Home Facebook Twitter LinkedIn Feed Perfil Email
Nit Portal Social

↑ Grab this Headline Animator

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

OPORTUNIDADE DE EMPREGO? AQUI TEM!



Portal de Negócios e Responsabilidade Social Nit Portal Social
Assistimos nas últimas décadas crescer, cada dia mais, o número de faculdades em nosso país e decair, cada vez mais, a qualidade de ensino prestado por elas. O mesmo acontece com cursos técnicos e de qualificação, que colocam no mercado de trabalho pessoas despreparadas para desempenhar suas funções.

Segundo o presidente do Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Márcio Pochmann, um dos principais problemas de empregabilidade da mão-de-obra no Brasil é a baixa qualificação ou uma qualificação inadequada. Ele sugere que houvesse um plano nacional que organizasse, integrasse e articulasse as diferentes instituições que são responsáveis pela qualificação da mão-de-obra.

No setor industrial, algumas empresas, às vezes, precisam importar trabalhadores, devido à dificuldade de encontrar no mercado o profissional que necessitam. Volta e meia ficamos sabendo que empresas enviaram seus headhunters -  pessoas que atuam na busca por profissionais de perfis pré-estabelecidos – para o exterior, para que encontrem os profissionais para os cargos que a empresa busca preencher.

Pelo que pudemos constatar é importante  investir na formação educacional básica, pois aproximadamente 10% de nossos jovens estão na universidade, contra de 30% a 50% de jovens de outros países que fazem o curso universitário.
De acordo com o professor de Economia da UnB - Universidade de Brasília, Carlos Alberto Ramos, “a educação não é um processo de fazer lingüiça, falando popularmente, ou seja, isso leva muito tempo. Imaginemos que faltam engenheiros em certos setores de atividade. Produzir, entre aspas, um engenheiro leva muitos anos. Então as políticas públicas são de longo prazo. Um investimento na formação profissional, na acumulação de habilidades, é um processo de longo prazo, é um investimento que um país faz na força de trabalho que ele tem.”

Tendo em vista dois eventos de grande magnitude que irão acontecer nos anos de 2014 – Jogos Olímpicos e 2016 - Copa do Mundo, deveríamos estar a alguns anos concentrando nossos esforços para que o Brasil não venha a ter problemas de mão-de-obra qualificada para atender a demanda do mercado.

Aqui no Brasil, nossas universidades são avaliadas através do ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - cujo resultado mostra o desempenho dos alunos daquela universidade. Portanto, antes de prestar vestibular para uma universidade consulte e veja o conceito da mesma.

Sempre que for procurar algum curso, técnico ou não, busque antes por informações a respeito dele, tais como seu corpo técnico e docente. Se for alguma área em que você esteja buscando qualificação, procure conhecer o conceito deste curso junto às empresas do ramo. Inúmeras empresas costumam buscar seus profissionais através desses cursos e aí está sua oportunidade de entrar no mercado de trabalho.

Mas se seu objetivo é trabalhar no exterior encontramos um site que lhe dá uma grande ajuda nessa busca, pois lhe apresenta links de organizações  ou de governos que ajudam a achar um emprego em outro país. Mas não se esqueça:  faça sempre uma busca com relação a opiniões de pessoas que tiveram esse tipo de experiência através de determinada instituição, para que você não leve "gato por lebre" ou "caia no conto do vigário"!

CURSOS ON LINE GRÁTIS COM CERTIFICADO DA FGV. 


Apesar de todas as dificuldades encontradas, penso que trabalhar aqui no Brasil ainda é a melhor escolha, basta apenas que você invista alguns anos e algum recurso financeiro em conhecimento e capacitação! 

Mas se definitivamente sua vontade for de trabalhar no exterior, lembre-se que o Inglês é a língua comercial mais usada e que você provavelmente terá necessidade de ter fluência no idioma. Se você conhece alguém (baixa renda) e que tem vontade de aprender o idioma, conheça o trabalho da Cidadão Pró-Mundo que  promove o ensino de inglês de qualidade em comunidades que normalmente não teriam essa chance. 
O trabalho começou no Capão Redondo, em São Paulo e hoje atinge seis comunidades no estado de São Paulo e duas no Rio de Janeiro e tem no ensino da língua uma ferramenta para a promoção de cidadania e uma oportunidade para o desenvolvimento de todas as pessoas. Acesse o site, conheça o trabalho deles e ajude a divulgá-lo!

"Eu descobri que sempre tenho escolhas. E muitas vezes, trata-se apenas de uma escolha de atitude." 
Judith M. Knowlton

Ana Porto/Sergio Honorato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui seu comentário é muito importante!

Leia também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares