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domingo, 8 de julho de 2012

COLESTEROL E A "BOCA É NERVOSA"!

Quando se fala em colesterol pensamos logo em alguma coisa ruim. É bom saber que ele é essencial ao nosso organismo, pois é responsável pelo transporte de substâncias, produção de hormônios e ácidos biliares. A maior fonte de produção do colesterol vem do fígado (70%) contra 30% da alimentação. Desta forma, fica clara a influência genética. Ao mantermos uma alimentação rica em gordura, grande parte dela ficará circulando pelo corpo, vindo a ficar presa nas artérias, entupindo vasos e causando a arteriosclerose, doença que leva ao endurecimento, fechamento e enfraquecimento dos vasos sanguíneos e ao infarto.
Portanto, uma alimentação saudável é a base de tudo. Gorduras saturadas e as trans contribuem para o aumento do nível de colesterol ruim e a diminuição do bom.
Lembre-se, a saúde tem entrada pela boca, portanto:

  • Evite bacon e queijos amarelos
  • Massas são sempre gordurosas, principalmente nos recheios e molhos. Use molho de tomate natural
  • O consumo de embutidos não é aconselhável. Prefira laticínios magros ou desnatados
  • Substitua o chocolate ao leite pelo de soja ou o amargo que tem menos colesterol e é rico em cacau, que tem a função de antioxidante. Atualmente encontramos chocolates com diferentes percentuais cacau x chocolate
  • Ao consumir carne branca tome cuidado com determinadas partes ricas em gordura, (asa, pés e peles)
  • Ao consumir carne vermelha dê preferência ao lagarto, patinho e coxão duro, que são carnes mais magras
  • A carne de porco nem sempre é muito gordurosa. O lombo tem baixo teor de gordura
  • A ingestão de peixe, pelo menos duas vezes na semana, é importantíssima para a saúde, pois são excelentes fontes de ômega 3
  • A combinação arroz com feijão deve ser sempre refogada com alho, cebola e bem pouco óleo de soja. Se possível, use arroz integral
  • Evite alimentos industrializados, principalmente os doces, pois são ricos em gorduras trans
  • Evite frituras. Até mesmo a farofa deve ser evitada, já que se trata de farinha frita
  • As tão cobiçadas sobremesas devem ser ingeridas com moderação, pois em regra geral são pratos gordurosos, tendo como ingredientes óleo ou manteiga
  • Consuma alimentos ricos em fibras, leguminosas, óleos vegetais e produtos suplementados com fitosteróis (tipo de colesterol vegetal)
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Faça seu exame de série sanguínea com regularidade, sempre sob visita e solicitação médica. Uma boa alimentação associada à prática de atividades físicas pelo menos 3 vezes por semana e durante uma hora contribui para abaixar as taxas de LDL (colesterol ruim) e controlar o HDL (colesterol bom).
Algumas pessoas não deixam de consumir alguns alimentos prejudiciais à nossa saúde e "pagam para ver" o resultado! Esquecem que o preço é caro, pois doenças costumam deixar sequelas, quando não nos tiram a vida!

LEIA TAMBÉM: APRENDENDO A DECIFRAR RÓTULO DOS ALIMENTOS! 

Como vimos o nível de colesterol pode acarretar problemas cardíacos. E crianças não estão livres disto!
Movida pelo grito de socorro de famílias carentes que chegavam a seu consultório com a criança doente sem conseguir atendimento médico especializado na rede pública hospitalar, nasce o PRO CRIANÇA CARDÍACA http://www.procrianca.org.br/historico/
Acesse o link, conheça e participe deste lindo trabalho!

Ana Porto/Sergio Honorato
Gestores



2 comentários:

  1. Ou seja: vá para uma ilha deserta e banque o Tom Hanks (caso voce não seja rico).

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  2. Parabéns pela postagem, como sempre é um excelente artigo. A Internet no Brasil realmente precisa de postagens de qualidade como estas que você está nos oferecendo. Gostaria de lembrar também um ótimo agregador de conteúdos que vem se destacando muito, que é o Pop Blogs:
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