Home Facebook Twitter LinkedIn Feed Perfil Email
Nit Portal Social

↑ Grab this Headline Animator

sexta-feira, 5 de junho de 2015

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE, O QUE TEMOS PARA FESTEJAR?

Gerenciamento, Planejamento, Monitoramento de Mídias Sociais & Responsabilidade Social
Hoje, 5 de Junho, comemora-se (?) o Dia Mundial do Meio Ambiente! Será que temos realmente motivos para comemorar? Será que alguma coisa mudou para melhor em nosso planeta?

O troca-troca de equipamentos elétricos/eletrônicos que vemos ser feito diariamente pela população do planeta é altamente preocupante. Cada dia surgem novos "sonhos de consumo eletrônicos" e ao se adquirir o novo, o velho, se não estiver em perfeito funcionamento, vai para o lixo, sendo descartado de forma inconsciente e incorreta e quem sai prejudicado, como sempre, é o meio ambiente, através das carcaças corroídas pelo tempo ou metais pesados entrando em contato com rios e mares.


Segundo estudos realizados, o lixo eletrônico despejado no planeta equivale à metade do Equador, cuja área total é de 283.550 km². Isto significa dizer que o lixo eletrônico ocuparia uma área de 141.775 km².

O Brasil aponta como um dos países que mais produz lixo eletrônico no  mundo mas, por outro lado, encontra-se entre os três países mais conscientes da América Latina no que diz respeito ao descarte. Mas nada que nos coloque no pódio da Sustentabilidade! Falta muito a ser feito! Muito a evoluir e conscientizar nossos cidadãos.
Gerenciamento, Planejamento, Monitoramento de Mídias Sociais & Responsabilidade Social

Nem tudo está perdido! Cada nova ideia que se concretiza na direção de colocar em prática o princípio dos 3R's (Redução, Reutilização e Reciclagem), é a esperança que avança na construção de um planeta mais sustentável. Como exemplo destas ideias podemos citar a Redial e a Refone que permitem que você se desfaça do seu velho ou adquira um novo smartphones, usados e seminovos, com total qualidade e garantia, Afinal, nem todo mundo pode pagar o alto preço cobrado pelos novos gadgets! (Fonte: Catraca Livre)

"Segundo a ONU, o alto crescimento populacional e o desenvolvimento econômico têm impactado diversos ecossistemas da Terra, que se aproximam de pontos críticos de esgotamento ou mudança irreversível. Em 2050, se os atuais padrões de consumo e produção permanecem os mesmos, e com a previsão de uma população global de 9,6 bilhões, serão necessários três planetas para sustentar nossos modos de vida e de consumo.

Consumir com responsabilidade significa considerar os limites planetários para garantir um futuro saudável, onde os nossos sonhos podem ser realizados. A prosperidade humana não precisa custar a Terra. Viver de forma sustentável significa fazer mais e melhor com menos.

O   tema   proposto   pelo  Programa   das   Nações   Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) 2015 é:

"Sete bilhões de sonhos. Um planeta. Consuma com moderação", reforçando a importância do consumo consciente.  A ONU sugere que as pessoas compartilhem seus sonhos e ações individuais para impulsionar uma poderosa corrente coletiva para a mudança que queremos." (Fonte: Pacto Global Rede Brasileira)

O Nit Portal Social se junta a esta campanha e sugere aos nossos leitores que abracem esta causa através de exemplos de ações que venham a fazer a diferença para a sociedade e o meio ambiente. Para tal, empresas podem acessar o site da campanha

E neste dia em especial chamamos a atenção para a necessidade de sermos mais conscientes de nosso impacto ecológico e pensarmos sobre as consequências ambientais das nossas escolhas.

Como destaca o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, podemos ter vidas mais sustentáveis, “mudando nossos padrões de consumo para bens que usem menos energia, água e outros recursos, e desperdiçando menos comida.” 
E deixamos aqui uma reflexão...

O que você tem feito pelo nosso planeta?

Ana Porto/Sergio Honorato
Gestores
Nit Portal Social

Gerenciamento, Monitoramento, Planejamento de Mídias Sociais & Responsabilidade Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui seu comentário é muito importante!

Leia também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares