Home Facebook Twitter LinkedIn Feed Perfil Email
Nit Portal Social

↑ Grab this Headline Animator

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

SACHÊ TRANSFORMA O LEITE COMUM EM LEITE PARA PORTADORES DE INTOLERÂNCIA À LACTOSE!

A pequena-grande cientista Maria Vitória Valoto, de apenas 16 anos, desenvolveu um sachê que torna o leite comum bom para o consumo de intolerantes à lactose.

A ideia surgiu de pesquisadores da Universidade UNOPAR, de Londrina, e foi desenvolvida pela jovem, com o apoio de professores de seu colégio. Os resultados começaram a aparecer após um ano de experimentos.

Mas como funciona? A cápsula do sachê guarda a enzima lactase que é responsável pela "quebra" da lactose que é exatamente o que falta no organismo das pessoas intolerantes e provoca a alergia ao leite e seus derivados. Para usá-la, basta colocar no leite, que pode ser no copo ou em um recipiente maior  e esperar fazer o efeito, que demora de 4 a 5 horas para aparecer. O leite, então, deixa de ser lactose.
"O que diferencia a cápsula de todos os produtos que a gente tem hoje é a aplicação." A maioria dos produtos hoje existente é de uso oral, onde você ingere o medicamente para então poder consumir algo que tenha lactose. Já as cápsulas são de uso direto no leite. Além de prático torna o consumo de leite bem mais barato, pois é só comprar o leite comum, as cápsulas, colocando-as dentro do leite com lactose para que ele se torne um  leite apropriado para as pessoas que têm a alergia.

Segundo Maria o projeto busca mudar realidades, impactar a sociedade e ajudar a quem mais precisa. Ela deseja entregar um produto barato e simples de usar, para alcançar o maior número de pessoas possível, seja de que renda for. Para a pequena jovem, ciência é ferramenta social; é a chave para o desenvolvimento do pensamento e, por consequência, para a compreensão dos problemas e das soluções para a humanidade.

A pesquisadora cursa o segundo ano do ensino médio e já pensa em empregar a ciência em sua profissão. "A ciência se tornou a minha vida, sonho em ser uma grande pesquisadora."

Através deste projeto, ela tornou-se finalista da feira de ciências do Google, com premiação final marcada para setembro, na sede da empresa, na Califórnia.

E como o assunto é Lactose,  o Instituto Girassol vem beneficiando crianças, adolescentes e adultos portadores de necessidades nutricionais especiais, como é o caso de pessoas com alergia ao leite de vaca, galactosemia e outras alergias alimentares, nos quais é fundamental uma terapia nutricional específica, principalmente para famílias com dificuldades econômicas para adquirir esses alimentos.

O Instituto oferece todas as orientações necessárias, desde informações sobre como fazer os exames de diagnóstico até assessoramento jurídico para obtenção de alimentos específicos via SUS. Além deste serviço, a ONG também possui uma agenda de eventos direcionados a profissionais da área médica.

Ana Porto/Sergio Honorato
Gestores
Nit Portal Social
Planejamento, Gerenciamento, Monitoramento de Mídias Sociais para Empresas e Responsabilidade Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui seu comentário é muito importante!

Leia também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares