Home Facebook Twitter LinkedIn Feed Perfil Email
Nit Portal Social

↑ Grab this Headline Animator

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

O QUE SOMOS E O QUE QUEREMOS SER!

Existe um conflito no âmago dos seres humanos, entre o que somos e o que queremos ser. 
Na experiência humana, existe a vida e a morte que não é nada "Severina"; o bem e o mal, sendo o primeiro a presença de Deus e o segundo, a Sua ausência; a esperança e a resignação, como numa Santa como Bernadete, que mesmo sendo vítima da tuberculose e sentindo dores horríveis no seu corpo, orava pelos que ainda não tinham encontrado a Deus.
 
A maioria de nós nega nossa natureza dualista, mas ela se encontra bem enraizada em nossos interiores. Os conceitos básicos originam-se da ideia de dualidade, ou seja, as formas da energia existentes no Universo possuem dois polos que se complementam. Essas duas forças são representadas pelo Yin e Yang. São os dois princípios cósmicos primários do Universo. É a representação do positivo e do negativo que se complementam:
 
Yang= princípio ativo, diurno, luminoso, quente;
 
Yin= princípio passivo, noturno, escuro, frio.
 
São duas forças complementares que compõe tudo o que existe no Universo. A civilização humana avançou muito, principalmente tecnologicamente, mas emocionalmente, estamos iguais aos primeiros homens que pisaram este planeta. A dualidade está onde nós estamos. Esse conceito Yin-Yang gera muitas aplicações na vida de cada um de nós. Vamos encontrar esse conceito aplicado na Medicina Tradicional Chinesa que busca o Equilíbrio perfeito, isto é, para termos corpo e mente saudáveis precisamos estar em equilíbrio entre Yin e Yang. Vale destacar que nenhum dos dois é mais importante que o outro ou melhor que o outro, nenhum pode existir sem o outro, são equiparados ao TODO. 

Yin = mente intuitiva, complexa. 
Yang= intelecto racional, claro. 

Yin= simboliza o repouso. 
Yang= simboliza o movimento. 

Yin= a tranquilidade contemplativa do sábio. 
Yang= a vigorosa ação criativa do rei.
 
Ao contrário do pensamento ocidental, onde os opostos se opõem, sem qualquer relação entre eles, como se fossem duas coisas separadas, a compreensão oriental do Yin e Yang convida-nos a perceber que a dualidade é a verdadeira unidade, porque os opostos não podem existir um sem o outro.
 
(Adaptação Kazuhiro Shiatsu - Shiatsuterapeuta)

Quando o homem não consegue por si só encontrar o equilíbrio perfeito, desarmoniza-se. O que dizer então de pessoas que vivem em condições difíceis?
Mente Viva é o resultado da unificação de dois grupos de profissionais de várias áreas interessados no bem estar e em reduzir a violência nas comunidades. Sediados em Porto Alegre e Gramado estes dois grupos tinham como objetivo a conscientização, o desenvolvimento da paz e redução da violência na sociedade através de técnicas de mentalização, meditação, respiração e relaxamento e que vêm desenvolvendo projetos que visam oferecer uma melhor qualidade de vida às pessoas que integram ou usufruem de instituições como hospitais, escolas públicas e entidades ligadas a segmentos profissionais.
Os trabalhos iniciaram-se dentro das escolas fazendo meditação com crianças e adolescentes e, paralelamente, desenvolvendo trabalho de capacitação dos professores e de “Cuidados com o Cuidador”, entendendo que o professor tem papel central no processo da paz.
Mente Viva é constituída por uma equipe de pedagogos, psicólogos, psiquiatras, professores, instrutores de ioga entre outras áreas, todos eles, realizando atividade voluntária.

"Tudo na vida tem que ser equilibrado, se você pensar somente com seu emocional, você será impulsivo, se pensar somente com a razão, será insensível. Equilibre os dois e assim você terá a melhor resposta para tudo.”
Inochi

Ana Porto/Sergio Honorato
Gestores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui seu comentário é muito importante!

Leia também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares