Home Facebook Twitter LinkedIn Feed Perfil Email
Nit Portal Social

↑ Grab this Headline Animator

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

ROUPAS COM MATERIAIS RECICLADOS.

Sustentabilidade tem sido um tema recorrente no mundo todo.

Diversas áreas buscam soluções sustentáveis quer na criação, fabricação  ou na construção, pois o futuro do nosso planeta está cada vez mais condicionado a estas soluções. Nesta realidade se enquadra Baby Steinberg, estilista brasileira que através de sua técnica, criatividade e olhar inovador utiliza materiais reciclados em suas roupas. 

Com formação em Enfermagem tentou seguir carreira, mas foi vencida por sua paixão pela criação de roupas. Para aprimorar seus estudos se mudou para o Canadá, em 1998, onde construiu uma carreira sólida e reconhecida. Foi a única estilista brasileira convidada a participar da Semana de Moda de Toronto, onde seu carro chefe na confecção de seus trajes são materiais reciclados, tais como filtro de café, palha de aço, tela de proteção agrícola, sacolas plásticas etc.

RISCOS DO USO INADEQUADO DE SHAKES!


 
 

Seu diferencial está em enxergar em cada um desses materiais, que teriam como destino final a lixeira, a possibilidade de trabalhar e transformá-los em peças que aguçam o imaginário feminino. E não há limites para a matéria-prima! Baby conta que já confeccionou peças com materiais eletrônicos como carregadores de celular, fitas VHS, palha de aço, filtro de café e flores artificiais. Pela excentricidade e versatilidade de suas criações, seus modelos são solicitados para shows, desfiles, premiações, também podendo ser usados no dia a dia das mulheres.

O Brasil ainda é um dos poucos países que produz seu fio, seu tecido. As sobras de materiais que seriam descartadas podem e devem ser reaproveitadas. Talvez faltem interessados em fazer esse trabalho, conhecer essas técnicas e transformá-las em peças de bom gosto, fashion, usáveis. Um exemplo disto é o reaproveitamento de fibras de garrafas pet na confecção de roupas, que muito tem se popularizado nos últimos anos, bem como vestido feito de filtro de café ou uma peça feita de sacolas plásticas. 


CORAÇÃO E AS COISAS DA ALMA! 






 
 

Utilizando  técnicas criadas por ela de acordo com o material a ser utilizado somado às novidades e tendências mundiais, Baby desenvolveu um jeito particular de trabalhar adaptando a costura, o tricô para cada tipo de material. Este tipo de criação, com foco na reciclagem de materiais que iriam para o lixo e sua transformação em moda, é o que se chama "upcycling" (é o processo de transformar resíduos ou produtos inúteis e descartáveis em novos materiais ou produtos de maior valor, uso ou qualidade. Utiliza materiais no fim de vida útil na mesma forma que ele está no lixo para dar uma nova utilidade).
 
Acesse a home page da Baby  e conheça melhor sua arte!
 
Outra que desponta no ramo da moda “socialmente responsável” é a  ACB – Ação Comunitária Do Brasil-RJ que através da  “Moda em Ação” visa à inclusão social e o resgate histórico de uma comunidade, buscando  a geração de renda dos envolvidos na ação e a autosustentabilidade das oficinas, o que acaba por capacitar estas pessoas a trabalhar no mundo da moda.

CULINÁRIA LUCRATIVA! 

 
 
A “Moda em Ação” desenvolve seu trabalho dando oportunidades a diversas pessoas lotadas em suas oficinas tais como a de artes visuais - responsável pela criação de imagens que são criadas a partir do cotidiano da favela - a de serigrafia que estampa tecido e camisetas, a de corte, costura e bordado que finalizam o processo de criação.
Assim nasceu a marca social AcomB que teve sua primeira coleção a desfilar no Fashion Rio no ano de 2008, com grande aceitação e repercussão brilhando na mesma passarela junto a grandes grifes famosas nacionais e internacionais.

"Um mundo sem a moda seria cinza e triste e milhões de pessoas não teriam do que viver."
Pierre Cardin

Ana Porto/Sergio Honorato
Gestores

https://www.facebook.com/nitportalsocial                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui seu comentário é muito importante!

Leia também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares