Home Facebook Twitter LinkedIn Feed Perfil Email
Nit Portal Social

↑ Grab this Headline Animator

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

RESPONSABILIDADE SOCIAL & NEGÓCIOS!

Portal de Negócios e Responsabilidade Social
Como todos sabem o Nit Portal Social é um Portal de Negócios e Responsabilidade Social virtual!

Vamos primeiro falar um pouco sobre esse tema?

IGUALDADE, MAS SEM PERDER A TERNURA!  

" No mundo contemporâneo sabemos que a empresa não se resume exclusivamente no capital e que sem os recursos naturais (matéria-prima) e as pessoas (conhecimento e mão de obra), ela não gera riquezas, não satisfaz às necessidades humanas, não proporciona o progresso e não melhora a qualidade de vida. Por isso afirma-se que a empresa está inserida em um ambiente social . Relaciona-se com as demais instituições e com os diversos públicos. 

LAGO ROSA - ILUSÃO DE ÓTICA OU REALIDADE?  

  
"É a obrigação da administração de tomar decisões e ações que irão contribuir para o bem-estar e os interesses da sociedade e da organização." (Richard Daft 1999, pag.88).

Portal de Negócios e Responsabilidade Social
Portal de Negócios e Responsabilidade Social"A questão da Responsabilidade Social vai, portanto, além da postura legal da empresa, da prática filantrópica ou do apoio à comunidade. Significa mudança de atitude, numa perspectiva de gestão empresarial com foco na qualidade das relações e na geração de valor para todos." (Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social).

"Responsabilidade Social pode ser definida como o compromisso que uma organização deve ter para com a sociedade, expresso por meio de atos e atitudes que a afetem positivamente, de modo amplo, ou a alguma comunidade, de modo específico, agindo proativamente e coerentemente no que tange a seu  papel específico na sociedade e a sua prestação de contas para com ela. (Ashley, Patrícia Almeida 2002, p.06).


 COMO ANDA SUA ENERGIA VITAL?


Portal de Negócios e Responsabilidade Social

Assim sendo, a Responsabilidade Social Empresarial procura atuar na sociedade onde a empresa está inserida, junto a todos os seus públicos ou beneficiários (fornecedores, clientes, opinião pública, governo, sociedade etc.) e, consequentemente, a empresa obtém maior visibilidade e admiração frente a públicos relevantes para sua atuação.

Mas, afinal, quais são os benefícios para as empresas em participar de projetos de Responsabilidade Social?

O governo e os agentes públicos, cada vez mais conscientes
de suas dificuldades em garantir a oferta adequada de bens sociais, aliam-se às organizações privadas sem finalidade lucrativa (ou organizações não governamentais, ONGs) visando garantir o desenvolvimento de ações sociais mais efetivas. As ONGs assumem sua parte nessa aliança. Como se encontram mais próximas da sociedade - e consequentemente de seus problemas - são capazes de diagnosticar com maior precisão as ações sociais que devem ser implementadas. Como não estão subjugadas aos entraves burocráticos do setor público, desenvolvem sistemas de gestão mais modernos e flexíveis. 
Finalmente, as empresas assumem sua responsabilidade pelo desenvolvimento social positivo e implantam ações voltadas para tal fim. 


"REPÚBLICA PARA IDOSOS" ALIVIANDO A SOLIDÃO DA TERCEIRA IDADE!


Mas, se o objetivo das empresas é o lucro, vale a pena investir em ações de cunho social? 

Em primeiro lugar, o lucro não é um objetivo, mas sim uma necessidade da empresa. Se ela passar vários períodos sem obter lucro, ou fecha as portas ou os investidores retiram seu capital, o que leva à mesma situação. Em segundo lugar, ter o lucro como principal objetivo da empresa é vazio e não dá sentido de direção para as ações da empresa. Afinal, o lucro pode ser obtido de muitas maneiras, às vezes tortuosas e efêmeras. Em terceiro lugar, o lucro representa uma aspiração típica dos proprietários ou acionistas da empresa, que com ele terão remunerado seu capital investido. 

SEUS TALENTOS E AS NECESSIDADES DO MUNDO! 

Porém, as empresas possuem outros agentes interessados em sua atuação, que possuem outras aspirações: seus funcionários, seus clientes e a comunidade; aspirações estas que devem ser atendidas para que possam sobreviver e se perpetuar, através da prática de objetivos mais nobres. As empresas fazem parte de um sistema complexo onde fazem constantes trocas de recursos e energias. A manutenção desse sistema é condição necessária para sua sobrevivência. Mais do que isso, no atual ambiente de mercado cada vez mais competitivo as ações de responsabilidade social, podem representar fontes de vantagens competitivas para as empresas.

QUANDO O SILÊNCIO FALA MAIS ALTO! 

Podemos considerar que o retorno social institucional empresarial se concretiza por meios dos seguintes ganhos:
- Em imagem e em vendas, pelo fortalecimento e fidelidade à marca e ao produto;
- Aos acionistas e investidores, pela valorização da empresa na sociedade e no
mercado;
- Em retornos publicitários, advindo da geração de mídia espontânea;
- Em tributação, com as possibilidades de isenções fiscais em âmbitos municipal, estadual e federal para empresas patrocinadoras ou diretamente para os projetos;
- Em produtividade e pessoas, pelo maior empenho e motivação dos funcionários;
- Os ganhos sociais, pelas mudanças comportamentais da sociedade. 

ESTRESSE, CONHECER PARA VENCÊ-LO! 
Portal de Negócios e Responsabilidade Social

A pesquisa "Responsabilidade Social das Empresas - Percepção do Consumidor Brasileiro" mostrou quanto o consumidor brasileiro é influenciado pelas práticas das empresas. Para cada entrevistado, foi perguntada qual atitude de uma empresa faria com que ele comprasse mais os produtos desta e a recomendasse aos amigos. Os resultados estão  abaixo. Mostra que o quinto item mais  valorizado  se  refere  a manter  um serviço de atendimento ao consumidor (24%). Pode-se notar que os quatros primeiros, 46%, 43%, 32% e 27%, aludem a atitudes que não dizem respeito ao serviço ao consumidor, mas à atividade social da empresa e a seus investimentos sociais.
Isso comprova que o consumidor brasileiro valoriza a empresa pelos seus investimentos sociais e privilegia nas suas compras as empresas que têm uma postura de responsabilidade social e volumes de investimentos sociais significativos, gerando mais vendas e lucros para elas.

HORA DE MUDAR!


QUAL DAS SEGUINTES ATITUDES DE UMA EMPRESA ESTIMULARIA VOCÊ A COMPRAR MAIS OS SEUS PRODUTOS E A RECOMENDÁ-LA AOS SEUS AMIGOS?
• Contrata deficientes físicos........................................................................................46% 
• Colabora com escolas, postos de saúde e entidades sociais da comunidade...43% 
• Mantém programas de alfabetização para funcionários e familiares....................32% 
• Adota práticas efetivas de combate à poluição.......................................................27%
• Mantém um excelente serviço de atendimento ao consumidor............................24%
• Cuida para que suas campanhas publicitárias não coloquem as pessoas em situações constrangedora, preconceituosas ou abusivas......................................23% 
• Apoia campanhas para erradicação do trabalho infantil.........................................22% 
• Mantém programas de aprendizagem para jovens na faixa de 14 a 16 anos.......20%
• Realiza campanhas educacionais na comunidade...................................................16% 
• Contrata ex-detentos...................................................................................................15% 
• Participa de projetos de conservação ambiental de áreas públicas......................9% 
• Libera seus funcionários no expediente comercial para ajudar em ações sociais................................................................................................................................8% 
• Promove eventos culturais..........................................................................................6% 
Fonte: Pesquisa Ethos, Valor Econômico o Indicador
Opinião Pública
MEDO DE OUSAR: VOCÊ TEM MEDO?

Portanto, uma  instituição com boa imagem perante a sociedade e com marca reforçada torna-se mais conhecida e,   ao tornar-se mais conhecida, pode vender mais e, ao vender mais,  aumenta  seu  valor  patrimonial e sua competitividade no mercado.
Percebe-se    que    algumas   das  atitudes  empresariais  que   influenciam  fortemente    a
imagem organizacional são as ações voltadas para a sociedade.

Portal de Negócios e Responsabilidade Social
"Do ponto de vista legal,  outro  aspecto  de relevância são os incentivos fiscais para as empresas envolvidas em atividades sociais. No Brasil, constata-se que as empresas podem usufruir de incentivos fiscais até o limite de 2% do imposto de renda devido, a partir de cálculo feito com base no lucro real, no caso de efetuarem doações a entidades sem fins lucrativos e reconhecidas como de utilidade pública, definidas conforme a legislação. 
No caso de doações a projetos culturais, a dedução pode chegar até o limite de 4% do imposto devido, e para doações direcionadas ao Fundo da Criança e do Adolescente o limite é de 1%. 

NÃO EXISTE MORTE QUANDO ALGUÉM ESTÁ VIVO EM NOSSO CORAÇÃO! 

Assim, verifica-se que, embora injetem valores no desenvolvimento de práticas de responsabilidade social, o empresariado poderá obter benefícios fiscais oriundos de tais práticas, como uma verdadeira contrapartida concedida pelo Estado, visando recompensar as empresas que investem no âmbito social, tornando essas práticas mais atrativas para as próprias empresas, sob o ponto de vista financeiro. 
Já a sociedade, ao invés de aguardar a atuação estatal, se beneficia diretamente com o desenvolvimento dessas práticas." (JUS Navigandi)
E existem diversos tipos de incentivos fiscais governamentais que empresas podem usufruir ao estar contribuindo com o trabalho social de uma instituição. Assim, ganha o cidadão, o empresário, as instituições e o governo.

Semanalmente, ao longo destes dois anos desde a criação desta página no mundo virtual, o Nit Portal Social e seus parceiros, empresas que se juntaram a nós por acreditar nesta causa, vêm mostrando sempre ao final de cada artigo publicado, uma instituição que tenha um trabalho comprovadamente sério voltado para comunidades que dele necessitam. E, como resultado, sabemos que isso torna possível a captação de voluntários e de apoiadores, além de mostrar que juntos, através de uma boa proposta de trabalho, podemos ajudar a transformar a realidade que por muitas vezes nos choca. 



A "ALQUIMIA" A SERVIÇO DO PROGRESSO! 
 
Dentre esses trabalhos podemos citar dois projetos  que o Nit Portal Social acredita em seus propósitos, um na área de Saúde Preventiva - Instituto Doutores de Coração IDCOR - que busca levar a prevenção através de ações sociais itinerantes em comunidades de baixa renda Estação Ambiental Charles Darwin, na área de Cultura e Meio Ambiente. 

E por falar em Meio Ambiente, no ano de 2007 (Rio de
Portal de Negócios e Responsabilidade Social
Janeiro) foi criado o ICMS Verde ou ICMS Ecológico, através da Lei nº 5100 de 04/10/2007, que favorece os municípios que investem na preservação e na conservação ambiental não implicando na criação e no aumento  de imposto. A Lei distribui mais recursos para as prefeituras que investirem mais, criando unidades de preservação, acabando com os lixões e fazendo a coleta seletiva  em sua cidade, melhorando a qualidade da água, sobretudo com saneamento básico,  para sua população.  

RISCOS DO USO INADEQUADO DE SHAKES! 

São muitos os benefícios, mas para que estas instituições possam contribuir com sua cidade viabilizando seus projetos, é necessário o apoio de cidadãos e de empresários, pois somente através desta captação financeira e de voluntariado é possível continuar a busca pela realização de  seus objetivos. 

Portal de Negócios e Responsabilidade Social
Se você tem interesse em participar do trabalho do Nit Portal Social e tornar-se uma empresa ou um profissional liberal publicamente reconhecido como Socialmente Responsável, além de estar contribuindo de forma positiva para o desenvolvimento de sua cidade e de tantas pessoas que hoje vivem à margem da sociedade, entre em contato conosco.

PLANETA EM MOVIMENTAÇÃO! 

"A Sociedade do Futuro será sustentada por dois pilares: Responsabilidade e Respeito. Nenhuma Constituição, nenhum Código, nenhuma Lei ou Regra precisará existir se esses pilares forem assumidos. Responsabilidade é o atendimento daquilo que esperam do papel que você assumiu. Respeito é não ultrapassar os seus limites e aceitar os dos outros."
Alvaro Granha Loregian

Ana Porto/Sergio Honorato
Gestores




 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui seu comentário é muito importante!

Leia também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares