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terça-feira, 5 de agosto de 2014

VOCÊ CONHECE AS BACTÉRIAS DO BEM?

Ao ouvirmos falar de "bactérias" sempre nos vem à cabeça a ideia de algo ruim, nocivo à saúde! Mas nem sempre é assim! 

Já ouviu falar em "probióticos" (em grego significa "para a vida")? São "bactérias do bem", ótimos aliados da saúde e são encontrados em alguns alimentos, como exemplo, certos iogurtes. São ótimos contra a constipação intestinal bem como ajudam a prevenir diversas doenças, como o câncer de cólon. Mas preste muita atenção: Alimentos contendo probióticos não são remédios, portanto não curam! Eles apenas servem como coadjuvantes. Se não bastasse contribuir ao exposto acima eles ainda nos ajudam a perder peso e reduzir o inchaço, já que eles melhoram as funções intestinais (no caso de pessoas que já estejam fazendo dietas).

Mas vamos conhecer melhor esses nossos "amigos"? Trata-se de "bactérias do bem" que vivem no nosso intestino e têm a responsabilidade sobre o bom funcionamento do órgão e pela manutenção das defesas do corpo. Os probióticos são a base da nossa flora intestinal, pois proporcionam a ela saúde e equilíbrio. Eles estão presentes em alimentos como alguns tipos de iogurtes e leites fermentados. Também é possível encontrá-los em cápsulas e sachês (estes são bons para quem tem intolerância à lactose). Nesses casos, porém, é necessário ter uma orientação médica antes de consumi-los, pois a concentração de probióticos é muito maior. Os tipos de bactérias do bem mais encontrados nos alimentos são as chamadas bifidobactérias e os lactobacilos. Além de fortalecer o sistema imunológico eles atuam na prevenção de algumas doenças como o câncer (cólon), fazendo o devido equilíbrio entre bactérias boas e ruins. Eles também regulam o trânsito intestinal, diminuindo os riscos de uma doença inflamatória no intestino. Ao melhorar o funcionamento de nosso intestino, eles acabam ajudando a reduzir o inchaço do corpo.

Para mantermos nosso intestino sempre em bom funcionamento o ideal é a ingestão de fibras (as bactérias do bem se alimentam principalmente de fibras)  além de uma alimentação saudável (frutas, legumes e verduras).

Mas, afinal, qual é a quantidade ideal de consumo? No que se refere aos probióticos encontrados em alimentos, não existe uma quantidade predeterminada. É necessário o consumo regular de alimentos com probióticos para que a pessoa consiga sentir seus benefícios. Além disso, não adianta usá-los sem manter uma alimentação balanceada.

LEIA TAMBÉM: APRENDENDO A DECIFRAR RÓTULOS DE ALIMENTOS! 

E aqui vai a dica de onde encontrar as "bactérias do
bem" em alimentos industrializados:

- Actimel Vita C da Danone
- Iogurte Molico Total Cálcio Polpa da Nestlé
- Molico Total Cálcio da Nestlé
- Yakult
- Yakult 40
- Activia
- Yakult Sofyl

Gostou da dica? Então faça sua parte: uma alimentação balanceada associada a este exército de bactérias do bem!

Em nosso artigo  "PEÇA-ME TUDO, MENOS QUE EU COZINHE! MINHAS DESVENTURAS COM O FOGÃO!"  falamos sobre a instituição "Banco de Alimentos" cujo trabalho é o de tentar minimizar os efeitos da fome, através do combate ao desperdício de alimentos e promover educação e cidadania. Hoje vamos mostrar para todos vocês o cardápio pra lá de especial, feito a partir de aproveitamento de partes dos alimentos que, em geral, vão parar no lixo!

Acesse aqui e desfrute destas delícias em suas refeições!

Ana Porto/Sergio Honorato
Gestores

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