Home Facebook Twitter LinkedIn Feed Perfil Email
Nit Portal Social

↑ Grab this Headline Animator

sexta-feira, 19 de julho de 2013

VIAGEM NO TÚNEL DO TEMPO DE CARONA COM CHARLES DARWIN!

Quando se fala em origem das espécies baseada na seleção natural, leia-se desenvolvimento da vida e a origem do homem, é impossível não nos remetermos à Charles Darwin.

Nascido na Inglaterra, em família abastada, não teve bom desempenho durante sua vida escolar, mas se interessava em colecionar conchas, selos e besouros, além de realizar experimentos em laboratório de química. Seu pai sempre desejou vê-lo formado em Medicina, objetivo esse que não foi alcançado, pois o interesse que Darwin demonstrava era de participar de excursões científicas, alimentando sua paixão pela natureza. E uma delas, a que mudaria o rumo dos estudos científicos até então,  aconteceu em 1831, com uma viagem ao redor do mundo a bordo do navio Beagle, com destino à América do Sul.

Esta viagem durou 6 anos e a importância de nosso continente é"A Origem das Espécies":
confirmada na primeira frase de

"Quando estava a bordo do Beagle (...) fiquei muito impressionado com certos fatos na distribuição dos habitantes da América do Sul e com as relações geológicas dos habitantes atuais com os do passado (...). Estes fatos, me parecia, poderiam lançar alguma luz sobre a origem das espécies - aquele mistério dos mistérios, como foi chamado por um de nossos maiores filósofos."

Em sua passagem, o circuito percorrido por Darwin incluiu os municípios de Maricá e Niterói, neste segundo mais precisamente a Serra da Tiririca.

Para que vocês possam entender a riqueza de espécies lá existentes daremos alguns detalhes:

"A Serra da Tiririca remonta cerca de 680-600 milhões de anos, pertence à unidade geomorfológica de "Colinas e Maciços Costeiros", caracterizada por possuir textura fraturada e dobrada e apresentar pães-de-açucar e serras orientadas. É constituída por um conjunto de elevações denominadas Costão (217 m),  Alto Mourão (369 m), e pelos Morros do Elefante (412 m), do Telégrafo (387 m), da Penha (128 m), do Cordovil (256 m), da Serrinha (277 m) e do Catumbi (344 m). Nascem na Serra os rios Várzeas das Moças e do Ouro, que são formadores do rio Aldeia, que pertence a bacia da Baía de Guanabara; assim com alguns afluentes do rio João Mendes, o córrego da Tiririca e a vala de Itacoatiara, que integram a bacia da laguna de Itaipú; o rio Inoã, contribuinte da laguna de Maricá e vários cursos que deságuam no canal da Costa, dentre as quais se destaca o rio Itaocaia."

Embora existam poucos estudos botânicos abrangentes,
acredita-se que a vegetação da serra possua uma flora composta majoritariamente por espécies nativas da Mata Atlântica. Cabe mencionar o registro da maçaranduba, palmito, ipê-amarelo, figueira da terra e o monjolo entre outras.
Destacam-se entre os animais de maior porte até aqui registrados o jaguarundi, o cachorro do mato, o bicho preguiça, o ouriço caixeiro etc. Levantamentos expeditos realizados pelo Clube de Observadores de Aves (COA) já registraram mais de 130 espécies e na enseada do Bananal, temos a presença de tartarugas marinhas."

O Projeto Estação Ambiental Charles Darwin surgiu da luta de um grupo de cidadãos que acreditou ser possível preservar e resgatar a História, trazendo-a para os dias atuais, através da missão e do objetivo do Projeto. 

Em função das oportunidades e de todas as pressões urbanas impostas pela expansão da área metropolitana, o Projeto obteve sucesso na aceitação do Governo Municipal de suas propostas para a região do Circuito Turístico Caminho de Darwin, conseguindo realizar, mediante levantamentos existentes e a oportunidade apresentada pela elaboração do plano de manejo do Parque Estadual (no qual foi incluída toda a AEIT – Circuito Turístico Caminho de Darwin, como área de interesse histórico e cultural perante o Governo do Estado), sugerido o Projeto de Lei n° 0362/2011, que propôs o "Tombamento Imaterial" do Patrimônio Histórico, Cultural, Científico, Ambiental e Geológico, via município de Niterói, de todo o vale que compreende o circuito turístico na cidade.

Além disso, há um aspecto extremamente positivo que já vinha se anunciando, cujo Projeto pôde colaborar, que foi gerar iniciativas como as já em andamento, de montagem de empresas, cada uma em sua área de atuação e parceiras entre si, a chegada de investimentos privados e Públicos, para conjuntamente somarem na implantação do polo, que agora é instituição pública, mas que abrirá espaço para que as prestações de serviço possam ser trabalhadas, agora com condições de oferecer as garantias legais e mercadológicas necessárias.

Os cursos, passeios e produtos que possam derivar, a partir daí, cabem agora se transformar por si só em negócios, cabendo ao poder público cumprir o seu papel, organizando e estimulando sua continuidade.
É importante ressaltar, que o Parque Estadual da Serra da Tiririca foi incluído oficialmente pelo governo estadual como destino para visitação turística "Parque da Copa 2016".

Como, então, não resgatar este acontecimento e explorar toda essa diversidade, inserindo alunos, turistas e simpatizantes nesse contexto? Como não participar desse trabalho que une homem, meio ambiente e Darwin? Impossível não se apaixonar!

Como tudo aquilo que é feito com amor tem um gostinho muito especial e aproveitando a parceria que nos foi proposta, o Nit Portal Social está se juntando ao Projeto Estação Charles Darwin, por acreditar em seus ideais e propósitos, com o objetivo de divulgar e, consequentemente, captar novos parceiros tanto para o trabalho que o Nit Portal Social desenvolve, um portal virtual de Negócios e Responsabilidade Social, quanto para o Projeto Estação Charles Darwin.

Em breve estaremos de volta trazendo novidades! Aguardem!

"Não nos surpreendemos com a raridade de uma espécie, mas ficamos chocados com o seu desaparecimento; é como admitir que a doença seja o prelúdio da morte e não se  sentir surpreso diante da doença, mas apenas com a morte da pessoa doente, não atribuindo o falecimento ao mal de que ela sofria, mas a algum ato desconhecido de violência."
Charles Darwin


Ana Porto/Sergio Honorato
Gestores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui seu comentário é muito importante!

Leia também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares