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quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

CONHECENDO MELHOR A NUTRIÇÃO FUNCIONAL!

Mente sã em corpo são é o que mais se busca nos últimos tempos. E quando se trata de saúde a alimentação é fundamental! 

  


No ano de 1991 foi regulamentada uma categoria de alimentos denominada de "Foods for Specified Health Use" (Alimentos Funcionais ou Nutracêuticos). Entre os alimentos funcionais estão os Probióticos e os Prebióticos, vistos como promotores de saúde e que podem estar associados à redução do risco de doenças crônicas degenerativas e não transmissíveis. A associação dos Probióticos com os Prebióticos dá origem a um produto Simbiótico que pode aumentar as chances de crescimento e colonização das bactérias probióticas no organismo humano. Quando comparada à nutrição tradicional,  a funcional é um método um pouco diferente, pois trabalha com a individualidade bioquímica e os efeitos dos alimentos no organismo de cada pessoa.








 VIDA EQUILIBRADA.

 


PROBIÓTICOS: São encontrados em iogurtes e leites fermentados são micro-organismos vivos capazes de melhorar o equilíbrio microbiano intestinal produzindo efeitos benéficos à saúde do individuo. Para que o intestino funcione corretamente e de forma saudável, deve conter cerca de 10 bilhões de bactérias por milímetro quadrado.
Assim o uso de leites fermentados, kefir e iogurtes probióticos fazem bem a saúde, pois auxiliam a colonizar o nosso intestino, que sofre perdas diárias dessas bactérias através do consumo de alimentos industrializados, processados, consumo de álcool, medicamentos e antibióticos.

Os efeitos benéficos dos probióticos à saúde são diversos, pois são considerados “bactérias do bem”. Reduzem colesterol, previnem e tratam da diarreia, melhoram da lactose, aumenta a absorção de cálcio e ferro, assim como de outros minerais, podem ser usados no auxílio ao tratamento de doenças intestinais (síndrome do intestino irritável, diarreias infecciosas, inflamações alérgicas, diarreias causadas por antibióticos), produzem enzimas digestivas, têm ação benéfica na imunidade, anticarcinogênico, produzem substâncias antibióticas para reduzir a atividade de bactérias patogênicas e com isso diminuem a ocorrência de doenças. Para garantir um efeito contínuo, os probióticos devem ser ingeridos diariamente. Sabendo-se que, em média, com 15 dias de consumo diário os efeitos benéficos começam a aparecer.

QUALIDADE DO AZEITE: COMO RECONHECER! 



Tipos de probióticos: iogurtes, queijos, Kefir, e leites fermentados que devem ser usados diariamente. Existem as fórmulas em sachês e cápsulas, que devem ser administradas com orientação médica ou de um nutricionista, que são: Lactobacilos acidófilos, Lactobacilos casei shirota, Bifidobacterium bifidum, Enterococcus Faecium,Lactobacilos para casei.

Os probióticos mais utilizados são: Iogurte, leite cultivado, leite acidófilo, kefir, kumys e coalhada.



PREBIÓTICOS: Estão em alimentos como a cebola, alho, tomate, banana, chicória, batata, yacon, beterraba, aspargos alcachofras, maçã, vegetais folhosos e talos, cereais integrais com aveia, farelo de trigo, cevada, trigo, soja, grão de bico, feijões, ervilha e outros.

São fibras, carboidratos não digeríveis, ou seja, não são digeríveis em qualquer etapa do processo digestivo, logo é resistente a ação de enzimas digestivas. Esse processo estimula a atividade e a proliferação de populações de bactérias desejáveis no cólon.
Efeitos benéficos do prebiótico à saúde: Favorece o aumento de absorção de cálcio, diminuição da translocação bacteriana, diminuição do risco de câncer de cólon. Prebióticos também podem reduzir a absorção de gorduras no intestino.

Devem ser inseridos à dieta diária de todos que buscam saúde e bem estar. De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, elaborado pelo Ministério da Saúde, são recomendados, 25 g de fibras alimentares ao dia para adultos saudáveis.
         


SIMBIÓTICOS: São aqueles no qual um probiótico e um prebiótico estão combinados e contêm ingredientes pré e probióticos, os quais são utilizados para melhorar a saúde. Exemplo de um simbiótico: quando misturamos um iogurte probiótico com um prebiótico, banana e aveia, por exemplo.
       

Os alimentos simbióticos são desenvolvidos, em sua maioria, em laboratórios em forma de suplementos alimentares e o seu consumo deve ser orientado por médico ou nutricionista.

Efeitos benéficos do simbiótico à saúde: Aumentam a sobrevivência dos probióticos durante a passagem pelo trato digestório, pelo fato de seu substrato estar disponível para fermentação.


A verdadeira importância do uso de probióticos, prebióticos e simbióticos:


Esses suplementos, por possuírem verdadeira fonte de saúde,  são de fundamental importância para a saúde humana ao atuarem na produção de vitaminas e disponibilidade de minerais, produzirem enzimas digestivas, aliviarem a intolerância a lactose, reduzirem reações inflamatórias e alérgicas, produzirem barreiras e restaurarem efeitos antagônicos contra diversos tipos de diarreia, melhorarem a motilidade gastrointestinal e proporcionarem alivio da constipação, produzirem um efeito anticarcinogênico no cólon, reduzirem os efeitos do colesterol, produzirem um efeito anti oxidativo e estimularem a melhoria do sistema imune.

Por Cleise Peixoto
Nutricionista
 CRN 971002070

INTOLERÂNCIA A LACTOS. 



Em nosso artigo  "PEÇA-ME TUDO, MENOS QUE EU COZINHE! MINHAS DESVENTURAS COM O FOGÃO!"  falamos sobre a instituição "Banco de Alimentos" cujo trabalho é o de tentar minimizar os efeitos da fome, através do combate ao desperdício de alimentos e promover educação e cidadania. Hoje vamos mostrar para todos vocês o cardápio pra lá de especial, feito a partir de aproveitamento de partes dos alimentos que, em geral, vão parar no lixo!


Acesse aqui e desfrute destas delícias em suas refeições!


Ana Porto/Sergio Honorato
Gestores

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