Home Facebook Twitter LinkedIn Feed Perfil Email
Nit Portal Social

↑ Grab this Headline Animator

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

SEU FILHO MERECE ATENÇÃO

Nos dias atuais, a interação entre pais e filhos está cada vez mais conturbada. A sociedade moderna criou um modelo familiar prático e calculista, em que os pais trabalham, os filhos vão para a escola e a atividade familiar cada vez mais se anula.

Será que não está na hora de equilibrar a agenda de papais e mamães?  Muitas vezes as mães abraçam essa maternidade como sendo unicamente delas, quando os dois são importantes. Dividir isso é manter o equilíbrio, sem se contar que é essencial para qualquer criança. A divisão de tarefas pode ser feita de uma forma bem dinâmica, entre pai e mãe, para que sobre tempo. Por exemplo: segunda e quarta, o pai organiza o jantar e a mãe o faz na terça e na quinta, para que a criança também perceba a importância desta divisão.

APLICATIVOS QUE VÃO MUDAR SUA VIDA!




Qualquer instante em que os pais decidam se dedicar aos filhos deve ser de fato efetivo, é a hora de proporcionar-lhes um momento descontraído e em que se possa observar como eles estão se sentindo, na relação de amigos que eles têm feito etc.

"Com algumas perguntas e brincadeiras, esse tempo terá mais qualidade e a criança se aproximará muito mais. Eu mesma coloco na minha agenda que, depois do trabalho, eu preciso ter um momento de brincar com minha filha. Ela tem três anos e requer essa atenção; quando brinco, preciso estar presente, sem ter celular na mão, revista, nem me distrair com algo externo. Essa preocupação é essencial par que essa criança se sinta segura, confortável e disposta a compartilhar tudo aquilo que está adequado ou não na vida dela". 

Participar de tarefas escolares, brincar com eles, ler antes de dormir, acompanhá-los em atividades extras, tudo isto faz parte de uma rotina com os pequenos. Se os pais pudessem participar de todas essas atividades, com certeza, eles estariam muito mais felizes.

"A criança vai se sentir muito mais segura com essa atitude, emocionalmente ela vai se equilibrar, sentirá prazer em fazer isso com seus pais ou de tê-los naquele momento, vai conseguir compartilhar mais e cognitivamente. Isso influencia muito no desenvolvimento da aprendizagem porque sabemos que quando ela tem o emocional equilibrado, a questão da aprendizagem flui facilmente. Então, qualquer tipo de atitude dessas irá agregar inúmeros valores e fará com que essas crianças se sintam livres de qualquer sensação de fracasso ou timidez".


Brincar tem um viés que vai muito além da simples fantasia. Enquanto um adulto vê apenas uma
criança empilhando bloquinhos, para o pequeno aquilo significa experimentar as possibilidades de construir novas cores, formatos e texturas.

É muito comum que filhos de pais ausentes busquem essa relação de presença em outras pessoas e elas acabam se tornando inseguras e, muitas vezes, usam de birras para chamar a atenção para si, mesmo que seja por meio de uma bronca.

"Na vida da criança, o que importa é a opinião dos pais, o aceite deles. Quando ela faz, por exemplo, uma apresentação de dança, por mais que haja dezenas de pessoas assistindo, quem ela procura são seus pais. O que elas querem é mostrar do que são capazes, elas dançam para os pais, se sentem importantes quando percebem que eles as admiram e, ao terminar uma apresentação, vão até elas e as abraçam dizendo: Parabéns, você estava linda!!".

Fica para nossa reflexão: A criança que brinca e tem o privilégio de ter pais que brincam com ela cresce com boas lembranças, tem a capacidade de se colocar no lugar dos outros, sabe lidar com as emoções, é mais inteligente e saudável. Torna-se um profissional criativo, é mais sociável, enfrenta os seus medos, tem boa autoestima e ama a vida!
(Fonte: Ponto de Encontro)

DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE!



E como o assunto hoje tem relação com a infância, indicamos para que vocês conheçam o trabalho da Aliança pela Infância que é um movimento internacional por uma infância digna e saudável. Em outras palavras, um movimento pelo encantamento do nosso olhar sobre a criança para que ela viva a infância em sua plenitude.

A Aliança pela Infância é um movimento contínuo, como o tempo da infância. Um movimento vivo, dinâmico e criativo, articulado por uma rede de pessoas comprometidas com a infância. Suas iniciativas são orientadas por uma inspiradora Carta de Princípios elaborada no início do movimento.


Ana Porto/Sergio Honorato
Gestores


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui seu comentário é muito importante!

Leia também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares