Home Facebook Twitter LinkedIn Feed Perfil Email
Nit Portal Social

↑ Grab this Headline Animator

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

FAMÍLIA, O PORTO SEGURO DE NOSSOS AVÓS!

Sábia é a cultura oriental que reverencia seus idosos! Na China e no Japão, velhice é sinônimo de sabedoria e respeito. Os idosos são tratados com respeito e atenção pela vasta experiência acumulada em seus anos de vida. A família é o porto seguro do idoso.

Os japoneses têm por hábito consultar seus idosos, antes de qualquer decisão, por os considerar sábios e experientes. Em contrapartida, aqui no Brasil, nossos idosos, com raras exceções, são colocados à própria sorte e considerados um estorvo por seus familiares. Mas o que devemos fazer para mudar esta nossa triste realidade

Segundo estudiosos no assunto, estreitar o relacionamento com as pessoas idosas próximas, ouvir e valorizar suas histórias de vida; investir na criança, no momento da constituição de sua personalidade, propiciando a aproximação das mesmas aos idosos e que pelo exemplo de cuidado, atenção de respeito de seus pais a estas pessoas, elas teriam a chance de internalizar esses valores/atitudes, apoiadas pelas escolas, igrejas e grupos sociais; favorecer a inclusão social do idoso através de projetos, promovendo o sentido da sua existência, seriam caminhos a serem seguidos com o objetivo de reverter esta triste realidade.

CUIDADOR DE IDOSO!


Um exemplo muito interessante e com excelente resultado é o que está sendo praticado por uma escola pública de Minas Gerais que leva os avós para ensinar as crianças em sala de aula. O projeto "Aprendendo com os Avós" tem como objetivo complementar a educação de um jeito diferente, promovendo a literatura e o respeito das crianças em relação aos idosos e às gerações passadas. Funciona assim: um aluno de cada turma leva seu avô ou avó para dentro de sala de aula para que conte para eles como as coisas aconteciam no seu tempo de criança, escolas, brincadeiras, sua vida familiar, seus costumes etc. e é aberto às crianças interagir através de perguntas e comentários.

No final do primeiro semestre é prestada uma homenagem a todos os avós, em especial àqueles que participaram dentro das salas de aula, onde a turma elabora uma faixa com uma palavra que exprima a impressão que tiveram daquele idoso, além de se apresentarem com dança, poesia e música e tudo terminando em um delicioso chá fraterno!

Se cada família, escola, igreja, instituição, criar mecanismos para aproximar nossos  idosos da sociedade, em especial de nossas crianças, estaremos dando o primeiro passo para que um dia, quando a idade também chegar para nós, estejamos sendo cuidados, amados e respeitados por nossos familiares!

E pensando exatamente em contribuir com a autoestima dos idosos é que surge o Projeto Velho Amigo que tem como objetivo, promover por meio de assistência e do desenvolvimento social, da educação, do esporte, da cultura e do lazer, a melhoria da qualidade de vida dos idosos, como forma de resgatar a sua dignidade.
Conheça o trabalho acessando o link e participe! Aproveite para conhecer e compartilhar o vídeo CARTILHA DO IDOSO PARA CRIANÇAS e o ESTATUTO DO IDOSO



Ana Porto/Sergio Honorato
Gestores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui seu comentário é muito importante!

Leia também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares