Home Facebook Twitter LinkedIn Feed Perfil Email
Nit Portal Social

↑ Grab this Headline Animator

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

SAÚDE PREVENTIVA DE NOSSOS BICHINHOS!

É certo que "bichinhos" em nossa casa são pura alegria! Mas, temos que pensar que eles, assim como nós, necessitam de cuidados e de algumas prevenções para que sejam evitadas doenças sérias que, além de gasto extra, ainda representam horas de dedicação que nem sempre podemos disponibilizar. E, em alguns casos, ao estarem doentes são abandonados à própria sorte.
Portal de Negócios e Responsabilidade Social

Mantê-los saudáveis é necessário tanto para o bem estar deles quanto para o nosso, pois em alguns casos, eles disputam os mesmos espaços com os membros da família. Como poderemos ver a seguir não é necessário gastar muito dinheiro para cuidar da saúde de nossos amiguinhos. Confira, aqui, algumas dicas importantes:

- Compre sempre ração de boa qualidade
As rações baratas, em geral, contêm conservantes e sódio em excesso, substâncias que estimulam a formação de pedras nos rins.

- Geralmente eles são gulosos, então controle as guloseimas que lhes são oferecidas
Portal de Negócios e Responsabilidade Social
Ao dar petiscos em excesso e comida gordurosa ou temperada você estará contribuindo para que eles engordem e possam vir a ter problemas no fígado, já que o órgão funciona como um filtro do organismo. O sobrepeso nos animais também causa complicações nas articulações. Portanto, estimule a prática de exercícios físicos e assim estará contribuindo com a prevenção da obesidade e da artrite, inflamação decorrente do mau posicionamento da junta, ponto em que um osso se encontra com outro, atrapalhando os movimentos e a locomoção.
- Tenha sempre o cuidado de lavar e trocar diariamente as vasilhas de alimento e água
Ao manter os vasilhames higienizados e com a água sempre limpa você estará contribuindo para que não proliferem germes e bactérias.
- Seus animais devem ter sua carteira de vacinação sempre em dia, pois quando imunizados, vivem mais e não passam doenças infecciosas para seus donos.  Aqui estão algumas vacinas que devem fazer parte da rotina de seu animal:
Portal de Negócios e Responsabilidade Social

V10 (cães - evita cinomose, parvovirose, hepatite infecciosa, adenovirose, coronavirose, parainfluenza e leptospirose). Quádrupla (gatos - evita panleucopenia, rinotraqueite, calicivirose e clamidiose). Antirrábica (cães e gatos - evita a raiva que afeta o sistema nervoso e mata em poucos dias).

Portal de Negócios e Responsabilidade Social- Vermifugação para animais que tenham acesso à rua
Podem se contaminar com ovos, cistos, larvas de vermes, como, por exemplo, a tênia (solitária). No caso de contaminação, a infecção do intestino causada por parasitas pode retardar seu crescimento, prejudicar na absorção de nutrientes e facilitar a perda de sangue e de proteínas e ainda favorecer o aparecimento de outras doenças.
- Jamais medique seu animal por conta própria, pois o uso indiscriminado de remédios pode envenenar e até cegar o animal. O mau uso de medicamentos traz uma série de efeitos, dentre eles a intoxicação causada pela ingestão e contato com substâncias tóxicas e a catarata, opacidade do cristalino, lente interna dos olhos que impede a passagem da luz à retina, prejudicando a visão do animal.
Portal de Negócios e Responsabilidade Social- É necessário manter os dentes deles sempre limpos, já que o tártaro gera um ambiente propício para o desenvolvimento de bactérias, que podem chegar ao coração através da corrente sanguínea, podendo causar a Endocardite, mau funcionamento do músculo do coração, provocada por micro-organismos que tendem a obstruir o fluxo sanguíneo arterial de órgãos vitais. A forma infecciosa da doença mata em questão
de poucos dias.
- Agora um assunto polêmico que algumas pessoas são contra e outras, a favor: a castração. Caso opte por ela, deve ser feita a partir dos 5 meses. Esterilizar filhotes antes do primeiro cio evita infecções e o desenvolvimento de tumores, a infecção uterina provocada por bactérias (Piometra), que pode matar e o câncer de mama e próstata, causados pela proliferação desordenada de células que prejudica o funcionamento dos órgãos. Se a doença for detectada após a metástase (quando as células doentes se multiplicam e se espalham pelo corpo), o óbito é inevitável.
Portal de Negócios e Responsabilidade Social
Mas não se assustem com tudo o que foi escrito acima! Se você der a seu animal a devida atenção, principalmente quanto à prevenção, ele será saudável e viverá longos anos, alegrando a todos da casa! 
E lembre-se: ADOTAR é um ATO de AMOR! Quando pensar em trazer um animalzinho para seu lar, prefira a ADOÇÃO! Os "tiquim" (sem raça definida - SRD - ou tiquinho de cada raça, carinhosamente como são chamados) agradecem!!!

Estamos vivendo tempos em que uma boa parte da sociedade está se mobilizando em defesa dos animais. São inúmeros pedidos de adoção que veiculam nas redes sociais, movimentos contra a matança indiscriminada  e uso em experimentos científicos.  Em especial, vamos falar hoje do Instituto Nina Rosa - projetos por amor à vida que tiveram inicio em 2000, quando sua fundadora, Nina Rosa Jacob, sentiu a necessidade de difundir a educação baseada em valores positivos, para resgatar a relação homem-ambiente.

Dedica-se a produzir material educativo e realizar cursos e palestras para ampliar a consciência humana, contribuindo, assim, para a formação de uma sociedade mais justa e pacífica.
Atualmente, a ONG está focada em expandir a Educação Humanitária para todo o Brasil. 

Caso tenha interesse em conhecer outras instituições de proteção animal leia o artigo no site da Rede Globo Ação!

Conheça o trabalho desenvolvido por eles e participe!
  
“Eu sou a favor dos direitos dos animais, bem como dos direitos humanos. Essa é a proposta de um ser humano integral.”
Abraham Lincoln

Ana Porto/Sergio Honorato
Gestores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui seu comentário é muito importante!

Leia também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares