Home Facebook Twitter LinkedIn Feed Perfil Email
Nit Portal Social

↑ Grab this Headline Animator

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

ENTENDENDO A IMPORTÂNCIA DE UMA ALIMENTAÇÃO FUNCIONAL!

Hoje se fala muito em comidas fitness e alimentação funcional retratados em sites, revistas de saúde, redes sociais etc. Mas nem todos sabem o seu significado.

"Alimento funcional é aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido como parte da dieta usual, produz efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou benéficos à saúde. Esses alimentos são considerados promotores de saúde e podem estar associados com a diminuição dos riscos de algumas doenças crônicas." (Nutricionista Mariana Exel - Hospital Samaritano)


EMAGRECER COM SAÚDE

Veja abaixo os principais benefícios dos alimentos funcionais para o organismo:

1 - Leites Fermentados e Iogurtes - Melhora da saúde intestinal e redução do risco de câncer de cólon
2 - Grãos integrais, frutas e vegetais em geral - Melhora na saúde intestinal, redução do risco de câncer de cólon e controle do colesterol e glicemia
3 - Linhaça - Inibição de tumores, prevenção de doenças cardiovasculares e controle de doenças autoimunes e inflamatórias
4 - Folhas verdes - Proteção contra degeneração macular, manutenção de uma boa visão
5 - Tomate, goiaba e melancia - Atividade antioxidante, redução do risco de doenças cardiovasculares e proteção contra o câncer (especialmente de próstata)
6 - Brócolis, repolho, couve-flor e rabanete - Aumento da atividade de enzimas que combatem a formação de células cancerígenas
7 - Soja e derivados - Redução de doenças cardiovasculares, alívio das ondas de calor em mulheres na menopausa
8 - Casca de uva, vinho tinto e maçã - Redução de doenças cardiovasculares e formação de coágulos e inflamações

Mas, tão importante quanto uma alimentação saudável é a prática de atividades físicas. E para as pessoas que praticam este tipo de atividade deixamos aqui algumas sugestões de alimentos pré-treino e pós-treino:

PRÉ-TREINO: 

Bebidas: Suco de beterraba, laranja, cenoura e amaranto
                Suco de beterraba com maçã e raspas de gengibre

Alimentos Sólidos: Frutas, pães e bolachas; aveia granola ou grupo de raízes (batata doce, mandioca e inhame); batata doce cozida com filé de frango grelhado ou atum em lata, omelete com 4 claras e 1 gema, misturadas com 3 colheres de aveia integral; iogurte desnatado zero açúcar com granola sem adição de açúcar; banana amassada, misturada com aveia e salpicada com semente de linhaça ou chia, e leite desnatado ou de soja (para mulheres), sem adição de açúcar.

PÓS-TREINO:

Bebidas: suco de abacaxi com hortelã e gelo, acompanhado de uma proteína (filés de frango ou boi, ovos, queijos etc.); 100 g. de polpa de açaí orgânico, água e gelo a gosto, acompanhado de uma proteína; vitamina de iogurte desnatado, batido com banana e/ou morango, mamão papaia, maçã e aveia, podendo adicionar a gosto farinha de linhaça, quinoa ou chia.

Alimentos Sólidos: pão integral com alguma proteína (peito de frango, atum, queijo cottage ou ricota); tapioca recheada com ovo mexido; 2 fatias de pão integral com rosbife e salada; saladas com farelo de amaranto, chia, mandioquinha (ou batata doce ou comum) e rosbife ou carpaccios.

É sempre bom lembrar que você é aquilo que você come e sempre que notar algum sintoma diferente em sua saúde, busque um profissional médico de sua confiança.

Ana Porto/Sergio Honorato
Gestores
Nit Portal Social
Planejamento, Gerenciamento, Monitoramento de Mídias Sociais para Empresas e Responsabilidade Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui seu comentário é muito importante!

Leia também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares