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sexta-feira, 18 de março de 2016

ATÉ QUE PONTO TUA ANSIEDADE TE PARALISA?

Ansiedade
substantivo feminino

1. grande mal-estar físico e psíquico; aflição, agonia.

2. fig. desejo veemente e impaciente.

"Ansiedade é uma reposta de defesa. A ansiedade em níveis exagerados passam a não mais nos proteger mas a paralisar diante de coisas que não merecem tanto medo."

Se você é uma pessoa que tem dificuldades em aceitar pessoas com o ritmo mais lento que o seu, se você come exageradamente ou "belisca" alimentos o dia todo, se você vive mais no futuro do que no presente ou tem dificuldades em aceitar o ritmo natural da vida, você é uma pessoa ansiosa. 

A ansiedade é um desequilíbrio emocional que tem como consequência comportamentos distorcidos podendo chegar a sintomas físicos. A ansiedade em nível elevado pode ocasionar taquicardia, falta de ar, sudorese, pressão alta, insônia, irritação, entre outros, além da dificuldade de relacionamentos. 

A pessoa ansiosa antecipa o fracasso ou o sucesso. Na maior parte do tempo está em estado de expectativa, sempre esperando que algo aconteça, e nem sempre sabe o que é. Assume atividades em excesso e tem dificuldades em delegar funções. Ao invés de controlar os pensamentos é controlada por eles. Tem constantemente um diálogo interno onde os pensamentos não param, podendo chegar à exaustão. Precisa aprender a desenvolver um ritmo mais equilibrado, começando pela respiração que deve ser mais lenta e profunda, no intuito de trazer maior relaxamento. Precisa se convencer que tudo tem seu tempo para acontecer. 

Quando se acelera demais os acidentes são mais frequentes e, na vida, acelerar pode ocasionar sérias "colisões" pessoais.

Mas quais são as principais causas da ansiedade?

Qualquer coisa que seja interpretada como prejudicial. E veja bem, este é um ponto interessante, as coisas não são interpretadas da mesma forma por todas as pessoas. Uma pessoa pode ficar extremamente ansiosa no dia anterior a uma prova, talvez a ponto de passar mal, ter insônia, sentir náuseas, e tudo mais. E outra pessoa pode lidar de forma mais tranquila. Por quê? Porque uma pode interpretar essa prova como uma possível "rasteira" que a vida pode estar lhe dando, acha que por mais que tenha se preparado nunca será bem sucedida, e que será terrível ser reprovada. A outra pessoa, aquela que encarou a prova mais tranquilamente, pode ter considerado que essa prova seria uma das boas possibilidades da vida dela.

Claro que existem os estímulos ansiogênicos que podem afetar uma parcela muito grande das pessoas como por exemplo: falar em público, se reportar a alguém hierarquicamente superior, estar pela primeira vez em uma situação, como por exemplo, um encontro com uma garota(o), enfim, a ansiedade está diretamente ligada ao estresse. Tudo o que pode ser visto como possibilidade de prejuízo, morte, fracasso, vergonha, etc., pode ser causador de ansiedade.

Exercícios e práticas simples para relaxar o corpo e a mente são opções para o controle da ansiedade?

A prática do relaxamento intencional requer que você foque ativamente a sua atenção no corpo e propor-se a relaxar. Deverá pouco a pouco tentar ampliar a sua Zona de Conforto usando o relaxamento intencional. Este simples procedimento irá permitir a redução da acumulação de stress e tensão, dando espaço para a promoção da saúde e vitalidade, além de fomentar a relação consigo próprio. A grandeza deste exercício é que pode ser praticado a qualquer momento e em qualquer lugar. Lembre-se que à medida que for praticando, as sensações de relaxamento irão ficando gravadas nos seus músculos e na sua mente. Estas recordações podem ser utilizadas a qualquer instante, sempre que perceba que um estado de relaxamento beneficie a situação em que se encontra. Basta para isso relembrar-se das sensações de relaxamento que sente quando está a praticar.

Coisas simples como aliviar o cansaço do dia-a-dia do trabalho com um banho bem demorado, logo que chegar em casa, é uma excelente técnica de relaxamento. Este pode ser considerado um exercício excelente de estimulação dos sentidos. Aprecie a água a cair no seu corpo, o som que faz, a temperatura que sente, o impacto das gotas do chuveiro, o estado de relaxamento que consegue atingir, sinta isso e contemple o prazer que está a presenciar, foque-se nas sensações e perceba o nível de bem-estar que sente.  Outras técnicas de relaxamento mental incluem a leitura de um bom livro ou deixar-se envolver na tranquilidade de uma música suave, ou concentrar-se na contemplação.

Atividades criativas como pintura, desenho, cerâmica, carpintaria, tricô e mesmo arte culinária, por prazer, podem lhe dar também um sentido de realização, paralelamente ao tranquilizante relaxamento de se concentrar em algo que você deseja fazer.

Viu? Não custa tentar! 
Esse é o melhor caminho para controlar sua ansiedade além de buscar ajuda junto a um profissional qualificado, se necessário!

Ana Porto/Sergio Honorato
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