Home Facebook Twitter LinkedIn Feed Perfil Email
Nit Portal Social

↑ Grab this Headline Animator

quarta-feira, 15 de maio de 2013

OUTONO, ESTAÇÃO DOS "PIOLHOS". PREVINA-SE!

Portal de Negócios e Responsabilidade Social Nit Portal Social
Estamos no outono, estação do ano em que as temperaturas ficam mais amenas e às vezes até fazendo frio, o que faz com que as pessoas passem mais tempo confinadas.

É exatamente esta a época  mais propícia para o surgimento e proliferação de uma verdadeira "praga" que apavora os pais, por mais que sejam velhos conhecidos: os piolhos ou pediculose!

Portal de Negócios e Responsabilidade Social Nit Portal SocialCada vez mais eles estão mostrando resistência aos tratamentos e com isso levam os pais ao desespero, pois acaba por contaminar toda a família! Segundo especialistas, o melhor remédio ainda é o uso de pente fino - único capaz de remover as lêndeas - e o ato diário de catá-los nas cabeças de nossos filhos
Já existem até pessoas que oferecem seu serviço para "limpar" a cabeça das crianças e livrá-las das lêndeas e dos piolhos e cobram cerca de R$70,00 por hora de trabalho!

Não existem fórmulas ou remédios efetivamente eficazes na prevenção destes parasitas! Já ouvi relatos de pessoas que usaram vinagre, álcool com fumo de rolo, loções, xampus, alfazema, infusão de ervas, neocid que é um inseticida misturado ao óleo Johnson e nada... Segundo especialistas, o piolho tem um poder de resistência tão grande que é capaz de sobreviver às químicas usadas no cabelo, remédios à base de deltametrina e permetrina. Existem medicamentos que podem ser usados, via oral, mas somente com a recomendação do pediatra, no caso de crianças e de acordo com a orientação médica no caso dos adultos. Existem pais fazendo uso de secador de cabelo e piastras erroneamente, diga-se de passagem, pois conseguem apenas estourar os ovos e aumentar a infestação.

Antigamente havia um mito de que piolho era sinônimo de "cabeça suja"... Mas esta teoria foi desmistificada! Pode haver o maior asseio e mesmo assim aparecerem piolhos na cabeça, afinal eles não se alimentam de sujeira e sim de sangue!

Vamos conhecer um pouco mais esses "visitantes indesejados"?

Em sua fase adulta mede de 2 a 3mm, possui três pares de patas, não possui asas e se alimenta de sangue de quatro a seis vezes por dia. Vive em média trinta dias e pode colocar 150 ovos. A lêndea, passados de 7 a 10 dias, se transforma em ninfa que de 6 a 10 dias atinge sua maturidade. 

Como diferenciar uma lêndea de uma ninfa? A primeira é um ovo branco transparente que se fixa nos fios dos cabelos. Já a segunda, é um pouco menor do que o piolho e de cor acinzentada, mas já possui patas. 
Como se alimentam de sangue eles têm a preferência de se fixarem atrás das orelhas e na nuca devido à existência de um número maior de vasos sanguíneos nessas regiões.

                                            
Portal de Negócios e Responsabilidade Social Nit Portal SocialMas como se transmite o piolho? 

Através do contato entre pessoas ou o compartilhamento de pentes, bonés, toalhas e fronhas. O primeiro sinal da presença deles é o surgimento da coceira em nossa cabeça que é a resposta de nosso organismo à presença deles, através da saliva e de suas fezes em nosso corpo. Fora de nosso corpo eles têm a expectativa de apenas um dia de vida.

O não tratamento adequado e eficaz para exterminar esses parasitas pode vir a ocasionar anemia em crianças, provocada pela hematofagia.

O mais importante é que todos da família e da sala de aula façam o tratamento, quando houver contaminação, pois é a única forma de garantir o extermínio dos piolhos. Preventivamente, recomenda-se que sempre se verifique a cabeça das crianças bem como sobrancelhas e cílios.

Nunca omita a informação de contaminação de seu filho por piolho para a  escola, pois somente desta forma você estará contribuindo para que outras crianças e pessoas não sejam contaminadas! E não se esqueça de que a informação/conscientização de crianças e adultos faz a diferença!

Como dissemos acima, informar e conscientizar é ainda a melhor forma de prevenir doenças. É com essa filosofia e princípio que o IDCOR-Instituto Doutores de Coração promove ações sociais preventivas na área de saúde, em comunidades de baixa renda. 

Com o objetivo de atender o maior número de pessoas possível, essas ações sociais acontecem em diversos bairros do Município de Niterói. Conheça melhor o trabalho da equipe profissional e voluntária do IDCOR e ajude a divulgar esse trabalho!

"A saúde é conservada pelo conhecimento e observação do próprio corpo." 
Cícero
Ana Porto/Sergio Honorato
Gestores

Um comentário:

  1. Dica muito boa,porém uma consulta medica é muito bom a UNIMED
    tem os melhores planos do país.

    ResponderExcluir

Aqui seu comentário é muito importante!

Leia também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares