Home Facebook Twitter LinkedIn Feed Perfil Email
Nit Portal Social

↑ Grab this Headline Animator

domingo, 15 de julho de 2012

DEBATE SOBRE EDUCAÇÃO INFANTIL!

O Nit Portal Social mais uma vez unindo suas forças ao Projeto Âncora e divulgando este importante evento:


PROJETO ÂNCORA PROMOVE NESTA SEGUNDA, 16/7, DEBATE SOBRE EDUCAÇÃO INFANTIL E LANÇAMENTO DE LIVRO
DE EX-EDUCANDO DA INSTITUIÇÃO

O tema será discutido pelo autor, Cleriston Izidro dos Anjos, hoje doutorando
pela Universidade Federal de Alagoas, e o professor José Pacheco, idealizador
de pensar pedagógico de autonomia em que se espelha a instituição de Cotia

O Projeto Âncora, entidade que há 16 anos atua com crianças, adolescentes e demais membros da comunidade de Cotia, promove, nesta segunda (16/7), debate aberto ao público sobre Educação Infantil. O tema será discutido pelo professor titular e doutorando em Educação pela UFAL – Universidade Federal de Alagoas, o ex-educando do Projeto, Cleriston Izidro dos Anjos, e o professor José Pacheco, idealizador e fundador da instituição portuguesa Escola da Ponte, modelo de metodologia pedagógica em que se espelha a instituição criada por Walter Steurer no município da Grande São Paulo.

Antes do debate, Cleriston vai autografar, às18h, o livro “Estágio na Licenciatura em Pedagogia: Arte na Educação Infantil”, publicado pela Editora Vozes.  De acordo com o autor, a obra faz parte da Série Estágios – Teoria e Prática dos Estágios Curriculares no Ensino Superior, que tem como proposta ampliar as discussões a respeito do estágio como momento privilegiado da formação dos futuros profissionais. “Nesse sentido, procurei socializar algumas reflexões a respeito do estágio supervisionado na formação de professores para a Educação Infantil e, nesse contexto, o trabalho com as linguagens artísticas com crianças pequenas”, afirma Cleriston.

Sobre o autor
Nascido em São Paulo e criado em Cotia, Cleriston sempre estudou, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, em instituições públicas. Foi um dos primeiros alunos do Projeto Âncora, tendo frequentado, inicialmente, as atividades do Centro de Estudos Complementares. “Comecei participando das atividades do circo e da sala de estudos e, aos poucos, fui me envolvendo com as demais atividades oferecidas. Na adolescência, comecei a frequentar os cursos de educação para o trabalho oferecidos pela entidade em parceria com outras instituições”, lembra.

Como educador no Projeto Âncora, Cleriston afirma que essa experiência foi determinante para escolher sua graduação em Pedagogia, na UNESP.  “No último ano, por exemplo, dediquei-me aos estudos na área de Educação Infantil e, após me formar, retornei para Cotia, para dar início ao mestrado na Faculdade de Educação da USP, com foco em Educação Infantil. Nesse período, voltei a participar das atividades do Projeto Âncora na condição de voluntário. E, em conjunto com outros educadores, começamos a organizar os Encontros de Educação, reuniões mensais com a presença de pais, educadores, estudantes e demais pessoas interessadas em discussões sobre o assunto”, relembra ele, hoje professor efetivo da área de Fundamentos e Práticas da Educação Infantil do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, em Maceió.

Sobre o Projeto Âncora
Fundado em setembro de 1995 pelo empresário Walter Steurer, hoje o Projeto Âncora oferece Creche para crianças de 3 a 5 anos, Ensino Fundamental I para estudantes de 6 a 10 anos de idade e atividades complementares, para um público de até 15 anos, com aulas de circo, skate, artes, música, esportes, informática, culinária, entre outros.  

Para 2013, quando a instituição atinge sua maioridade, o objetivo é abrir o Ensino Fundamental II, atuando, nesta etapa escolar, com o ciclo completo do 1º ao 9º anos. “Cada vez mais, queremos expandir o privilégio às crianças e adolescentes da comunidade de ter uma educação capaz de ensinar a fazer escolhas e traçar um projeto de vida, contribuindo para que cada aluno aprenda a estar, a ser, a conhecer e a agir”, afirma Regina Steurer, viúva do fundador e membro do Conselho Consultivo.

Ana Porto/Sergio Honorato
Gestores

.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui seu comentário é muito importante!

Leia também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares