Home Facebook Twitter LinkedIn Feed Perfil Email
Nit Portal Social

↑ Grab this Headline Animator

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

TERCEIRA IDADE - VIVENDO E APRENDENDO CADA DIA MAIS!

Portal de Negócios e Responsabilidade Social Nit Portal Social
Que a longevidade do brasileiro aumentou todos nós sabemos! Segundo dados do último censo realizado pelo IBGE os brasileiros estão vivendo, em média, 25 anos a mais do que na década de 60. Diga-se, de passagem, vivendo mais e muito melhor! Imaginem que mais de trinta mil brasileiros têm hoje mais de um século de vida! No ano de 1960, brasileiros com 65 anos ou mais representavam 2,7% da população e em 2010 esse percentual subiu para 7,4%. Hoje, tanto homens quanto mulheres chegam aos 70 anos com muita vitalidade e vontade de produzir, de forma ativa e fazendo planos. Já se foi o tempo em que, ao se aposentar, homens e mulheres colocavam "pijamas" e ficavam em casa assistindo televisão! A aposentadoria pode trazer uma sensação de inutilidade a esses idosos, que de uma hora para outra, sentem ter perdido seu espaço na sociedade. Então, é mais fácil ver essas pessoas se divertindo, dançando, viajando, namorando, passeando, estudando, do que sentados em frente a uma televisão comendo pipocas.

O que nós vemos hoje são pessoas idosas ainda no mercado de trabalho, desempenhando suas profissões e disputando com jovens, mas com um diferencial, a experiência adquirida através de muitos anos de trabalho! E com isso, surgem programas voltados para essa parcela da população que ainda tem muita sede de viver, quer no turismo, nos esportes e na área educacional.

Um exemplo disso é o que a USP - Universidade de São Paulo, através do projeto Universidade Aberta à Terceira Idade, disponibiliza para essas pessoas, gratuitamente,  mais de quatro mil vagas para cursos voltados para o público idoso. O objetivo é proporcionar ao aluno o aprofundamento em "conhecimentos em alguma área de seu interesse e ao mesmo tempo trocar experiências e informações com os jovens". São aulas na área de Saúde, Engenharia, Artes, Direito, Astronomia, dentre outras, cujas aulas serão no campus de São Paulo, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos. É necessário que o interessado tenha, no mínimo, sessenta anos de idade, como estabelece a ONU e a UNESCO.

CURSO DE CUIDADOR DE IDOSO! 




Inscrição  e para maiores detalhes quanto as disciplinas e número de vagas existentes acesse UNATI 2013

De acordo com neurocientistas, o cérebro tem capacidade de expansão, o que permite o aperfeiçoamento da mente. Ele tem uma enorme capacidade de aprender, de se aperfeiçoar, de acordo com os exercícios que dermos a eles, sem falar da memória, pois quanto mais a usamos melhor ela fica. O mesmo vale para a linguagem, a atenção, a capacidade de raciocínio lógico, de planejamento, de visualização espacial.

São muitos os benefícios que alcançamos ao exercitarmos nosso cérebro, pois a atividade mental rica é um dos maiores fatores de proteção contra o declínio cognitivo com o envelhecimento normal. Daremos aqui algumas dicas para você exercitar seu cérebro:

- Leitura
- Palavras Cruzadas
- Exercícios Visuais (letras aparecem embaralhadas)
- Jogos de Memória
- Exercícios de Repetição com Música

Sugerimos um site, Cérebro Melhor, onde você poderá fazer diversos exercícios personalizados na forma de jogos bem como acompanhará seu desempenho, aumentando progressivamente o grau de dificuldade dos jogos, identificando seus pontos fracos e dando dicas para você deixar seu cérebro cada vez mais em forma.

ALIVIANDO A SOLIDÃO DA TERCEIRA IDADE! 




Aqui em Niterói a Fundação Dr. Carlos Augusto Bittencourt Silva criou o Projeto Gugu, que desde 1995 promove atividades físicas, como ginástica e dança de salão, além de teatro e coral, reintegrando o idoso à sociedade e melhorando sua autoestima em diversos bairros da cidade.



Lembre-se: não basta apenas exercitar o corpo... Corpo são em mente sã, esse é o segredo da longevidade!

"A vida bem preenchida torna-se longa."
Leonardo da Vinci   

Ana Porto/Sergio Honorato
Gestores

https://www.facebook.com/nitportalsocial                        


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui seu comentário é muito importante!

Leia também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares