Home Facebook Twitter LinkedIn Feed Perfil Email
Nit Portal Social

↑ Grab this Headline Animator

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

ARQUITETURA SUSTENTÁVEL, O FUTURO DO PLANETA!

Já foi o tempo em que para gerar energia elétrica era necessária a construção de represas e usinas, o que, em geral, é necessário o alagamento de uma grande extensão de terra e muitas vezes mexer no caminho original traçado pelo rio, causando grandes danos ao meio ambiente. Mas, infelizmente, muitas cidades ainda dependem desse tipo de geração de energia! 

O homem, com sua capacidade aliada ao desenvolvimento de novas tecnologias, acabou por descobrir o que passou a ser chamada de "energia limpa" - energia solar e energia eólica fontes praticamente inesgotáveis e não deixando resíduos no meio ambiente -  bastando dizer que uma hora de sol despeja sobre a Terra uma quantidade de energia maior que o consumo do mundo em um ano inteiro.
E foi justamente por ter conhecimento desta possibilidade que Freiburg, uma cidade da Alemanha, com aproximadamente 200 mil habitantes, hoje é conhecida como um exemplo de "Cidade Solar"

Na década de 70, debates sobre a construção de uma usina nuclear na região, acabaram por contribuir na transformação da  política energética da comunidade. Anos depois, a cidade tornou-se pioneira na criação de um projeto energético urbano, em parceria com a concessionária de energia local, com ênfase na utilização de energias renováveis e eficiência energética. No ano de 1996, o conselho da cidade elaborou um plano de proteção do clima global com princípios de aspectos ecológicos no desenvolvimento da comunidade. De acordo com esse plano, essa nova forma de gerar energia evitaria a emissão de mais de 160.000 toneladas de CO2 por ano na atmosfera.

Ultimamente,Sonnenschiff, bairro de Freiburg, tem sido pioneiro no que diz respeito à arquitetura sustentável. Projetada por Rolf Disch, esse tipo de construção busca a produção de energia de forma eficiente e sustentável, ao incorporar grandes placas solares inteligentes funcionando como toldos. A captação de energia solar inteligente se dá em todos os telhados das casas não ficando de fora nem mesmo os edifícios, que podem gerar até quatro vezes toda a energia que consomem. Este projeto foi concebido considerando os aspectos gerais da comunidade, sua densidade, tamanho dos telhados,  acessibilidade da população, espaços verdes e exposição solar. Trata-se de um bairro pequeno, que tem em torno de 52 casas, com uso comercial e residencial. Algumas casas possuem telhados verdes que fazem pleno uso dos recursos do sistema de captação solar e também possuem sistemas de aproveitamento de águas pluviais que encaminham toda a água para o sistema de irrigação dos jardins e utilização nos banheiros.

Que novas "Freiburg" venham a ser construídas pelo mundo à fora. Que o homem ao criar bairros, loteamentos, condomínios, possa se conscientizar da necessidade de construções ecologicamente corretas, pois somente dessa forma conseguiremos dar ao planeta melhores condições de oferecer àqueles que nele vivem e viverão uma melhor qualidade de vida.

ASBC, sigla de "Aquecedor Solar de Baixo Custo" é a proposta da instituição SOCIEDADE DO SOL http://www.sociedadedosol.org.br/ de forma gratuita. Trata-se do projeto de um aquecedor solar de água, de 200 a 1000 litros, destinado a substituir parcialmente a energia elétrica consumida por 36.000.000 de famílias brasileiras, usuárias do chuveiro elétrico em casas e apartamentos. 

Que outras atitudes como essa venham somar ajuda para aqueles que não têm acesso a esse tipo de tecnologia, devido a seu custo. 
Assim, tanto o cidadão quanto o planeta, agradecem!

"Vamos dar uma pequena permissão para a Natureza tomar o seu próprio caminho. Ela entende melhor de seus próprios assuntos do que nós."
Michel de Montaigne  

Ana Porto/Sergio Honorato
Gestores


4 comentários:

  1. Soluções para edifícios verdes e sustentáveis são temas muitos discutidos atualmente.
    Grandes empresas oferecem alternativas e conceitos interessantes que abrangem eficiência e sustentabilidade para área de arquitetura sustentável.
    Vale a pena conferir as inovações apontadas por esse site.

    http://www.siemens.com.br/desenvolvimento-sustentado-em-megacidades/edificio-verde.html

    Alessandra Ribeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente esse tema tem sido muito discutido nos tempos atuais, mas, infelizmente, pouco divulgado Alessandra Ribeiro. Em geral, somente simpatizantes e pessoas ligadas ao meio é que tomam conhecimento. E, para que as pessoas tomem consciência da importância dessas inovações é que o Nit Portal Social busca, através do portal, divulgar e conscientizar pessoas.
      Ana Porto

      Excluir
  2. Sou engenheira civil e quero muito tirar uma especialização em energias renováveis porque acredito que são um fator essencial no futuro de um planeta saudável :)
    Quero e vou contribuir para um planeta mais verde :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dos objetivos do trabalho do Nit Portal Social é divulgar e conscientizar a importância da sustentabilidade para o homem e o planeta! Que você consiga realizar sua especialização e contribuir para um planeta e uma vida melhor, amiga!
      Ana Porto

      Excluir

Aqui seu comentário é muito importante!

Leia também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares