válido! 
A ong MUNDO NOVO http://www.ongmundonovo.org.br/interna.php?area=quemSomos nasceu em janeiro de 2003 através do sonho de uma menina, Bianca Carvalho, que aos 16 anos resolveu fundar a instituição para levar oportunidades para a Comunidade da Chatuba em Mesquita através de oficinas culturais. O projeto iniciou em sua própria casa, a partir da execução das primeiras atividades foi diagnosticada a carência da educação nos assistidos e na comunidade local, surgindo então a necessidade de se criar projetos direcionados à educação com acesso a atividades culturais. Em março de 2003 o projeto começa a funcionar em uma casa alugada dando assim os primeiros passos. 

"É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais."
Coelho Neto

Ana Porto/Sergio Honorato
Gestores



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui seu comentário é muito importante!

Leia também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares