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quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

RISCOS DO USO INADEQUADO DE SHAKES!

A busca pelo corpo perfeito, ditado pela sociedade contemporânea, tem levado vários indivíduos a buscarem estratégias e dietas radicais. Esse comportamento tem impelido várias pessoas a colocarem sua saúde em risco.

Em meados do século XX os meios de comunicação começaram a funcionar como propulsores da comunicação de massa. A reprodução do corpo não ficava mais apenas no âmbito da pintura, o corpo pode ser reproduzido em série, fotografia, cinema, da televisão, internet.

VIDA EQUILIBRADA!


"A luta pela boa forma é uma compulsão que logo se transforma em vício. Cada dose precisa ser seguida de outra maior". A procura pelo corpo ideal passa a ser encarado como objetivo maior e às vezes único, não conseguir atingir é interpretado como resultado de incompetência, já que nos dias atuais são disponíveis inúmeras ferramentas e métodos utilizados para obter o corpo idealizado e quando o objetivo finalmente é alcançado logo surgem outros propósitos para obter o corpo “perfeito”, tornando se um ciclo vicioso.

MOTIVAÇÃO: A CHAVE DO SUCESSO!

É notório o quanto o conceito de boa forma é confundido com o significado de saúde. Ambos os conceitos referem-se às condições do corpo, saúde é o estado de completo bem estar físico, mental, e social e boa forma refere-se a um padrão de beleza estabelecido pela sociedade, consequentemente nem todas as pessoas que estão em boa forma podem ser considerados saudáveis.

O culto ao corpo é uma das características mais marcantes da sociedade contemporânea, o mercado oferece tecnologias variadas para a conquista do corpo desejado, desde esteroides anabolizantes, cirurgias plásticas, fármacos para emagrecimento, suplementos e substituintes parciais de refeição (shakes).

A preocupação com a aparência e a estética pode levar ao consumo indiscriminado de suplementos sem prescrição médica ou de um nutricionista, mas a potência e a pureza dos agentes nutricionais não são conhecidas e ainda não há informações suficientes sobre os efeitos em longo prazo.


Shakes como substitutos de refeições

Para avaliar se os shakes poderão ser substituídos parcialmente por grandes ou pequenas refeições deve-se fazer a avaliação dos rótulos e observar se eles atendem as demandas para macronutrientes e micronutrientes das refeições, segundo as Dietary Reference Intakes (DRI´s) para adultos sadios.

DRI´s são valores de referência por faixa etária, para estimar a ingestão de nutrientes, para planejamento e análise de dietas de pessoas sadias, individualmente ou em grupo.

DIVERSAS FACES DE SER MULHER!


Por se tratar de um alimento líquido e hipocalórico, shakes devem ser usados com a consciência de ser um substituto parcial de refeição tendo um acompanhamento nutricional ou médico. Estudos mostram que alguns tipos de shakes não atingem as necessidades nutricionais de macronutrientes e micronutrientes para grandes refeições segundo a DRI10.

Valores de referência DRI´s - 2002 - ingestão recomendada para mulheres de 19 a 30 anos são: Carboidrato 45-65 (%) Proteínas 10- 35 (%) Lipídeos 20-35 (%) Ferro 18 g Fibra 25 g Vitamina A 700 mcg e Sódio 1500mg11.


Malefícios nutricionais do uso constante dos shakes

Ao fazer o uso da mastigação o hormônio histamina é liberado, responsável por ativar o centro de saciedade do hipotálamo. Os shakes por se tratarem de uma alimentação líquida, os comandos da mastigação não estão sendo utilizados, resultando em sensação de menor saciedade do indivíduo.

Alguns tipos de shakes contêm quantidades maiores de fibras e mucilagens do que o recomendado pelas DRI´s, por se tratar de uma dieta líquida e poder não contribuir para o poder de saciedade do indivíduo. Essas fórmulas com fibras e mucilagens a mais são feitas, podendo causar transtornos intestinais, gases e flatulência.

Os shakes nem sempre apresentam quantidade necessária de vitaminas e sais minerais presentes em uma refeição e trocar o almoço ou o jantar por ela pode deixar sua imunidade em baixa e causar doenças graves, como anemia e disfunções renais. Levando em consideração o alto teor de proteínas muitas vezes encontrado nesses produtos, surge a preocupação em relação ao comprometimento do metabolismo e sobrecarga das funções renal e a hepática.

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Pode também gerar malefícios quanto à estrutura física do corpo, como atrofia do esôfago, já que ele não é utilizado, quando a pessoa faz a opção de não consumir mais nenhum tipo de alimento a não ser os shakes e deixa de ver o produto como um substituto parcial de refeição e passa a encará-lo como única forma de alimentação por um longo período de tempo, devido a fixação por busca do corpo perfeito.

Este tipo de prática alimentar pode gerar inúmeros efeitos negativos para a saúde, como dependência do produto, tontura, náuseas, vômitos, perda rápida de massa muscular magra, perda de eletrólitos e deficiência na reeducação alimentar.



Vantagens da reeducação alimentar ao longo da vida

O Brasil marcado pelas desigualdades sociais atribui valores diferentes ao alimento, conforme as classes sociais. Pessoas com nível econômico mais elevado apresentam características alimentares diferentes de pessoas de classe econômica menos favorecida, elas estão preocupadas em ingerir alimentos hipocalóricos, enquanto a classe menos favorecida leva em consideração a mescla de valores simbólicos do passado e do presente como costumes regionais e padrão sócio econômico.

REEDUCAÇÃO ALIMENTAR!


A reeducação alimentar é proposta para todos os indivíduos e não apenas para grupos específicos. A maneira correta de se alimentar deve se tornar hábito diário na vida do homem e não pode ser encarada como um “regime” por período curto de tempo e sim como maneira saudável, correta e prazerosa de se alimentar por toda a vida.

O conceito ideal da alimentação saudável é uma condição alimentar que deve ser variada, balanceada e equilibrada com nutrientes que ofereça benefícios à saúde. Acredita-se que deve ser harmoniosa a ingestão de alimentos e a recomendação nutricional, avaliando o indivíduo como um todo, sendo levados em consideração fatores sociais, culturais, econômicos e necessidades metabólicas, proporcionando melhor qualidade de vida.

São recomendações satisfatórias na conduta alimentar diária: fazer no mínimo três principais refeições, sendo café da manhã, almoço e jantar, ingestão de alimentos com intervalos de três horas, diminuir o consumo de sódio, doces, óleos e produtos industrializados, ingerir no mínimo dois litros de água por dia.

CONHECENDO MELHOR A FUNÇÃO NUTRICIONAL! 


Optar pela reeducação alimentar traz vários benefícios para os indivíduos como: poder consumir todos os alimentos da pirâmide alimentar que oferece nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo; manutenção do peso ideal pelo longo da vida;menores chances de adquirir doenças crônicas; variedade dos alimentos; maior disposição e energia; maiores sensações de prazer adquiridas através dos alimentos, além de ter o prazer de estar presente nas reuniões de família e poder comer à mesa.

Nutricionista Clínica
Mestre em Nutrição e Saúde

Ana Porto/Sergio Honorato
Gestores



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