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quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

RENOVAR MATRÍCULA!

Na reta final do ano letivo, famílias começam a se preparar para a renovação da matrícula dos filhos. Esse é um momento de grande ansiedade, pois muitas dúvidas acabam por roubar as noites de sono.

Famílias preocupadas com aprovações, mudança de escola, qual será a professora do próximo ano, valor da mensalidade, lista de material escolar entre outros critérios para a nova escolha. Manter ou permitir um novo começo em outra instituição. As incertezas e certezas anualmente se repetem, ora com mais intensidade ora não.

A angústia tem seu início nos valores de renovação, como, por exemplo, se haverá descontos, bolsas 
de estudo ou percentuais muito acima do esperado. Outro momento angustiante é com relação aos resultados obtidos através das notas e conceitos, ou seja, haverá aprovação ou reprovação? Algumas famílias também avaliam o desempenho cognitivo dos filhos e o relacionamento entre docente e discente e entre escola e família.

Um fator que pesa muito é se os anseios das famílias atribuídos à instituição, foram alcançados. Muitas nem se preocupam com as novas taxas estabelecidas, porém cobram atitudes que valorizam seus próprios desejos.

Para tanto, é necessário que o contrato de serviço prestado, que estabelece as normas da contratação, sejam esclarecedores e fidedignos. Nele deve conter todos os serviços oferecidos ao educando e os percentuais cobrados para atender o contratante.

No entanto, na hora de procurar uma escola, geralmente o anseio é dos pais que seguem seus parâmetros de desejos para um ideal educativo destinado aos seus filhos, mas, na maior parte das vezes, esquecem que seus filhos é que serão os frequentadores da escola.

Entendo ser inviável uma família procurar uma instituição, sem que o protagonista dessa ação o acompanhe.
Quando os pais chegam à escola para conhece-la e habilitá-la sozinhos, sempre os convido para trazerem a criança para também estar no contexto daquele ambiente. Por mais que haja aceitação dos responsáveis, quando o aluno é convidado a conhecer o espaço que irá estudar, tudo muda. Porque a resposta, na maior parte das vezes, é dada nesse momento. A criança não esconde o prazer ou desprazer em visitar o local e geralmente a resposta, ao final da visita, já foi dada. É muito interessante!

Em se tratando de renovação, por algumas incertezas e/ou descontentamentos, os pais procuram outra instituição para mudar os filhos e as vezes deixam de prestar atenção no que eles querem dizer. Alguns ficam tristes, outros inseguros, outros começam a mudar o comportamento, simplesmente porque não querem sair do ambiente educativo, pelos vínculos criados e pela afetividade com pessoas e vivências. Este é um momento familiar muito delicado e requer prudência para que, ao trocar de escola, não aconteçam desajustes emocionais que poderão causar transtornos na aprendizagem.

Estabelecer um bom relacionamento entre escola e família é o ideal para o sucesso escolar do educando e o elo motivador para a formação do cidadão autônomo e consciente, inserido no contexto.

Por Magda Asenete
Responsabilidade Social


Como o assunto de hoje é educação de nossos filhos não poderia deixar de citar a ARTE DE EDUCAR que já realizou 27 projetos distintos com dezoito empresas e oito órgãos governamentais, atingindo diretamente 5.700 pessoas e, indiretamente, outras 20.000 pessoas. (...) Em 2007, a Arte de Educar criou a tecnologis social Mandala de Saberes, com o objetivo de ampliar o diálogo entre as práticas escolares e as não escolares. Essa iniciativa recebeu vários prêmios, entre eles o Prêmio Itau Unice/2009. Atualmente essa metodologia integra a "Coleção Mais Educação" do Ministério da Educação e vem sendo utilizada no projeto nacional "Um Plano Articulado para Educação e Cultura", desenvolvido com o Ministério da Cultura para construção de novas políticas públicas em Cultura e Educação. 

Ana Porto/Sergio Honorato
Gestores
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Planejamento, Gerenciamento, Monitoramento de Mídias Sociais & Responsabilidade Social

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