Home Facebook Twitter LinkedIn Feed Perfil Email
Nit Portal Social

↑ Grab this Headline Animator

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

CASA SUSTENTÁVEIS E AUTOSSUFICIENTES!



Ter a casa própria é um sonho de todos nós! Porém, cada vez mais existe a necessidade de fazer com que elas sejam economicamente e ecologicamente corretas.
Um exemplo disso é o que criou o arquiteto Manoel Vieira Lopes, da Universidade do Porto, Portugal, um protótipo de casa-girassol, onde o objetivo é aliar  o aproveitamento energético ao design. A maior produção de energia elétrica e seu aproveitamento é o objetivo principal do projeto Casas em Movimento. Mas porque o nome “Casa em Movimento”?  É que a casa tem dois tipos de movimentos combinados: um de rotação sobre ela mesma e o outro, uma pala que roda em função da luz solar.

Esse projeto http://www.casasemmovimento.com/videos.html buscou um maior aproveitamento térmico, energético e quanto a iluminação. Mas e no verão? Com a casa buscando sempre a energia solar ela se tornará muito quenteDefinitivamente, não! Ela possui uma cobertura móvel no telhado, fabricada com painéis fotovoltaicos e que também reveste uma das fachadas garantindo temperaturas mais amenas no verão.  O uso combinado de cortiça e madeira em sua construção, materiais conhecidos por sua excelência, como isolantes térmicos  contribuem para a eficácia energética da residência. Uma casa que reage de acordo com o posicionamento do sol cujo interior pode ser adequado à necessidade da família, permitindo melhor aproveitamento de espaços e a grande capacidade de moldagem da mesma, podendo tanto aumentá-la quanto diminuí-la, acrescentando ou retirando um módulo, sem precisar quebrar nada. Outra fantástica opção é que podemos levá-la para onde quisermos, em caso de mudança.  É tudo isso é que faz dela uma opção de construção inteligente. Só nos falta saber o custo final dessa construção e torcemos para que ela seja acessível para as tantas famílias que hoje buscam adquirir seu imóvel.

A apresentação desse novo tipo de construção será no âmbito da Solar Decathlon http://www.sdeurope.org/?lang=en  - um evento de habitações unifamiliares, em Setembro desse ano, na Espanha, onde também estará participando do concurso um grupo de profissionais e estudantes da USP – Universidade de São Paulo e UFSC – Universidade de Santa Catarina com a Ekó House http://www.nitportalsocial.blogspot.com.br/2012/07/nit-portal-social-artigo-eko-house-casa.html

Enfim, uma nova geração de casas sustentáveis e autossuficientes  está sendo criada, para satisfazer as necessidades do planeta e das famílias!

Com a finalidade de apoiar e desenvolver ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida das populações em geral, em harmonia com a preservação do meio ambiente, foi criado o Instituto Socioambiental de Viçosa, ISAVIÇOSA http://www.isavicosa.org/index.htm. Através de atividades de caráter social, cultural, técnico e científico, o ISAViçosa busca contribuir para a construção de soluções criativas e locais para os desafios e problemas socioambientais da atualidade.  A sede do ISAViçosa está situada no Sítio Palmital, na comunidade do Palmital, Zona Rural do Município de Viçosa, região da Zona da Mata de Minas Gerais. O Palmital destaca-se por abrigar as principais nascentes do Ribeirão São Bartolomeu, que fornece cerca de 50% da água captada para o abastecimento da Zona Urbana de Viçosa.
O Instituto desenvolve ações de promoção, fortalecimento e intercâmbio da cultura, educação ambiental, e apoio à organização e desenvolvimento comunitário sustentável, e oferece serviços técnicos e capacitação na área de meio ambiente, planejamento e gestão participativa.

“Interessa-me o futuro porque é onde vou passar o resto de minha vida!”
Woody Allen

Ana Porto/Sergio Honorato
Gestores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui seu comentário é muito importante!

Leia também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares