Home Facebook Twitter LinkedIn Feed Perfil Email
Nit Portal Social

↑ Grab this Headline Animator

terça-feira, 2 de abril de 2013

SALVANDO OS MARES DA POLUIÇÃO!

Portal de Negócios e Responsabilidade Social Nit Portal SocialVemos um movimento em todo planeta para que seja salvo todo nosso manancial de águas. Mas o que constatamos é que cada vez mais as águas são poluídas pelo próprio homem, através do despejo de dejetos em seus leitos.

Cerca de 77% dos poluentes despejados vêm de fontes terrestres e essa poluição já atingiu inclusive o Ártico e a Antártida. Não se tem o controle da quantidade de agentes poluentes, tóxicos ou não, que são jogados nas águas salgadas. O que se sabe é que a grande maioria desses poluentes vêm das regiões costeiras, justamente o habitat marinho mais vulnerável. É importante ressaltar que os oceanos se interligam, ou seja, suas poluições estão globalizadas assim como seus impactos.
Portal de Negócios e Responsabilidade Social Nit Portal Social

Portal de Negócios e Responsabilidade Social Nit Portal Social
A Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos realizou um estudo onde aponta que cerca de 14 bilhões de quilos de lixo são jogados, sem querer ou intencionalmente, nos oceanos todos os anos. Um dos materiais existente em maior quantidade é o plástico, que se tornou uma verdadeira praga dos mares, pois demora centenas de anos para sua decomposição. Além de poluir as águas, alguns animais acabam por comer esse material por confundi-los com alimento e morrem.


Portal de Negócios e Responsabilidade Social Nit Portal Social
Hoje vamos falar sobre um jovem, de apenas 19 anos - Boyan Slat - estudante de Engenharia, que desenvolveu um flutuador capaz de remover mais de 7 milhões de toneladas de plástico dos oceanos, em um prazo estimado de 5 anos.
Portal de Negócios e Responsabilidade Social Nit Portal SocialTrata-se de um mecanismo que funciona como um filtro, que utiliza 24 peneiras e é posicionado estrategicamente onde exista maior acúmulo de lixo. Utiliza os mecanismos da natureza (corrente marítima, ventos, energia solar) para direcionar os pedaços de plásticos para dentro do filtro. Além de estar limpando os mares, ainda se tem a oportunidade de ter acesso a esses filtros e separar os plânctons do lixo, e este ir para a reciclagem.
Essa ferramenta para limpeza dos mares foi chamada de Ocean Cleanup Array que deu ao seu criador o prêmio de melhor Desenho Técnico do Delft University of Technology.

Portal de Negócios e Responsabilidade Social Nit Portal Social
Diz Boyan Slat, em seu site, "vai ser muito difícil convencer todas as pessoas do mundo a lidar com o plástico de forma responsável, mas nós, seres humanos, somos muito bons em inventar soluções técnicas para nossos problemas e é isto que estamos fazendo." Também, segundo ele, "esse conceito é tão eficiente que, estimando a venda do plástico recuperado, poderíamos de fato obter mais dinheiro do que nos custará o plano para executá-lo."

Com a certeza de que é possível salvar as águas do planeta deste tipo de poluição é que
Portal de Negócios e Responsabilidade Social Nit Portal Social
Boyan fundou a "The Ocean Cleanup Foundation" e busca parcerias com biólogos, filantropos, engenheiros e investidores que queiram participar na transformação de seu sonho, em pura REALIDADE!

Nem só de “inventos” vive o homem! A instituição ASTA http://www.asta.org.br/rede_asta.php  que é um projeto do Instituto Realice, este criado com o objetivo de gerar renda para  as comunidades populares do Estado do Rio de Janeiro, hoje conta com mais de 600 artesãos, divididos em 32 grupos distribuídos em toda região do Grande Rio, que desenvolvem produtos exclusivos criados a partir de materiais ecológicos como bambu, piaçava, fibra de bananeira, retalhos, jornal etc. É então que a rede ASTA entra em cena, contribuindo para o escoamento dessa produção e para a geração de renda destes artesãos.



“A responsabilidade social e a preservação ambiental significa um compromisso com a vida.”
João Bosco da Silva

Ana Porto/Sergio Honorato

Gestores



2 comentários:

  1. genial... eu apoio essa idéia.

    ResponderExcluir
  2. Uma ideia que veio para mostrar que é possível "salvar" as águas do planeta com um investimento viável, xboxx!
    Ana Porto

    ResponderExcluir

Aqui seu comentário é muito importante!

Leia também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares