Home Facebook Twitter LinkedIn Feed Perfil Email
Nit Portal Social

↑ Grab this Headline Animator

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

AMAZONAS E O PODER DA "MULHER ENCANTADA"!

Impossível falar da região amazônica e não falar de suas florestas, rios e lendas

Cantada em prosa e verso, hoje levaremos até vocês a Lenda da Iara, Uiara ou Ipupiara, um dos seres mitológicos mais falado e conhecido daquela região onde crendices  são muito comuns entre os nativos que ainda não se libertaram dos usos, costumes e tradições deixadas por seus antepassados.

Consegue imaginar uma linda mulher morena, cabelos longos, lisos e negros, olhos castanhos e corpo escultural? Assim é Iara! Seu poder de sedução é extremamente forte por sua beleza e canto envolventes; vive nos rios a banhar-se nua ou sobre as pedras nas enseadas e exerce um forte fascínio sobre os homens. Dizem que quem a vê, não resiste e acaba por atirar-se nas águas e muitas vezes não mais retornam. Andar pelos rios do Amazonas requer muita sorte, pois a qualquer momento pode ser surpreendido e atraído pela sereia puxando os barcos e seus navegadores para as pedras, de difícil acesso. Aqueles que sobreviveram aos seus encantos mergulhando, mas conseguindo retornar, se apresentam como se tivessem sido hipnotizados, assombrados com tudo o que viram que vai desde castelos, séquitos (comitiva, cortejo) e cortes de encantado.

O povo do Amazonas a descreve como metade mulher, metade peixe, já outros dizem que sua cauda é apenas um tipo de vestimenta que usa por vaidade e que ela traz na testa uma estrela cintilante que atrai e hipnotiza os homens e aqueles que conseguem sobreviver necessitam de muita reza e pajelança (ritual de cura, através de ervas, realizado por chefe religioso indígena) para que saiam do encantamento causado pela força de seu magnetismo. A sabedoria cabocla adverte que sempre ao ouvir esse canto, o homem devem se afastar o mais rapidamente possível e rezar muito... mas geralmente acontece o contrário, ele é atraído pelo canto e vai em direção a ele, para poder encontrá-la.

Em aldeias indígenas existe a lenda do Jaguarari, índio forte e guerreiro da tribo Tuxaua, bonito, alegre, bondoso e querido por todos, que um dia saiu para pescar quando ouviu um canto e avistou uma linda mulher, de cabelo da cor das flores e das plantas, cuja boca tinha o brilho do sol, sua pele exalava perfume e tinha olhos da cor de jabuticaba, a banhar-se nua nas margens do rio à sombra de um Tarumã. Quando ela cantava os pássaros se calavam e as águas das cachoeiras e rios paravam de correr para não atrapalhar seu canto. Sua atração por ela foi tão grande, que Jaguarari mergulhou, se apaixonou e a partir de então, não conseguiu mais ser o mesmo homem, vivendo calado, triste e com lembranças daquele dia em que pode ver aquela mulher que lhe despertou amor, paixão e prazer e sempre ao dormir ouvia o canto inebriante de sua Iara.

Em alguns lugares do Amazonas dizem que Iara é um boto-fêmea e em outros dizem ser a própria boiuna (cobra grande).

Quer conhecer outras lendas? Então acesse http://www.nitportalsocial.blogspot.com.br/2011/06/conquistando-seu-amor-com-piripirioca.html "Conquistando seu Amor com Piripirioca!" e "Lenda Baré, o Amor Além da Vida!" http://www.nitportalsocial.blogspot.com.br/2011/07/lenda-bare-o-amor-alem-da-vida.html

E ao falarmos em povos indígenas gostaríamos de dar conhecimento a todos vocês de uma instituição, "NOSSA TRIBO" http://www.nossatribo.org.br/index_2.asp que busca ampliar a comunicação entre os povos tradicionais indígenas e os não índios, defender a diversidade cultural, ambiental e os direitos humanos bem como promover e realizar cursos de informação, documentação e projetos culturais indígenas que estimulem o desenvolvimento socioeconômico democrático, a preservação de suas tradições e a garantia de acesso destas etnias à informação.

"Todo ser humano nasce destituído de pensamentos racistas e preconceituosos;  a  convivência social é quem os insere nas mentes das pessoas fracas.”

Ana Porto/Sergio Honorato
Gestores 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui seu comentário é muito importante!

Leia também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares