Home Facebook Twitter LinkedIn Feed Perfil Email
Nit Portal Social

↑ Grab this Headline Animator

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

XÔ, CANSAÇO!

Não sei de onde vem tanto cansaço! Nossa, que cansaço!!! Frases tão comuns que falamos e escutamos e que já fazem parte de nossos dias quer em casa ou no trabalho. Às vezes atribuímos a noites mal dormidas, outras vezes a excesso de trabalho e vem sempre acompanhado de desânimo, fadiga, sonolência, letargia, fraqueza, astenia e algumas vezes de falta de ar. Pessoas sedentárias, com excesso de peso, terão mais queixas de cansaço do que aquelas que têm atividade física periódica e estão dentro do peso ideal. Quadros viróticos, principalmente os virais, também podem acarretar cansaço, mas com curta duração de tempo. Mas o cansaço também pode atingir pessoas de vida corrida, com excesso de trabalho e responsabilidade, alto nível de estresse e pouco ou nenhum tempo para exercícios e lazer.
Na verdade, não vamos nos aprofundar muito nesta questão, pois nosso foco é justamente deixar aqui dicas para espantar e afastar a fraqueza e ter mais energia:

  • Chá Verde - segundo estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, ele garante mais disposição que o café, por também conter catequina, que incentiva os processos químicos do cérebro e dá energia, além da cafeína.
  • Chá de Hortelã - A médica britânica Sarah Brewer em seu livro Fontes de Energia indica esta bebida para reanimar a mente já que é capaz de fortalecer a função cerebral e aumentar a concentração e o desempenho mental.  
  • Evite Açúcar e Doces - Estes alimentos dão energia, mas só por um curto espaço de tempo devido à quantidade de açúcar em nosso sangue subir muito e logo depois cair. De acordo com estudos da Universidade de Roehampton o ideal é trocar os carboidratos normais pelos integrais, que liberam força de maneira mais lenta.
  • Coma banana - Por ser rica em potássio e vitamina B6, ela é ótima fonte de energia. Ela também incentiva o funcionamento muscular e mental.
  • Durma o tempo necessário - O sono quando passa das 8 horas de intervalo ou por menos de 6 horas prejudica a energia. Pesquisa realizada pela Universidade de Londres mostrou que qualquer um dos dois hábitos afeta o raciocínio e as funções cerebrais.
  • Um estudo da Universidade de Northumbria indica que mascar chiclete estimula o cérebro, reduz o estresse e até ajuda na memória. Este fato deve-se a ação dele ser na mesma área do cérebro responsável por nos despertar pela manhã. Dê preferência aos de menta e sem adição de açúcar.
  • Uma automassagem também é bem produtiva. Comece massageando o pescoço de baixo para cima com a ponta dos dedos. Depois, toque ao redor do crânio e esfregue levemente o couro cabeludo. Para alongar, enlace as mãos atrás da cabeça e pressione resistindo com a cabeça. Espere três segundos e relaxe. Repetir por dez vezes o exercício. Em seguida, fazer o mesmo com as mãos na testa.
E então, pronta para dar início às mudanças em sua vida? Lembre-se são atitudes muito simples, mas que fazem a diferença na sua energia! 

Apresentamos a vocês o AKATU http://www.akatu.org.br/ Consumo Consciente para um Futuro Sustentável. O Akatu entende consumo não apenas como um ato pontual, mas como um processo, que começa antes da compra e termina depois do uso, envolvendo escolhas como:
Por que comprar? De quem comprar? O que comprar? Como comprar? Como usar? Como descartar?
O ato de consumo consciente implica avaliar, em cada uma destas escolhas, que impactos estão sendo gerados e como eles podem ser minimizados ou potencializados na direção de uma sociedade mais sustentável. É consumir de forma diferente: tendo no consumo um instrumento de bem estar e não fim em si mesmo. É consumir sustentavelmente, de modo a deixar um mundo melhor para as próximas gerações. É consumir solidariamente, fazendo escolhas de consumo buscando aumentar os impactos positivos e diminuir os impactos negativos: em si próprio, na sociedade, na natureza e na economia.

"É que tem mais chão nos meus olhos do que cansaço nas minhas pernas, mais esperança nos meus passos do que tristeza nos meus ombros, mais estrada no meu coração do que medo na minha cabeça."
Cora Coralina



Ana Porto/Sergio Honorato
Gestores


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui seu comentário é muito importante!

Leia também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares