Home Facebook Twitter LinkedIn Feed Perfil Email
Nit Portal Social

↑ Grab this Headline Animator

quarta-feira, 27 de março de 2013

MEMÓRIA FALHANDO? LAPSO OU AMNÉSIA?

Portal de Negócios e Responsabilidade Social Nit Portal Social
Outro dia ao chegar a minha casa com a aliança de casada na mão esquerda, meu esposo me perguntou o que havia acontecido! É que eu precisava lembrar de pegar alguns documentos que estavam guardados e levá-los para uma reunião importante que teria no dia seguinte. E a forma que encontrei para não  esquecer foi essa. Algumas pessoas amarram linhas nos dedos, outras trocam relógios de pulso e por aí vai a criatividade humana para lembrar de coisas importantes!

VIDA EQUILIBRADA!


No decorrer de minha vida sempre me orgulhei de ter uma memória fantástica! Só usava agendas por questões profissionais, mas acreditava que elas não eram tão necessárias, pois minha cabeça era um verdadeiro arquivo! Mas, com o decorrer dos anos, comecei a notar que já não tinha minha memória tão 100% como antes! Esquecimentos de números de telefone, senha, lugar onde guardei determinada coisa, palavras que fugiam na hora de me expressar ou escrever e foi assim que comecei a notar que alguma coisa estava acontecendo. Eu estava tendo lapsos de memória que ocorrem pela distração de estar às voltas com atividades simultâneas ou excessivas, pela falta de concentração que prejudica o registro do fato e um registro fraco dificulta a evocação posterior, como explicam alguns especialistas.
Algumas pessoas confundem lapso de memória com amnésia que é o resultado de problemas sérios, tais como acidentes, doenças degenerativas e traumas.

CHAKRAS E OS CRISTAIS!

Portal de Negócios e Responsabilidade Social Nit Portal Social
Vamos conhecer um pouco do mecanismo de nosso cérebro. O hipocampo, pequena estrutura localizada no cérebro processa as informações captadas pelos sentidos e as envia para diversos pontos do córtex, a superfície cerebral onde serão consolidadas e armazenadas. Em alguns casos de traumas, doenças degenerativas ou acidentes que provoquem lesões cranianas, os neurônios são atingidos e quebram-se as sinapses, que são as ligações entre as células nervosas. Em consequência, perdemos as lembranças recentes, aquelas armazenadas há dois ou três anos e deixam também de ser armazenadas novas informações, porém aquelas que já foram armazenadas, não se apagam.
Deu para entender a diferença? No caso dos lapsos de memória, são perdas momentâneas, mas que logo voltam e no caso da amnésia, apenas as armazenadas antes do trauma é que continuarão ativas.

Portal de Negócios e Responsabilidade Social Nit Portal Social
De acordo com a literatura médica, a facilidade dos tempos modernos tem contribuído de forma negativa em nosso exercício de memorização diário. Deixamos de memorizar números de telefone e informações, pois sempre que precisamos deles temos ferramentas que nos facilitam encontrá-los. Mas isso é por demais ruim! Treinar a memória continua sendo muito importante para que os lapsos não causem transtornos em nossas vidas.
Seu corpo pode estar em forma, mas e sua mente? Está? Então, que tal praticar alguns exercícios que irão ajudar a "turbinar" sua memória?

  • Anote, escreva e copie - Desta forma você estará estimulando sua memória visual e ajudando a reter em sua mente nomes e números
  • Preste bastante atenção às informações que recebe. Notar os detalhes auxilia a fixar e recordar nome, rosto e ocasião
  • Crie uma rotina em sua vida. Guarde os objetos sempre nos mesmos lugares
  • Tente dormir bem. Respeite a necessidade de horas requeridas por seu organismo para descanso. É durante o sono que a fixação de novos dados ocorrem
  • Procure se envolver afetivamente com o assunto que quer gravar associando-o ou comparando-o a eventos agradáveis ou desagradáveis que você já vivenciou
  • Utilize técnicas de memorização que consistem em estabelecer associações entre o que deseja lembrar e algo que já sabe e também para criar enredos para as informações. Números de telefones podem ser associados à idade de pessoas próximas. Se precisa lembrar de comprar laranja e fermento no mercado, imagine uma laranja crescendo imensamente por causa do fermento que lhe foi injetado. Parece até brincadeira, mas funciona. 
  •  
  • PROPÓSITO DA VIDA! 
  •  
  •  





Portal de Negócios e Responsabilidade Social Nit Portal Social


Para quem não conhece a Neuróbica tem como objetivo estimular os cinco sentidos por meio de exercícios, fazendo com que você preste mais atenção nas suas ações e então, melhore seu poder de concentração e a sua memória. Não se trata de acrescentar novas atividades à sua rotina, mas de fazer de forma diferente o que é realizado diariamente.
Além disso, procure ler bastante, fazer palavras cruzadas, jogos que estimulem a memória e o raciocínio. Use menos essas ferramentas facilitadoras de seu dia a dia e mais o seu cérebro! E sua memória agradece! 
Com o objetivo de difundir temas de todas as áreas da medicina e da psicologia, além de outras áreas para-médicas onde a ação do indivíduo, de seus familiares e da comunidade pode contribuir para a mudança de hábitos e para escolha de profissionais adequados foi criada a Associação S.A.B.E.R. - Saúde, Amor, Bem-Estar e Responsabilidade uma organização não governamental, que foi constituída com o objetivo difundir informação e orientação científica para o público leigo de forma a permitir a melhoria da qualidade de vida, do bem-estar e da felicidade das pessoas. Acesse e conheça melhor o trabalho desenvolvido pela S.A.B.E.R!

"Mais triste que perder alguém que a gente ama? Só se a gente perdesse a memória!"

Adriana Falcão

Ana Porto/Sergio Honorato
Gestores


.https://www.facebook.com/nitportalsocial                        
www.nitportalsocial.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui seu comentário é muito importante!

Leia também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares