Home Facebook Twitter LinkedIn Feed Perfil Email
Nit Portal Social

↑ Grab this Headline Animator

quinta-feira, 7 de julho de 2016

"DOUTOR JÁ", A DEMOCRATIZAÇÃO DA SAÚDE NO RIO DE JANEIRO!

Você conhece a campanha #medicoparaquemprecisa

O programa mantém um site de agendamento de consultas particulares, o Doutor Já e vem mostrar que é possível democratizar o acesso às consultas médicas no Brasil, em especial no Rio de Janeiro. 

Trata-se de uma plataforma que facilita a marcação de consultas médicas de baixo custo: dá a localização de médicos, apresenta uma ficha desses profissionais (se atendem convênio, e também a avaliação que receberam dos usuários da plataforma) e os horários disponíveis na agenda. Funciona em dispositivos móveis e no desktop. 

Mas para que esse programa tenha sucesso, clínicas e consultórios médicos parceiros foram credenciados ao programa e, para cada consulta agendada pelo aplicativo, estas clínicas oferecem um atendimento gratuito para um paciente da fila do SUS. Para que o atendimento aconteça o paciente deverá apresentar a guia de encaminhamento que comprove estar na fila de espera do Sistema Único de Saúde.

Um dos fundadores do Doutor Já, o publicitário Brenno Eudes explica que, para encontrar os pacientes, utiliza o Facebook, além dos pedidos por e-mail que recebe e de visitar associações de moradores de comunidades, apresentando a plataforma.

Em tempos de crise, com tantos brasileiros desempregados que tiveram que abrir mão de um plano de saúde o programa é um presente! Como foi o caso de uma paciente que tentava, sem sucesso, agendar uma consulta com um Oftalmologista, pelo SUS, para mostrar seus exames e tentar resolver o problema de suas dores e da secreção no olho esquerdo, onde foi feito um transplante de córnea no ano de 1991.

Diferente da rede pública, onde a última consulta conseguida foi no ano de 2012, ela acaba de conseguir um atendimento gratuito em menos de uma semana. O programa é voltado para quem não tem plano de saúde e não pode pagar caro por uma consulta.

Os sócios acreditam, também, que ao direcionar estes pacientes para a rede particular, a Doutor Já alivia a demanda no SUS, o que representa uma melhora também para as classes mais baixas, aqueles que não podem pagar consultas nem a preços populares. Para os médicos a plataforma Doutor Já funciona da seguinte forma: os profissionais enviam suas informações (foto, currículo, horários e locais de atendimento, valor da consulta e planos de saúde atendidos, se houver) para a Doutor Já, que verifica a situação do profissional no respectivo Conselho.

Esta campanha, Doutor Já   começou em março e já conta com dez clínicas parceiras. A meta a ser alcançada até o final deste ano é de oferecer mil consultas gratuitas. 

“Algumas pessoas nascem com a vontade de resolver problemas ao longo da vida. Acho que empreender tem a ver com isso, com encontrar soluções para problemas que ninguém resolveu antes"

“O usuário de plano de saúde, bem ou mal, tem o seu livrinho. Para ele, marcar a consulta online é só um adendo. O paciente do nosso oceano azul está desamparado. Para ele, a Doutor Já não é apenas legal: é a solução, é o impacto, é a mudança"

Para os pacientes, após preencher um cadastro e aplicar filtros de especialidade procurada, região, plano de saúde ou consulta particular, a Doutor Já exibe os profissionais mais próximos dentro do plano de saúde ou orçamento permitido, bem como as disponibilidades de agenda. O paciente escolhe o horário mais conveniente e pronto, a consulta estará marcada. 

Para evitar esquecimentos, tanto os profissionais como os pacientes recebem alertas por e-mail, SMS e post no celular (WhatsApp) 24 horas antes do horário marcado. Caso uma das partes não possa comparecer, é possível desmarcar ou remarcar a consulta pelo próprio aplicativo. Mais particularidades do negócio: com o objetivo de promover o melhor relacionamento entre as partes, pacientes que faltam três vezes a consultas marcadas têm o cadastro cancelado. 

Após a consulta, pacientes e profissionais recebem um pedido de avaliação da experiência, e os profissionais mais bem avaliados passam a ocupar as primeiras posições nas buscas.

Estamos na torcida para que os planos deste grupo de jovens se concretize e tenha sucesso!!!

Ana Porto/Sergio Honorato
Gestores
Nit Portal Social
Planejamento, Gerenciamento, Monitoramento de Mídias Sociais para Empresas e Responsabilidade Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui seu comentário é muito importante!

Leia também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares