Home Facebook Twitter LinkedIn Feed Perfil Email
Nit Portal Social

↑ Grab this Headline Animator

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

NIT PORTAL SOCIAL ARTIGO: ECOGASTRONOMIA, UM ESTILO SUSTENTÁVEL DE SER E DE VIVER!

Seu Portal de Negócios e Responsabilidade SocialMuito se fala sobre saúde, muito se lê sobre receitas saudáveis, mas sabemos que na prática isso é bastante diferente! Compramos alimentos sem ao menos verificar sua origem e de que forma foram cultivados/produzidos!

Mas, do que depender do Nit Portal Social, essa realidade já está começando a mudar através da conscientização de pessoas da necessidade de fazermos da "ecogastronomia", uma filosofia de vida!

Ecogastronomia? Afinal o que quer dizer isso?  

É um movimento que defende ingredientes frescos, sem uso de agrotóxicos ou conservantes químicos,
Seu Portal de Negócios e Responsabilidade Social
buscando sempre valorizar sabores locais e levando em conta a biodiversidade agrícola, a consciência ambiental e a responsabilidade social.

A palavra "orgânico" tem sido muito veiculada, mas, infelizmente, ainda é pouco utilizada como mecanismo de "estilo de vida"!
Muitas pessoas tendem a confundir alimentos orgânicos com vegetarianismo. Na verdade, fazem parte dos alimentos orgânicos a carne, os ovos e outros, porém produzidos sem uso de substâncias químicas!

Seu Portal de Negócios e Responsabilidade Social
Mas, afinal, que males a ingestão de alimentos contaminados podem nos causar? Apesar de não darmos tanta importância, eles são inúmeros,  podendo causar intoxicação aguda, subaguda e crônica, por exemplo, e causar grandes danos a nossa saúde além de estar causando sérios problemas ao meio ambiente.

"A larga utilização de agrotóxicos no processo de produção agropecuária, entre
outras aplicações, tem trazido uma série de transtornos e modificações para o ambiente, seja pela contaminação das comunidades de seres vivos que o compõem, seja pela sua acumulação nos segmentos bióticos e abióticos dos ecossistemas (biota, água, ar, solo, sedimentos etc.).
Um dos efeitos ambientais indesejáveis dos agrotóxicos é a contaminação de espécies que não interferem no processo de produção que se tenta controlar (espécies não-alvos), dentre as quais se inclui, conforme discutido no item anterior, a espécie humana.

Existem inúmeros relatos na literatura de criações de animais domésticos e de populações humanas afetados pela ingestão de plantas e alimentos contaminados por agrotóxicos, além do impacto em comunidades e ecossistemas próximos às áreas de plantações e pastos, onde estes produtos são utilizados. Dessa maneira, além do impacto sobre uma população específica de animais ou plantas, a dispersão de agrotóxicos no ambiente pode causar um desequilíbrio ecológico na interação natural de duas ou mais espécies.

Outro problema relacionado aos agrotóxicos é a questão da reutilização, o descarte ou destinação inadequada das embalagens vazias que favorecem a contaminação ambiental e provocam efeitos adversos à saúde humana, de animais silvestres e domésticos. Anualmente, os agrotóxicos comercializados no país, estão sendo colocados no mercado por meio de cerca de 130 milhões de unidades de embalagens e são recolhidas e destinadas adequadamente, somente, 10 a 20%. O que será que está acontecendo com as demais embalagens vazias?" (Fiocruz Agrotóxicos, Saúde e Ambiente)

Por isso é tão importante conhecermos a origem dos alimentos que consumimos e
como eles são produzidos!
E como resposta ao ritmo frenético da vida atual; ao desaparecimento das tradições culinárias regionais; ao decrescente interesse das pessoas na sua alimentação, na procedência e sabor dos alimentos; em como nossa escolha alimentar pode afetar o mundo e ao estilo "fast food" de se alimentar é que no ano de 1989 nasce o Slow  Food que é uma Associação Internacional sem fins lucrativos que reúne pessoas apaixonadas por gastronomia, celebra o alimento de qualidade e o prazer da alimentação! 

Seu Portal de Negócios e Responsabilidade Social
Seu Portal de Negócios e Responsabilidade SocialPara contribuir com a preservação de produtos gastronômicos especiais foi criada a Arca do Gosto que é um catálogo mundial que identifica, localiza, descreve e divulga sabores quase esquecidos de produtos ameaçados de extinção, mas ainda vivos, com potenciais produtivos e comerciais reais. O objetivo é documentar produtos gastronômicos especiais, que estão em risco de desaparecer. Desde o início da iniciativa em 1996, mais de 1000 produtos de dezenas de países foram integrados à Arca. Do Brasil fazem parte da lista o  palmito Juçara, o Umbu, o Arroz Vermelho, o Aratu (caranguejo vermelho), o Pirarucu, a Cagaita e a Mangaba entre outros. Este catálogo constitui um recurso para todos os interessados em recuperar raças autóctones - que é natural da região ou do território em que habita -  e aprender a verdadeira riqueza de alimentos que a terra oferece.

Seu Portal de Negócios e Responsabilidade Social

A partir de agora o Nit Portal Social faz parte de um grupo de pessoas em sua cidade, Niterói, para formar um novo “convivum”, o Slow Food de Niterói.
E que mais pessoas possam enxergar nesse trabalho a solução para o futuro das gerações e que  venham se juntar a nós nesse propósito: resgatar o que foi esquecido através dos tempos, salvar tudo aquilo que está a um passo de ser extinto e criar novos hábitos alimentares em nosso dia a dia! 

Ana Porto/Sergio Honorato
Gestores 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui seu comentário é muito importante!

Leia também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares