Home Facebook Twitter LinkedIn Feed Perfil Email
Nit Portal Social

↑ Grab this Headline Animator

quarta-feira, 11 de julho de 2012

CASA ECOLOGICAMENTE CORRETA!

Portal de Negócios e Responsabilidade Social
"Sustentabilidade também pode ser definida como a capacidade do ser humano de interagir com o mundo preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. É um conceito que gerou dois programas nacionais no Brasil. O Conceito de Sustentabilidade é complexo, pois atende a um conjunto de variáveis interdependentes, mas podemos dizer que deve ter a capacidade de integrar as Questões Sociais, Energéticas, Econômicas e Ambientais." (Fonte http://pt.wikipedia.org/wiki/Sustentabilidade)
Atualmente se fala muito sobre sustentabilidade e para que um empreendimento humano possa ser considerado sustentável é necessário que seja  ecologicamente correto e viável, culturalmente diverso e socialmente justo.
"Apresentada no Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE) da USP, uma casa sustentável se abastece de energia solar, água da chuva e iluminação natural. É ela quem vai representar USP e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em uma competição internacional de inovações em energia e sustentabilidade.
O projeto da Ekó House, que inclui também um banheiro seco e aproveita os efluentes (esgotos) produzidos para adubação do jardim, está sendo desenvolvido por uma equipe de professores, alunos e pesquisadores de áreas que incluem arquitetura, design, engenharias, e até marketing. A meta é finalizá-lo até julho, a tempo de ser enviado ao Solar Decathlon, que acontece em setembro na Espanha." (Fonte http://www5.usp.br/10640/usp-e-ufsc-desenvolvem-eko-house-a-casa-sustentavel/)
"No final de 2010, foi enviada para a participação no Solar Decathlon Europe de 2012 uma proposta brasileira elaborada pela UFSC e pela USP, coordenadoras do Team Brasil. Quarenta e quatro propostas foram enviadas nesta oportunidade e o Team Brasil foi selecionado com outras 19 equipes, sendo a única representante das Américas e do Hemisfério Sul." ( Fonte http://ekobrasil.org/the-house/)
Neste momento em que fala-se tanto em "salvar o planeta" criações como esta só vem a mostrar a capacidade e o compromisso de nossos alunos, professores e pesquisadores em fazer a sua parte para garantir as gerações futuras uma vida de qualidade e ecologicamente correta.
"Além do projeto e da construção da Ekó House, o Team Brasil possui como metas:
- conscientização da população para meios mais sustentáveis de vida;
- pesquisa de materiais, sistemas e tecnologias mais acessíveis;
- pesquisa de soluções adaptadas à indústria local;
- promoção da pesquisa e inovação tecnológica na área de produção habitacional de energia zero;
- diminuição do déficit habitacional e retorno para a população brasileira;
- desenvolvimento de propostas que direcionem a indústria para soluções mais eficientes e sustentáveis." (Fonte http://ekobrasil.org/team-brasil/outras-metas/)
Agora é ficarmos na torcida para que a equipe da UFSC e USP traga para o Brasil a premiação que será concedida pelo Solar Declathlon Europe em setembro, na Espanha! Vale a pena ir até o site e conhecer de perto esta mega criação!
Com a finalidade de apoiar e desenvolver ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida das populações em geral, em harmonia com a preservação do meio ambiente, foi criado o Instituto Socioambiental de Viçosa, ISAVIÇOSA http://www.isavicosa.org/index.htm. Através de atividades de caráter social, cultural, técnico e científico, o ISAViçosa busca contribuir para a construção de soluções criativas e locais para os desafios e problemas socioambientais da atualidade.  A sede do ISAViçosa está situada no Sítio Palmital, na comunidade do Palmital, Zona Rural do Município de Viçosa, região da Zona da Mata de Minas Gerais. O Palmital destaca-se por abrigar as principais nascentes do Ribeirão São Bartolomeu, que fornece cerca de 50% da água captada para o abastecimento da Zona Urbana de Viçosa.
O Instituto desenvolve ações de promoção, fortalecimento e intercâmbio da cultura, educação ambiental, e apoio à organização e desenvolvimento comunitário sustentável, e oferece serviços técnicos e capacitação na área de meio ambiente, planejamento e gestão participativa.

"A base de toda a sustentabilidade é o desenvolvimento humano que deve contemplar um melhor relacionamento do homem com os semelhantes e a Natureza."
Nagib Anderáos Neto


Ana Porto/Sergio Honorato
Gestores

Um comentário:

  1. Parabéns pela postagem, como sempre é um excelente artigo. A Internet no Brasil realmente precisa de postagens de qualidade como estas que você está nos oferecendo. Gostaria de lembrar também um ótimo agregador de conteúdos que vem se destacando muito, que é o Pop Blogs:
    http://www.popblogs.net

    Divulgue suas postagens gratuitamente todos os dias sem fila de espera, tenha seus links publicados em nosso site, Facebook, Twitter, concorra a prêmios na Promoção Parceria Premiada e aumente muito mais as visitas diárias de seu blog.

    ResponderExcluir

Aqui seu comentário é muito importante!

Leia também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares