Home Facebook Twitter LinkedIn Feed Perfil Email
Nit Portal Social

↑ Grab this Headline Animator

sábado, 8 de abril de 2017

TURISMO SUSTENTÁVEL COM NOVAS ATITUDES!

No final do ano passado a 70ª Assembléia Geral das Nações Unidas aprovou "2017" como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, em reconhecimento ao grande potencial da indústria do turismo.






NOVO MODELO HABITACIONAL PARA TERCEIRA IDADE!


Esta decisão ocorreu justo quando a Comunidade Internacional adotou a nova Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), aprovados pela Assembléia Geral da ONU em setembro de 2015, onde o turismo aparece como meta em três dos novos objetivos globais.

LAGO ROSA - ILUSÃO DE ÓTICA OU REALIDADE?


O turismo bem estruturado e administrado pode contribuir para o desenvolvimento sustentável dos 119 Geoparques Mundiais designados pela UNESCO em 33 países por se tratarem de sítios que nos ensinam sobre a história de nosso planeta. Neste mesmo patamar de importância, o Programa o Homem e a Biosfera com seus 669 sítios em 120 países tem sido um laboratório pioneiro para a sustentabilidade, desde que foi estabelecido para preservar o meio ambiente e os recursos naturais.

BELEZA DO IMAGINÁRIO CONSTRUINDO O REAL!



A rede da UNESCO das 116 Cidades Criativas em 54 países. também promove ações e inovações, sobretudo para implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.


Segundo Irina Bokova, diretora geral da UNESCO, ao designar 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento a Assembléia Geral das Nações Unidas "enfatizou a importância do turismo internacional para promover mais entendimento entre os povos de todos os lugares, o que leva a uma maior conscientização sobre o rico patrimônio de várias civilizações e a uma melhor apreciação dos valores inerentes às diferentes culturas contribuindo, dessa forma, para fortalecer a paz no mundo".


DESCENDO A SERRA DO MAR EM UMA VIAGEM DESLUMBRANTE!

Atualmente, com mais de 1,2 bilhões de pessoas cruzando as fronteiras internacionais a cada ano, o turismo representa uma oportunidade para romper as barreiras da ignorância  dos preconceitos além de sua importância como veículo para criação de empregos, gerando receitas para as comunidades que recebem estes turistas. Para tal, novas parcerias para educar e informar, de modo a estimular novos comportamentos e fortalecer o comprometimento entre todos os envolvidos com o turismo são bem vistas.

No ano de 2015, o Ministério do Turismo apresentou o Mapa Turismo Sustentável no Brasil como um guia para consultas que promove e incentiva turistas a visitarem destinos que avançam na implementação de boas práticas para a sustentabilidade do turismo. Também foi criado o prêmio Braztoa de Sustentabilidade que busca premiar propostas inovadoras e soluções de práticas sustentáveis para o mercado de turismo sustentável. (Fonte: Ministério do Turismo,ONUBR Nações Unidas do Brasil, AKATU Consumo Consciente para um Futuro Sustentável


Crédito Imagens: Ministério do Turismo (Refúgio Ecológico Caiman e Pousada Uacari)

Crédito Imagem: Passaporte Verde
Então, que tal fazer um passeio sustentável  (Passaporte Verde) no final de semana ou feriado com a família? Sempre é bom lembrar que um bom começo para prática do turismo sustentável está no nosso dia a dia, com a conscientização e adoção do consumo consciente em nossas viagens longas e passeios de fins de semana, respeitando o meio ambiente, não jogando lixo em locais inapropriados, consumindo produtos locais como forma de fortalecer a economia regional e o desenvolvimento econômico das comunidades visitadas.

Ana Porto/Sergio Honorato
Gestores
.https://www.facebook.com/nitportalsocial                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui seu comentário é muito importante!

Leia também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares