Home Facebook Twitter LinkedIn Feed Perfil Email
Nit Portal Social

↑ Grab this Headline Animator

quinta-feira, 27 de junho de 2013

GRANDES OBRAS DA ENGENHARIA!

Seu Portal de Negócios e Responsabilidade Social
Grandes projetos de Engenharia que tornaram-se realidade, foram criados levando em conta alta tecnologia e vieram a favorecer milhares de pessoas, além de oferecer paisagens maravilhosas. Estamos falando em "Pontes" que permitem ao homem se deslocar entre cidades, ganhando com isso uma economia de tempo, já que se elas não existissem este acesso seria provavelmente através de rodovias, o que demandaria horas de viagem.

Seu Portal de Negócios e Responsabilidade SocialÉ o caso da Ponte Rio-Niterói, cujo nome original é Ponte Presidente Costa e Silva, aqui no Rio de Janeiro - Brasil, que liga duas grandes cidades, Niterói e Rio de Janeiro, sobre a Baía de Guanabara. Antes de existir, moradores das duas cidades tinham que percorrer aproximadamente 100 km para passar de uma cidade à outra. Sua obra teve início em 1969 e foi concluída em março de 1974 com uma extensão total de 13,29 km sendo 8,83 km sobre a água e 72 m de altura em seu ponto mais alto. É considerada a maior ponte em concreto protendido (no dicionário Aurélio encontra-se a seguinte definição para a palavra protensão: "Processo pelo qual se aplicam tensões prévias ao concreto. A definição está correta, entretanto o significado de protensão é bem mais amplo") do hemisfério sul. Veja aqui as maiores "Pontes" do mundo com suas respectivas extensões:

  • 1º -Ponte de Danyang-Kunshan, China - 164 km (Guinness)
  • 2º -Grande ponte de Tianjin, China - 113 km
  • 3º -Ponte Qingdao Haiwan, China - 42 km
  • 4º -Ponte do Lago Pontchartrain, EUA - 38.4 km
  • 5º - Ponte do Pântano Manchac, EUA - 36.7 km
  • 6º -Ponte da baía de Hangzhou, China - 36 km
  • 7º -Ponte de Runyang, China - 35.6 km
  • 8º -Ponte de Donghai, China - 29 km
  • 9º - Ponte Atchafalaya Basin, EUA - 29 km
  • 10º - Ponte Jintang, China - 26.5 km
  •      
Seu Portal de Negócios e Responsabilidade Social

Seu Portal de Negócios e Responsabilidade Social
Seu Portal de Negócios e Responsabilidade SocialA Ponte Rio-Niterói foi construída, inicialmente, para a passagem diária de 4.868 caminhões, 1.795 ônibus9.202 automóveis, totalizando 15.865 veículos, hoje, em um fluxo normal, esse movimento atinge hoje 140 mil veículos/dia, o que já mostra através de intensos engarrafamentos o esgotamento desta construção.

Seu Portal de Negócios e Responsabilidade SocialUma outra construção chama a atenção pela "ousadia" de sua engenharia! Trata-se da Estrada do Atlântico (Atlantic Road  - Atlanterhavsveien no idioma natal) na Noruega

Aproveitando a existência de ilhas de diversos tamanhos e formas no oceano, ela foi construída com muita  "tecnologia" e passou a ser o segundo destino turístico mais visitado no país. Sua construção teve início no ano de 1986 e se estendeu por aproximadamente seis anos, mesmo tendo enfrentado, no decorrer de sua obra, 12 tempestades da mesma categoria de furacões. 
Seu Portal de Negócios e Responsabilidade Social
Na verdade, são diversas "pontes" (8) que vão pulando de ilha para ilha ao longo de seus pouco mais de 8 km, sendo que a de maior comprimento tem 260 m e possui uma curva espetacular, para colocar água na boca a qualquer montanha russa!  Ela vai desde a costa continental saltando de ilha em ilha até chegar a Averoy, se retorcendo sobre o mar. Sua localização (fiordes ocidentais) permite ao usuário a visualização de focas e baleias durante algumas épocas do ano e também favorece a pesca que é feita no decorrer de seu trajeto por pessoas locais. Desde o ano de 2009 a Estrada do Atlântico tem sua continuidade através do túnel Atlanterhavstunnelen, ou seja, o túnel do Atlântico. Em temporada de mau tempo, a fúria das ondas parece querer arrancar a obra humana e todos os que passam por ela, mas sem oferecer perigo aos seus usuários.

Seu Portal de Negócios e Responsabilidade SocialSeu Portal de Negócios e Responsabilidade SocialOs noruegueses consideram esta estrada como a "Construção do Século" em seu país o que vem a ser reforçado pelo Jornal Inglês "The Guardian" que a elegeu como melhor viagem em estrada do mundo, sem a mínima dúvida, uma "road trip" fantástica!

Como estamos falando em meios de mobilidade, vamos apresentar a vocês a instituição Rua Viva Instituto da Mobilidade Sustentável, que tem como objetivo a restauração da função social da rua, como espaço democrático de uso, priorizando os modos de transporte coletivo, a pé e de bicicleta; a defesa e preservação do meio ambiente e do patrimônio histórico, cultural e artístico nos projeto se ações ligados ao transporte e à circulação urbana; a promoção do desenvolvimento urbano, econômico e social de forma sustentável.
 
"O eu deixará de ser tomado como totalidade e, cada vez mais, tomará o aspecto de uma apresentação social, uma autoimagem cultivada e civilizada que encobre, no entanto, algo mais que habita e constitui as pessoas e que elas procuram manter em segredo."
Pedro Luiz Ribeiro de Santi 

Ana Porto/Sergio Honorato
Gestores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui seu comentário é muito importante!

Leia também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares