Home Facebook Twitter LinkedIn Feed Perfil Email
Nit Portal Social

↑ Grab this Headline Animator

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

LENDAS DO AMAZONAS

Portal de Negócios e Responsabilidade Social Nit Portal Social
As lendas do Amazonas mexem com nosso imaginário e, de alguma forma, voltamos a ser crianças!

Imagine-se no meio da mata e, de repente, escuta um assovio estridente... que parece estar gritando seu próprio nome... Pode ser um pássaro, sim, pode... mas também pode ser a Matinta Perêra, uma velha senhora de hábitos noturnos, principalmente se não houver lua
E quando o caboclo escuta o assovio dela, se aquieta!

Como em um filme de terror assombra as noites daqueles que zombam ou a tratam mal durante o dia, sobrevoando suas casas, deixando os animais com medo e agitados. Pode tomar a aparência de porco, cavalo, galinha, pássaro... E tem também uma característica: gosta de mascar tabaco... e ai daquele que prometer dar um pouco de fumo para ela e não cumprir com a promessa feita... prepare-se para receber uma não muito agradável visita, logo cedo pela manhã...

Contam os caboclos que existem duas formas de identificar a Matinta Perêra:

Ao ouvir o assovio, deve-se gritar bem alto: "Vem buscar tabaco!" Caso, pela manhã bem cedo, for surpreendido com uma mulher bem idosa batendo à sua porta e dizendo: "Bom dia... Desculpe ser tão cedo, mas é que eu vim aqui buscar o tabaco e uma xícara de café que o senhor me prometeu na noite passada..."  Pode ter certeza de que é ela!
É bom que o tabaco já esteja separado para ser oferecido à senhora, pois, caso contrário, a família não terá uma noite das mais agradáveis!

A outra forma é através de uma simpatia que deve ser feita à meia-noite, enterrando uma tesoura virgem aberta, com uma chave e um terço sobrepostos e dizendo a seguinte frase:

"Matinta Perêra, papa-terra já morreu. Quem te governa sou eu!" 

Isso serve de fetiche, deixando a Matinta presa ao local, não conseguindo dele se afastar.

Mas, afinal, qual seria a aparência dessa mulher? Seria como tantas outras senhoras de idade, castigadas pelo tempo? Não! Dizem aqueles que juram tê-la visto na mata que tem os cabelos completamente despenteados, caídos no rosto, veste-se com um vestido preto, com aparência de muita idade e que flutua no ar com os braços erguidos. Pode ser provida de asas ou não. A que possui asa pode se transformar em pássaro e voar pelas cercanias do lugar onde mora; a que não tem, anda sempre acompanhada por um pássaro, considerado agourento e identificado como rasga-mortalha (coruja). Aqueles que se depararem com ela ficam estagnados, paralisados de tanto pavor

Ela tem uma característica muito própria, conta a lenda: Ao sentir a proximidade de sua morte, vaga pelas redondezas gritando: "Quem quer? Quem quer?" E ai daquele, desavisado, que responder "eu quero!"... A partir daí terá herdado a maldição de se tornar uma Matinta Perêra
Acredita-se que ela tenha poderes sobrenaturais, causando prejuízos, sendo capaz de lançar feitiços sobre suas vítimas, principalmente na saúde, causando fortes dores de cabeça e podendo até levar a pessoa à morte.

Eu sempre me pergunto: Onde o homem busca inspiração para criar lendas tão ricas em detalhes? São caboclos, homens de origem humilde, mas de uma criatividade inimaginável! E, como eles mesmos dizem: JURO QUE VI!




E falando em estórias... indicaremos aqui o  "Contador de Histórias” que através do projeto Pólen,  visa trabalhar os valores populares, a cidadania, a dignidade e a importância da preservação ambiental.

Tudo é feito com a apresentação de  um espetáculo de teatro, que reúne estórias genuinamente brasileiras com cânticos populares interagindo todo o tempo com a platéia. O Projeto se apresenta em escolas, hospitais etc.

Conheça mais deste trabalho e nos ajude a divulgá-lo!

“São poucos os que sentam para ouvir histórias. São poucos os que se dedicam a contar histórias. Por serem poucos, são raros e necessários.”
Inajá Martins de Almeida 

Ana Porto/Sergio Honorato


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui seu comentário é muito importante!

Leia também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares