Home Facebook Twitter LinkedIn Feed Perfil Email
Nit Portal Social

↑ Grab this Headline Animator

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

CURSO DE QUALIFICAÇÃO E EMPREGO NA ÁREA OFFSHORE!

Portal de Negócios e Responsabilidade Social Nit Portal Social
Vivemos um tempo em que o mercado de trabalho quase sempre exige "experiência anterior" na área a ser pleiteada a vaga. E aqueles que acabam de concluir sua graduação ou curso técnico se veem em uma situação complicada, pois muito embora estejam capacitados, de modo geral, não conseguem a colocação de emprego.

Hoje vamos falar especificamente da área de vagas Offshore (Plataforma de Perfuração), onde experiência anterior é de suma importância. Penso que essa experiência é exigida devido a ser uma indústria cara, de bilhões de dólares, onde colocar pessoas inexperientes para manusear o maquinário, quase sempre complexo, pode acarretar em danos para os equipamentos e consequentemente, prejuízo para a empresa. 

Mas não seria viável treinar o pessoal contratado, caso não tivessem experiência? Preparar um programa de treinamento para esses novos profissionais, sem comprometer o tempo daqueles mais experientes (sênior) e nem atrapalhar as operações da plataforma?

As empresas que trabalham nessa área buscam retorno imediato, "time is money" e, portanto, gastar tempo em aperfeiçoar seu corpo de funcionários técnicos para o trabalho seria puro desperdício. No caso de campos de exploração de petróleo, a empresa só tem de volta seu investimento e lucro, ao colocá-los em produção. Milhões são investidos para encontrar o óleo. Para se ter uma idéia do dinheiro que é investido, uma sonda de perfuração, pode variar em média de US$ 100.000 a US$ 700.000, aluguel diário. Qualquer erro ou descuido, como deixar cair a broca dentro do poço, poderá resultar em um atraso de um a dois dias para recuperá-la... e o aluguel correndo com a sonda parada.
No caso de Plataformas de Produção, erros também comprometem todo um trabalho e gera prejuízos. Vamos dar como exemplo uma manobra errada de um Operador de Produção ou Técnico de Manutenção de Equipamento que acarrete em um shut down (desligamento completo) na plataforma e consequentemente milhares de barris de petróleo deixando de serem processados por dia e milhões de dólares a menos entrando na conta-corrente da empresa.

Além da dificuldade encontrada no "tempo de experiência anterior", os candidatos também se deparam com um grave problema: trata-se de uma indústria fechada, onde vagas são dadas de "pai para filho ou apadrinhados" o que acaba ocasionando um rodízio de profissionais entre as empresas, o que dificulta ainda mais para os novos que estão chegando ao mercado. Para se ter uma idéia, 20% das vagas oferecidas na indústria do petróleo são preenchidas diretamente através de currículos enviados e 80% preenchidas por indicação!

Como quase todo serviço executado a bordo de uma plataforma, tem um grau de risco elevado é muito pouco provável alguém, sem experiência anterior, ser admitido para a função. Então, não conseguirei nunca trabalhar na área para qual me capacitei? Nossa dica é que você busque oportunidades em empresas onshore (empresas de Engenharia, Apoio Logístico, Fabricação e Comercialização de Equipamentos, Construção e Montagem Industrial, Estaleiros, Companhias Elétricas, Indústria de Automação etc.) que trabalhem indiretamente para as empresas offshore. Assim você estará ganhando experiência para tentar, mais tarde buscar seu objetivo, bem como aumentando sua rede de conhecimentos com aqueles que já trabalham na área e que poderão lhe abrir caminhos na hora certa.

O mais importante é não desistir! É focar seu objetivo e buscar "atalhos" que possam, em um futuro breve, conduzí-lo para a estrada principal e assim, alcançar seu sonho!

E por falar em cursos de capacitação, o Nit Portal Social através de uma parceria com o Ricardo Fácil, oferece para todos vocês cursos online em diversas áreas, inclusive em Petróleo e Gás e dessa forma você estará ajudando e participando junto conosco do trabalho de divulgação e conscientização de Responsabilidade Social e a mantermos esse Portal a pleno vapor de trabalho!

Aqui vai nossa contribuição nessa sua nova conquista - Guia de Emprego Offshore e BOA SORTE!

Como sempre fazemos, falaremos aqui sobre uma instituição que vem lá de Salvador, Bahia, cujo objetivo é promover a formação de crianças, adolescentes e jovens através do uso qualificado e criativo das tecnologias da informação e da comunicação bem como também viabilizam junto às empresas, a contratação e formação de jovens aprendizes. Conheça melhor o trabalho da CIPÓ Comunicação Interativa e contribua para esse trabalho de Responsabilidade Social!

"Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si mesmo." 
Ayrton Senna


Ana Porto/Sergio Honorato
Gestores

2 comentários:

  1. Ola,
    Saberia informar nomes de empresas que trabalhem ONSHORE?!?!?
    Acredito, que alem de todas as dificuldades acima citadas, exista a dificuldade em saber quais empresas fazem os serviço.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Fernando, existe esta dificuldade de pesquisa aqui na internet. Mas, para quem se habilitou para trabalhar nesta área, creio ser mais fácil obter esta informação.
      Um abraço,

      Ana Porto

      Excluir

Aqui seu comentário é muito importante!

Leia também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares