Home Facebook Twitter LinkedIn Feed Perfil Email
Nit Portal Social

↑ Grab this Headline Animator

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

ANIMAL DE ESTIMAÇÃO - AMIGOS PARA SEMPRE!


Amigos para sempre... Este deve ser o objetivo das famílias quando decidem por trazer um animal  de estimação para dentro de casa. Quando ainda pequenos são pura alegria e traquinices!!! Mas o tempo passa e com ele vem chegando a velhice para os animais.
Gato que esbarra na mobília da casa, cachorro que fica mais tempo deitado e dormindo, demonstrando menos disposição para brincar, que não obedece mais, demora mais tempo para fazer uma refeição de ração... Você já pensou que ele pode não estar enxergando direito, ouvindo bem? Então... seu melhor amigo pode estar entrando na terceira idade! Assim como nós, humanos, eles também necessitam de cuidados especiais.
Estes cuidados requerem atenção, tais como evitar fazer mudanças na posição dos móveis, hábitos e horários para não deixá-lo desorientado; oferecer a ele ração de boa qualidade e de acordo com seu estado de saúde. Consulte sempre um veterinário na hora de comprar a ração para seu animal idoso.
Muitas pessoas estranham, mas gatos e cachorros desenvolvem doenças ditas “humanas” e por isso a ida às clínicas veterinárias devem ser feitas com um pouco mais de frequência,  onde exames são realizados e muitas vezes doenças detectadas ainda em seu início e passíveis de tratamento.
Normalmente, cães de raça de grande porte começam a apresentar os primeiros sinais entre 5 e 8 anos de idade. Os de médio e pequeno porte, entre 6 e 9 anos  (envelhecem mais devagar devido ao seu metabolismo). Com relação aos gatos, são considerados maduros a partir de 8 anos e idosos, a partir dos 10 anos de idade. A partir destas idades os animais começam a apresentar mudanças físicas e comportamentais. Gatos podem não apresentar sinais de senilidade e ter uma vida longa (20 anos ou mais).
Nesta altura da vida dos animais é aconselhável levá-los ao veterinário semestralmente e não somente para vaciná-los. A longevidade do animal é conquistada dia a dia, graças a uma higiene adequada, alimentação equilibrada, vacinas e desparasitações periódicas. Se você acha muito, pense que em média 1 ano humano equivale a 5 a 7 anos do cão, portanto você consegue imaginar uma pessoa idosa ficar 5 anos sem visitar um médico?
Mas, afinal, quais são os principais problemas do animal idoso? Insuficiência Renal Crônica, Insuficiência Hepática, Diabetes, Artrite, Câncer e Insuficiência Cardíaca, estão entre as mais comuns. É sempre bom lembrar que a visita periódica ao veterinário poderá prevenir uma série de problemas à saúde do animal.
O  principal cuidado que devemos ter com os nossos velhinhos é continuar amando-os como nunca, não os deixando de lado nem descuidando deles, agora que já não estão mais tão lindos e alegres como em sua infância. Reconheça que ele foi seu amigo fiel e lhe dedicou toda uma vida! E agora é a hora de você retribuir tanto amor e fidelidade!

Para sorte de alguns animais que estão vivendo à sua própria sorte, nas ruas da cidade,  a ONG DO CÃO http://www.ongdocao.org.br/quem-somos/ é uma entidade  atua em São José dos Pinhais/Paraná e em alguns bairros de Curitiba e Região Metropolitana em prol dos cães abandonados.
Há uma superpopulação de cães nas ruas, causada por sua procriação indiscriminada e pelo abandono desses animais. Esse quadro acarreta problemas para todos os envolvidos—humanos, animais, domésticos e fauna ativa.
A ‘solução’ tradicional— o sacrifício de centenas desses animais de formas nem sempre indolores — é tão cruel como ineficaz, de acordo com a Organização Mundial de Saúde — OMS.
Além dos animais abandonados, inúmeros outros são rotineiramente abusados e maltratados, em flagrante desrespeito às leis vigentes e aos valores humanitários.
Junte-se à ONG DO CÃO, através de seu trabalho voluntário, doações, ou contribuições!

 “Por favor, tenha compreensão comigo quando eu envelhecer. Não pense logo em me abandonar para adotar um cãozinho novo e bonitinho. Você também envelhece!”

Ana Porto/Sergio Honorato
Gestores


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui seu comentário é muito importante!

Leia também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares