Home Facebook Twitter LinkedIn Feed Perfil Email
Nit Portal Social

↑ Grab this Headline Animator

terça-feira, 27 de novembro de 2012

RADIOATIVIDADE E AS SUAS FACES OCULTAS!

Vamos começar nosso artigo com uma viagem ao passado: ano de 1945, com a explosão da bomba atômica em Hiroshima e Nagasaki, que dizimou aproximadamente 1/4 (cerca de 220 mil pessoas) da população das duas cidades.

Isso é fato, mas as consequências causadas durante muitas e muitas décadas pelo efeito da radioatividade levaram muitas outras pessoas á morte. Uma pesquisa realizada pelo instituto nipo-americano Radiation Effects Research Foundation mostrou que a radiação fez aumentar a incidência de câncer (leucemia) entre os sobreviventes das duas cidades, causado pela radioatividade, assim como provocou danos genéticos que foram transmitidos pelos sobreviventes aos seus filhos e aos filhos de seus filhos. Os efeitos da radioatividade podem ser a curto ou longo prazo já que o indivíduo que a recebe sofre a alteração genética, que pode ser transmitida na gestação, pois os raios afetam os átomos que estão presentes nas células, provocando alteração em sua estrutura. Esses efeitos podem ser drásticos, como vimos acima, no aumento substancial do número de incidência de morte por leucemia bem como a perda das propriedades características dos músculos e da capacidade de efetuar as sínteses necessárias à sobrevivência do ser humano.

PLANETA TERRA E A ÁGUA! 


Recentemente vimos um episódio preocupante na cidade de Fukushima, Japão, em suas usinas radioativas, mas em nossa memória também ficou marcado o acidente de Chernobyl, que teve 200 vezes mais radiação do que a bomba atômica, cujos territórios contaminados tiveram retirados aproximadamente 200m² de granito, 2500 km de estrada foram asfaltadas e alguns vilarejos destruídos e soterrados, mas, mesmo assim, não foi possível a recuperação de todas as áreas contaminadas. E a prova de que a genética dos seres vivos é alterada, é a estranha mariposa encontrada recentemente na Rússia.

Como sempre acontece, os japoneses têm uma capacidade ímpar na reconstrução de suas tragédias, porém existem fatores que fogem de sua  capacidade, tais como a água do mar utilizada para resfriamento de seus reatores  que ficou contaminada e ao evaporar levou partículas radioativas à atmosfera, principalmente césio; a nuvem radioativa gerada pelas três usinas de Fukushima em suspensão na atmosfera moveu-se em direção a costa dos Estados Unidos e como não temos poder sobre a natureza, havendo convergência de fatores climáticos (zona de baixa pressão, umidade relativa do ar)  chuva radioativa sobre a região é passível de acontecer.

A radioatividade por muitas vezes traz benefícios à humanidade, pois é utilizada no tratamento de tumores cancerígenos na medicina, na ciência tem a finalidade de promover o estudo da organização atômica e molecular de outros elementos e na indústria é utlizada para obter energia nuclear, mas, como pudemos constatar acima, ela também pode matar ou gerar alterações genéticas nas espécies existentes no planeta.

Inúmeros países, inclusive o Brasil, realizam estudos sobre esse problema visando reduzir ou eliminar os aumentos da radioatividade natural causados pelas tecnologias causadas pelo homem, pois muitas pessoas podem estar sendo expostas, sem saber, a níveis elevados de radiação, por causa do acúmulo de elementos radioativos em resíduos de  processos industriais.



Não devemos esquecer também do risco que diariamente  nos expormos ao uso constante de aparelhos celulares e microondas, através da radiação eletromagnética. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde - Maio/2011) as radiações emitidas por aparelhos celulares são possivelmente cancerígenas. Não existem estudos suficientes a longo prazo para concluir se a radiação desses aparelhos é segura, mas há dados suficientes que mostram uma possível conexão, e que os consumidores devem ser alertados. 

Tempos atrás, o programa "Fantástico" ensinou um teste para verificar se o forno de microondas está deixando passar para o lado externo essa radiação:  

Coloque uma maçã na parte superior de seu aparelho. Coloque algum alimento dentro de seu forno (ele não deve funcionar vazio) e ligue-o durante dois minutos. Após desligar automaticamente, pegue a maçã e parta ao meio. Caso apresente manchas escuras por dentro é sinal de que seu funcionamento não está adequado, pois houve cozimento da maçã, mesmo fora do aparelho.

Novas descobertas fazem parte da evolução e do progresso da humanidade como um todo, mas que elas venham a dar ao ser humano e ao planeta verdadeiras soluções e não problemas, pois esses já temos demais!

Falamos aqui sobre má formação genética e doenças causadas pela radioatividade e sabemos que medidas de prevenção, nessa situação, podem evitar as consequências causadas. 

LEIA TAMBÉM: AO INVÉS DE LAVAS VULCÂNICAS UM SANTUÁRIO, ATOL DAS ROCAS! 




"A vida é tão preciosa para uma criatura muda quanto é para o homem. Assim como ele busca a felicidade e teme a dor, assim como ele quer viver e não morrer, todas as outras criaturas anseiam o mesmo."
Dalai Lama


Ana Porto/Sergio Honorato
Gestores


Um comentário:

Aqui seu comentário é muito importante!

Leia também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares